10 melhores antivírus para o seu computador

  • Melhores taxas de proteção e remoção de vírus
  • Proteção antifurto e para arquivos
  • Garantia de devolução do dinheiro de 30 dias
  • Protege todos os seus dispositivos
  • Excelentes taxas de remoção de vírus
  • Várias camadas de proteção
  • Proteção completa garantida
  • Bloqueio de e-mails de spam, frade e phising
  • Bloqueia vírus, spyware, adwares e quaisquer ameaças
  • Suporte 24/7
  • Proteção para toda a família
  • Preços que cabem no seu bolso

Manter o seu computador protegido é uma das melhores e mais acertadas atitudes que você deve tomar. Principalmente nos dias atuais em que esta máquina deixou de ser utilizada apenas para entretenimento e virou ferramenta essencial de trabalho.

O computador armazena informações importantíssimas a cerca de uma empresa ou de um negócio qualquer, independente do porte. Correr o risco de perder todos estes dados devido à falta de um antivírus eficaz é algo que ninguém quer correr, não é verdade.

Veja agora uma seleção dos 10 melhores antivírus para manter seu computador protegido e livre de interferências indesejáveis. Lembrando que, apesar destes produtos terem o mesmo objetivo, cada um tem algumas características específicas.

Além disso, você pode encontrá-los em versões gratuitas e pagas. Alguns permitem que você faça uma avaliação gratuita por um tempo limitado. O suporte técnico também é eficiente e o reembolso também em casos de ineficiência do sistema.

10 melhores antivírus para o seu computador

Conheça a nossa lista com os dez melhores antivírus existentes no mercado. São softwares que protegem a sua máquina de hackers, malware, vírus e outras interferências cibernéticas que venham trazer prejuízos ao seu computador.

1. Avast

O Avast é um sistema antivírus gratuito que cumpre bem o que promete. Também é um dos softwares mais antigos e mais conhecidos dos usuários de computadores.

Os resultados que ele costuma apresentar de detecção de antivírus é muito boa, inclusive, o antiphising, uma área em que os demais antivírus costumam caminhar mais devagar.

Alguns dos recursos do Avast são: verificação de segurança da rede e do roteador, o gerenciamento de senhas e de softwares que se encontram desatualizados, recuperação de disco etc.

Em relação aos pontos negativos, o Avast possui uma varredura um pouco mais lenta do que os demais. Além disso, a versão gratuita oferece recursos mais escassos. Se quiser aproveitar tudo que ele tem a oferecer, convém adotar a versão paga.

Fora estas desvantagens, este sistema ainda pode se enquadrar na lista dos 10 melhores antivírus encontrados. Vale a pena experimentar se você estiver em dúvida sobre qual escolher.

2. Avira

O Avira é um sistema antivírus muito popular e adotado por muitas pessoas e empresas que desejam proteger seus documentos e informações. Além da versão paga, ele oferece uma versão gratuita para quem o escolhe.

O Avira apresenta uma certa complexidade em sua interface, porém, com um pouco de paciência, fica fácil de compreender. Este sistema realmente faz o seu trabalho direitinho de localizar e repelir invasores.

Por outro lado, a varredura deste software é um pouco lenta e o seu sistema de proteção não se aplica a outros navegadores que não seja o Firefox e o Chrome. Está disponível para Windows, Mac e Android.

Portanto, o Avira ainda pode ser considerado um bom sistema de proteção para o seu computador, mas suas pequenas falhas não lhe garantem o primeiro lugar da lista.

3. Bitdefender

O Bitdefender está disponível para o usuário em duas versões, a paga e a gratuita. Nos dois casos, ele funciona muito bem. Claro que a versão paga tem as suas vantagens, como veremos a seguir.

As duas versões do Bitdefender garantem altos índices de proteção. O sistema antishiping, por exemplo, é um dos melhores se comparado com seus concorrentes diretos.

Mas, este software também tem seu ponto negativo, pelo menos na versão gratuita. Estamos falando da falta de recursos extras. Basicamente, o Bitdefender existe para defender a sua máquina e nada mais.

Diferente de outros sistemas, muitos citados aqui e que são concorrentes do Bitdefender, que sempre ofertam um algo a mais aos seus usuários. Apesar disso, pode ser considerado um dos 10 melhores antivírus dentro e fora do Brasil

4. Norton

O antivírus Norton também é bastante conhecido no mercado de softwares de proteção de computadores. Tem uma interface limpa, porém um pouco pesada. Para quem não sabe muito lidar com isso, pode causar um certo estranhamento.

Mas, em relação a proteção do seu computador contra ameaças de diversos tipos, o Norton tem um ótimo desempenho, sendo considerado, inclusive, um dos melhores. Além da versão para computadores e notebooks, o Norton oferece também proteção para smartphones.

No geral, o Norton se sai bem em pesquisas e testes realizados com ele e outros softwares de proteção. Embora, algumas vezes, faça detecções falsas que acabam interferindo em uma nota excelente no final de tudo.

A sua instalação também chega a ser um pouco mais demorada que as demais. É preciso pelo menos 20 minutos até que tudo esteja concluído. Ele funciona em Windows e Mac e plataformas IOS e Android.

5. Karspersky

O Karspersky é considerado um dos melhores antivírus pagos da atualidade. Ele também já é um sistema muito conhecido e cheio de adeptos. Quando analisado em pesquisas, sempre apresenta um ótimo desempenho.

O Karspersky possui uma interface limpa e fácil de usar e a sua varredura é super-rápida. A instalação do sistema também não exige muito do usuário. Ele oferece proteção e remoção de diversos tipos de ameaças, incluindo o phishing.

Uma grande vantagem do Karspersky é que ele impede que os mecanismos de autodefesa sejam desinstalados a não ser que o próprio usuário queira e faça isso. As atualizações deste sistema são automáticas e em tempo real.

Agora vamos para o ponto negativo do sistema. Apesar de toda a eficiência contra ameaças, o Karspersky interfere no desempenho do computador, deixando-o mais lento do que o normal.

6. Panda

O Panda está entre os 10 melhores antivírus gratuitos encontrados porque realmente não deixa a deseja em questão de manter os dados livres de qualquer ataque cibernético. Há quem diga que ele tem um desempenho melhor do que muitos antivírus pagos.

Ele oferece ao usuário alguns recursos necessários e interessantes que, em outros casos, exigiriam a instalação de outros softwares. Com o Panda, isto não é necessário. Exemplo: recuperação de disco, proteção USB e monitoração de processos.

Como nada é perfeito, o Panda não apresentou resultados 100% satisfatórios na proteção contra o pishing de acordo com as últimas análises. Mesmo assim, a eficiência foi considerada excelente.

Se você está em busca de um software com excelente capacidade de proteção e não pode pagar muito por isso, avalie com carinho a possibilidade de contratar os serviços, gratuitos, do sistema Panda de proteção.

7. AVG

O AVG é outro sistema antivírus gratuito que apresenta um desempenho acima da média se comparado aos seus concorrentes diretos. Praticamente todas as ameaças são detectadas por ele, para satisfação do usuário.

Este sistema de proteção está disponível para Window, Mac e Linux e é muito funcional, ou seja, fácil de usar. Por conta disso, é um software bastante utilizado por usuários de computadores.

Uma das vantagens que ele apresenta é o plugin de segurança da web. Esta ferramenta detecta possíveis vírus presentes em outros softwares que você acessa durante o uso do computador. Se houver algo malicioso, ele vai avisar.

Outro atrativo do AVG é o visual que apresentou melhoras desde que foi lançado no mercado. Além de mais limpo, aparenta mais segurança e causa mais confiança em quem resolve escolhê-lo como software de proteção.

8. Total Av

O Total Av também pode ser considerado um dos 10 melhores antivírus do mercado. É um software pouco conhecido, mas com bom desempenho entre os usuários.

O Total Av roda em diferentes plataformas como Window, Mac além dos móbiles como Android e IOS. A instalação é rápida e possui uma interface muito fácil de usar.

A proteção deste sistema antivírus é semelhante aos demais softwares. Possui uma lista de ameaças definidas e, caso localize algumas delas no seu computador, inibe e faz a remoção.

Caso alguma ameaça não esteja na lista já definida, o Total Av analisa o conteúdo e, se apresentar algo malicioso, já entra para a lista de vírus repelidos na próxima versão do produto.

Apesar das boas referências, o Total Av, semelhante aos demais antivírus, não conta com uma boa proteção contra o spishing e nem contra URLS com conteúdo malicioso.

Este antivírus oferece ao usuário recursos adicionais como gerenciador de arquivos, excluindo aqueles que estão duplicados e analisando os que estão interferindo na velocidade da sua máquina.

9. McAfee

Apesar de muitos usuários relatarem alguma interferência do McAfee no desempenho do computador, este sistema antivírus cumpre bem o seu papel de manter a máquina protegida de invasores.

O ponto negativo, e este talvez seja o que causa mais insatisfação nos usuários, é o fato de que o McAfee deixa o sistema do computador um pouco mais lento do que o normal. Quanto a isso, é possível ajustar as configurações do mesmo para minimizar o problema.

O McAfee faz a verificação dos vírus em tempo real de todos os programas e documentos que você esteja utilizando. Uma vantagem dele é a possibilidade de apagar arquivos de forma definitiva do seu computador, de forma que ninguém consiga recuperá-lo.

Além disso, alguns recursos extras permitem que o usuário verifique e bloqueie spam e outros emails com conteúdos maliciosos que possam danificar o seu computador.

Sendo assim, o McAfee é um antivírus que precisa estar na lista dos 10 melhores antivírus existentes e você deve experimentar, após analisar os outros e verificar que ele se encaixa nas suas necessidades.

10. BullGuard

O BullGuard é uma boa opção antivírus principalmente para quem está começando a proteger o seu computador. Com um sistema de proteção robusta e eficiente, este software oferece ainda controle para pais e permite uma navegação mais segura.

É um sistema de proteção pago e também oferece a versão móvel, para smartphones. Tem ainda proteção contra spam. Outros recursos interessantes são os que detectam a vulnerabilidade das páginas e documentos e também a ferramenta de backup do sistema.

Fora estes recursos, não há muito o que se esperar do BullGuard em termos de diferentes e novas opções de ferramentas, mesmo sendo ele uma versão paga.

A instalação do antivírus é um pouco demorada, mas por conta mesmo das ferramentas próprias do sistema. É eficiente contra vários tipos de vírus e não deixa o computador lento como acontece com outros sistemas.

Apesar de não ser um antivírus muito popular entre os usuários, se compararmos com os outros da lista, o BullGuard é uma opção eficiente e entrega o que promete.

O que é um Programa Software de Segurança na Internet? 

O programa ou software de segurança para a sua Internet é uma proteção ativa que está sempre funcionando no seu computador enquanto você navega pela internet.

O programa faz a verificação de todos os dados que são enviados através da internet no seu computador ou dispositivo móvel (telefones celulares, tablets) e também de dados enviados de outra forma, isso significa que qualquer e-mail de trabalho ou de um amigo, imagens ou arquivos são verificados pelo antivírus.

Vírus são ameaças que podem comprometer a sua segurança na internet e o melhor antivírus serve como uma barreira contra sua entrada.

Ele faz a verificação, coloca em quarentena arquivos suspeitos e remove quaisquer ameaças, portanto o software de segurança na internet é apenas uma versão daquele antivírus tradicional que você já conhece.

As Principais Ameaças Online Contra Sua Segurança

 Existem várias ameaças online, além dos vírus de computador.

Muitas das ameaças já são conhecidas pela maioria dos usuários, os antivírus ou software de segurança na internet nos protegem deles.

Algumas das ameaças mais conhecidas são:

  • Spyware – ele entre no seu computador e fica fazendo registros de todas as suas preferências e hábitos. Após um certo tempo, esses dados serão então enviados para uma pessoa ou empresa e muitas vezes resultam em outras ameaças potenciais.
  • Adwares – são um pouco menois maliciosas que os spywares, mas muito irritantes e perigosas. Eles geralmente te bombardeiam sem parar com pop-ups e anúncios que não podem ser parados ou defendidos.
  • Keyloggers – bastante conhecidos de usuários experientes, é uma das piores ameaças à sua segurança. Tudo o que você digita no seu computador é registrado por keyloggers, incluindo seus dados pessoais, mensagens privadas, números de contas bancárias e muito mais.

 Você precisa mesmo de um antivírus?

 Apesar dos diversos avisos de especialistas, muitas pessoas ainda se limitam a achar que os vírus só ocorrem quando seus filhos baixam música ou filmes ilegais, infelizmente não é a verdade.

Você deve se lembrar que hackers e criminosos estão mais criativos a cada dia que passa. Com certeza você já conhece alguém que foi vítima desses criminosos!

O simples ato de responder aos seus e-mails e conferir as notícias do dia pode ser perigoso para a sua segurança e você vir a ser alvo de ataques.

Quando você entre na internet e a usa, de qualquer forma possível, você deve ter a proteção em mente.

 O que o melhor antivírus pode fazer por você?

 O antivírus é totalmente especializado em fiscalizar todos os seus arquivos, tanto os em execução quanto os que ainda serão abertos, baixados, etc.

Ele te oferece toda a proteção padronizada e ainda algo a mais do que seria esperado por softwares antivírus tradicionais, ele vai te proteger contra malwares, incluindo spywares e adwares, além de de detectar ameaças em tempo real.

Todos os seus e-mails serão escaneados e serão verificados antes de serem abertos. Sabe o spam? Sim, você também ficará livre disso.

Os antivírus que ofeecem pacotes de segurança da Internet também possuem um firewall que pode ser personalizado para bloquear dados que entram e saem do seu computador para uma maior proteção.

O controle dos pais é muito parecido com isso. No firewall, você pode fazer o bloqueio de acesso a sites e pode proteger tudo o que seus filhos veem enquanto navegam nas redes sociais e mensagens instantâneas.

O antivírus com software de segurança na Internet avança mais rápido que os hackers na criação de vírus, portanto, você estará seguro online, com o que há de melhor

Afinal, qual é o melhor antivírus para o seu computador?

Você conheceu a lista com os 10 melhores antivírus da atualidade. Todos eles prometem todos os benefícios possíveis e necessários para a proteção do seu computador e das suas informações. Mas, como escolher o melhor?

A primeira coisa que você deve levar em consideração é se você está disposto a pagar ou não por um software de proteção. Mesmo que alguns programas ofereçam valores baixos, nem todo mundo tem como pagar por este acesso.

Se for este o seu caso, você precisa analisar o melhor antivírus dentre as opções gratuitas. De acordo com as características e recursos extras de cada um, é possível escolher aquele que mais lhe oferece afinidade e vantagens.

Mas, se você pode pagar por uma versão paga do antivírus, escolha aquele que realmente valha o investimento. Verifique todos os recursos extras disponíveis, como funciona o suporte técnico etc.

Sempre há a possibilidade de amenizar as interferências causadas por um ou outro antivírus. Se você está interessado por um software que tem alto poder de proteção, mas que deixa o seu computador lento, você pode buscar formas de configurá-lo e diminuir este problema.

Ou se isso não lhe afeta e o que você quer mesmo é proteção total contra todo tipo de ataque, não tem porque se preocupar com estas interferências. Na prática, tudo é muito relativo.

Para finalizar, dentre os 10 melhores antivírus que listamos acima, escolha aquele que mais lhe favorece inicialmente e pesquise mais a fundo. Conheça todas as vantagens e desvantagens, converse com quem já possui e tire as suas próprias conclusões.

Outra dica importante é verificar as características da sua máquina. Isso também vai interferir nos resultados do seu sistema de proteção. Em alguns casos você talvez precise instalar outros aplicativos ou sistemas para complementar o desempenho do antivírus escolhido.

10 melhores antivírus para o seu computador
5 (100%) 2 votes