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Como anunciar no Google: sua empresa nas primeiras posições

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Como Anunciar no Google
Como anunciar no Google: sua empresa nas primeiras posições
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Como anunciar no Google?

Quem deseja aprender a como anunciar no Google precisa saber antes de tudo que a ferramenta que permite isso se chama Google Adwords, é um dos caminhos mais promissores para quem deseja obter sucesso no ambiente online e ainda agregar receita para seu negócio de maneira eficiente!

Embora muitos saibam de todos os benefícios e facilidades que os anúncios do Google propõem, é comum que as dúvidas sejam uma constante, principalmente por não saberem ao certo o que de fato é o Adwords e também quais são as suas melhoras práticas.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que esse artigo é perfeito para lhe ajudar nessa empreitada!

A seguir iremos destacar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e como proceder na hora de elaborar suas campanhas – e ainda torna-las muito mais rentáveis! Confira!

Saiba como anunciar no Google – Entenda o que Google Adwords

O Google Adwords refere-se a uma grande plataforma de publicidade pertencente ao Google. É por meio dela que se torna possível realizar a exibição de anúncios em formato de links patrocinados.

Esses links são acessíveis quando alguém realiza uma determina busca no site do Google e são exibidos de acordo com os resultados de pesquisa, sempre relacionando palavras-chaves previamente selecionadas.

Trata-se de um mecanismo simplesmente incrível! Isso porque a exibição de anúncios de cunho relevante propõe uma entrega assertiva com relação às pesquisas realizadas por um determinado usuário que de fato tenha interesse em um serviço ou produto que possua relação com o que foi anunciado.

Mas os benefícios não se resumem somente a esse ponto! – há inúmeros formatos de anúncios possíveis na plataforma do Adwords, que vão muito além  da rede de pesquisa.

Os anúncios podem ser exibidos também em formatos de Banners e vídeos, sempre priorizando áreas de destaque e maior visibilidade (que são feitos em sites parceiros do próprio Google).

Essa grande união de sites parceiros é denominada por Rede de Display, que agrega a maior plataforma de vídeos e segunda rede de pesquisa do mundo, e que também pertence ao Google: estamos falando do YouTube.

Atualmente o Adwords é a maior receita do Google. Para se ter uma ideia, ainda no ano de 2011, a plataforma já apresentava uma capacidade enorme de lucros, gerando 96% do montante de aproximadamente 37,9 Bilhões de dólares faturados pela gigantesca empresa. – Um valor bem expressivo se pararmos para pensar que a demanda de anunciantes x usuários era consideravelmente menor do que a base que temos hoje!

Esse enorme rendimento nos permite constatar que não há como negar que estar presente nesse ambiente onde grande parte das pessoas fazem suas pesquisas diárias é fundamental para se conquistar um caminho de sucesso e ótimos resultados.

Entenda os impactos que o Google Adwords pode agregar ao seu negócio

Assim como praticamente todas as tecnologias e comportamentos em meio ao ambiente online e a comunicação, o Adwords evoluiu, e muito, com o passar dos anos!

Aliás, os últimos 20 anos da humanidade, atrelados a vivencia da tecnologia e do comportamento acerca dos meios de comunicação foram os mais evidentes da nossa história.

Isso prova que estamos sempre em uma constante e permanente evolução, e por isso saber como anunciar no Google não se tornou apenas uma opção, e sim uma necessidade e praticamente uma obrigatoriedade  quando se trata de garantir resultados promissores, e claro, agregar maior visibilidade!

Se você possui algumas dúvidas sobre essa afirmação, uma maneira de justificar isso de maneira eficiente é usarmos o uso dos smartphones nos últimos anos.

A existência desses dispositivos em nossas vidas ocorre a um tempo relativamente mais curto, mas mesmo assim grande parte das pessoas não consegue mais imaginar sua rotina diária sem um aparelho desses por perto!

Aliás, certamente você é uma dessas pessoas – Pare para pensar sobre tudo o que você é capaz de fazer com o seu smartphone em mãos? Você poderia aprender como anunciar no Google fácil?

Acesso aos aplicativos de banco para pagamento de contas, comunicação, redes sociais, pesquisas de produtos e serviços, ouvir musica, consultar informações, agenda, entre muitos outros! – realmente, estamos com uma grande parcela de nossas vidas bem facilitadas por conta desses “pequenos aparelhos”.

Por todos esses aspectos, os últimos anos se tornaram extremamente relevantes para definir os rumos da publicidade no ambiente online. Só em 2015 o número médio de smartphones chegou a superar a quantidade de computadores por residência no território nacional.

Já no final de 2016, as pesquisas e consultas por meios desses dispositivos também alcançou o primeiro lugar. Ou seja, estamos falando de uma grande consolidação de sucesso e de mudanças comportamentais, não somente no Brasil, mas em todo o mundo!

Por isso tudo e também por uma série de analises acerca do comportamento e usabilidade dos usuários, anunciar no Google se tornou algo cada vez mais dinâmico e com inúmeros benefícios e possibilidades! – Aliás, o que não faltam são possibilidades!

A evolução é algo evidente no Adwords, tanto para quem anuncia como também para quem é impactado pelos anúncios. Confira abaixo quais forma as alterações mais importantes dessa grande ferramenta:

  • Retirada de anúncios visíveis na barra lateral:

Antigamente o Google classificava três anúncios acima das primeiras posições de cunho orgânico. Era possível também visualizar quatro anúncios destacados na barra lateral e também outros que ficavam disponíveis no rodapé da página de pesquisa.

Hoje em dia o Google mudou essa nomenclatura de visualização para garantir uma melhor experiência por parte dos anunciantes e também dos usuários impactados, ou seja, agora os resultados de busca (levando em consideração a interface para desktop) são exibidos por meio de um layout mais “clean”.

Nesse sentido os usuários conseguem visualizar no máximo quatro anúncios logo acima dos resultados orgânicos e a barra lateral foi anulada.

Isso ampliou, e muito, a competição do leilão das palavras-chaves, principalmente porque atualmente os concorrentes precisam criar uma disputa muito mais acirrada para conseguirem se manter entre as primeiras posições.

Os resultados orgânicos também acabaram perdendo posições de destaque na página de pesquisas com essas mudanças, o que é muito melhor para os anunciantes que poderão se tornar uma maior opção para os usuários.

  • O indicador de anúncios também teve sua cor alterada:

Quando realizamos uma pesquisa no Google podemos perceber que os anúncios pagos possuem um indicador semelhante a uma “etiquetinha”.

Antes essa marcação tinha uma cor mais destacada, sendo amarelo, o que deixava mais claro para os usuários que o anuncio em questão tratava-se de um anuncio pago.

Atualmente esse mesmo marcador passou a possuir a cor verde, fazendo com que os anúncios fiquem um pouco mais parecidos com os resultados orgânicos – isso é uma forma de atrair mais cliques e visitas e consequentemente reverter resultados ainda mais positivos pra os anunciantes.

  • Anúncios estendidos:

No ano de 2016, foi criado um novo padrão para quem deseja aprender como anunciar no Google – isso para os anúncios em formato de texto. Eles ganharam o nome de “ETA” (Anúncios Estendidos) por possuírem um tamanho superior aos que eram criados no formato antigo.

Um detalhe interessante, é que esse novo modelo de anúncio é totalmente responsivo, e nesse caso podem ser facilmente adaptados para as buscas em qualquer tipo de dispositivo – o que é perfeito para contribuir ainda mais com os bons resultados do seu negócio!

Mas afinal, como anunciar no Google para o seu negócio?

A maneira mais eficiente de como anunciar no Google é recorrer a todos os recursos disponibilizados na plataforma do Adwords.

Somente conhecendo como de fato esse ambiente funciona e também entender quais as possibilidades que são possíveis será possível conseguir bons resultados!

Mas não pense que você precisará quebrar a cabeça ou achar que essa é uma missão quase impossível. Aliás, é totalmente o contrário. A plataforma do Google Adwords é absolutamente intuitiva, funcional e muito simples!

Nesse sentido, iremos destacar abaixo como anunciar no Google:

  • Rede de Pesquisa: é onde ficam concentrados os resultados de busca e também sites parceiros do Google. Nesse sentido, os anúncios são organizados em áreas de destaque em meio aos resultados de busca (conforme falamos anteriormente sobre os novos padrões).

A vantagem de anunciar da Rede de Pesquisa é justamente o fato de que os anúncios  tendem a ser revelados a usuários realmente relevantes, ou seja, que possuam um maior interesse no que está sendo anunciado (produto ou serviço).

  • Rede de Display: Aqui ficam disponíveis inúmeros sites segmentados, bem como os sites específicos do Google. Além disso, são incluídos também aplicativos e sites voltados para o acesso mobile.

Anunciar na Rede de Display proporciona ao anunciante alcançar uma maior parcela de potenciais clientes que tenham interesses e até mesmo momentos diferentes destinados ao poder de decisão de compra. São diversos formatos diferentes de anúncios, como gráficos, textos, vídeo, entre outros. A Rede de Display permite as seguintes possibilidades:

  • Fazer a gestão e avaliar o andamento do orçamento, resultados e também campanhas durante o processo, bem como ocorre na rede de pesquisa.
  • Filtrar para que os anúncios realmente sejam revelados para um publico que tenha ou tenha chances de se interessar pelos seus anúncios.
  • Elaborar vários tipos de anúncios em formato de texto, vídeo e gráficos interativos.
  • Disponibilizar seus anúncios em sites que de fato tenham relevância com relação ao seu produto ou serviço
  • Youtube: O número de visitas no Youtube é muito elevado, e por isso ele deve, e precisa ser considerado como uma boa alternativa para quem deseja aprender a realmente como anunciar no Google.

Os anunciantes têm acesso a diversos tipos de formatos e também podem decidir como, onde e quando os anúncios em formato de vídeo podem ser exibidos, como também segmentar uma audiência que considere como potenciais clientes.

  • Google Shopping: Um dos recursos mais recentes do Google e, sem dúvidas, rapidamente se tornou um dos queridinhos para quem possui um e-commerce com diversos produtos disponíveis ou serviços.

Nele é possível elaborar anúncios em campanhas que visam promover e intensificar o tráfego para dentro do site (ou até mesmo para a loja física). Outro ponto positivo é que seu uso permite que o anunciante tenha acesso a um lead muito mais qualificado e eficiente.

Para ativar os anúncios nesse tipo de formato, é necessário disponibilizar os dados referentes ao que será anunciado para o Google Merchant Center por meio do feed de dados. Depois disso, basta seguir as diretrizes da plataforma assim como as demais campanhas vigentes.

Como anunciar no Google focando em aplicativos móveis?

Cada vez mais os aplicativos se mostram grande aliados para quem deseja elevar as vendas em seus negócios, e por isso criar anúncios que estimulem a realização de download ou interação são ótimas opções.

Nesse tipo de opção o anunciante pode estimular os seguintes recursos:

  • Estimular que os usuários instalem um eventual app nos seus dispositivos móveis: Aqui o anunciante pode promover seu aplicativo em meio a rede de pesquisa, display ou até mesmo no Youtube, visando agregar maior número de instalações.
  • Criar uma campanha para o app de forma universal: torna-se possível realizar a divulgação de uma determinada campanha dentro do Google Play, pesquisa do Google, Youtube e também em outros aplicativos focados nos dispositivos móveis.
  • Gerar campanhas de engajamento para aplicativos: Ideal para quem deseja identificar pessoas que possuam um maior interesse no conteúdo direcionado ao seu aplicativo ou até mesmo para quem já tenha feito à instalação do seu aplicativo e precise ser estimulado a realizar alguma ação nele.

Entenda as reais vantagens de anunciar no Google

Como você acompanhou no decorrer desse artigo, o Google Adwords é uma grande ferramenta de anúncios, e as vantagens são inúmeras!

Confira as principais abaixo:

  • Tráfego qualificado: O tráfego conquistado por meio do Google Adwords pode ser considerado um dos mais importantes, principalmente pelo fato de se tratar de um público mais qualificado.

Essa qualificação ocorre por meio dos motores de busca do Google que são simplesmente programados para realizar um retorno focado em todas as pesquisas por meio das palavras-chave que são aplicadas nas buscas realizadas.

Com esse artificio, em quase todos os casos, que é impactado pelo seu anúncio provavelmente terá um maior interesse no que eventualmente seu negócio oferece, o que ele eleva consideravelmente as chances de conversão!

  • Número elevado do volume de pesquisas: Como você já conferiu aqui ao longo desse artigo, o Google é na atualidade o maior buscador do planeta, representado aproximadamente 98% de todas as buscas de cunho global.

Por conta dessa grande representação, imaginar a quantidade de pessoas que eventualmente podem ser impactadas pelo o seu anúncio pode ser algo bem animador, não é mesmo? Aliás, os resultados podem ser considerados imensuráveis.

Por todos esses aspectos, a principal vantagem do Adwords é o total do volume de pesquisas, pois como se sabe o que não faltam são usuários constantemente ativos, buscando sempre alg para consumir ou suprir suas necessidades.

  • Excelente custo benefício: Seu custo benefício é considerado de excelência, principalmente por conta dos recursos de pagamentos referenciados pelo CPC (Custo por clique), onde o anunciante somente é cobrado quando um usuário interessado de fato clica no anúncio – ou seja, o investimento feito é muito mais assertivo, pois quando alguém clica em um anúncio manifesta um maior desejo de compra!

Outra possibilidade que visa aprimorar o uso inteligente do orçamento disponível é recorrer ao uso eficiente das palavras-chaves que sejam de fato relevantes – uma dica é contar com o auxilio do Adwords Key Tool.

  • Alcance muito mais amplo e eficaz: Quando o anunciante preocupa-se em utilizar palavras-chave mais adequadas ao perfil e necessidade do seu negócio, bem como conta com os locais de veiculação mais assertivos entre a rede de pesquisa, display, Youtube, entre outros, poderá obter um alcance muito maior!

Mas não se trata somente de quantidade, mas também de qualidade!

Os benefícios citados acima podem ser considerados os principais de uma lista muito maior, mas o conceito proposto nesse artigo é buscar captar o que pode proporcionar o que possui mais ligação com o que pode se adequar perfeitamente ao seu negócio.

Confira algumas dicas para criar seus anúncios!

A melhor maneira de conquistar o sucesso por meio da criação e manutenção de anúncios é evidenciar que o conteúdo em questão é feito especialmente para ele – seu cliente!

Sempre que pensar em como anunciar no Google, tenha o seu cliente em mente!

Um exemplo disso é colocar a mesma palavra-chave da busca no título do anúncio, pois esse tipo de prática tende a agregar excelentes resultados, principalmente por conta de que os termos mais usados pelos usuários no momento da busca, quando estão presentes nos anúncios, podem ser visualizados em negrito!

Outra dica interessante é realização a citação de qualificadores no próprio anúncio. Nos anúncios em CPC (que o anunciante somente paga quando ocorre um clique em seu anuncio) esses mesmos qualificadores também são ótimos aliados para sanar a ocorrências de cliques que não sejam interessantes para seu negócio.

Para entender melhor o conceito, procure pensar da seguinte forma: Se o seu anúncio é focado para estudantes, você poderá evidenciar que não quer cliques de pessoas que não sejam estudantes!

Uma sugestão bastante pertinente é também considerar informações importantes como valores (preços dos produtos ou serviços) ou formas de pagamentos – Esses itens são ótimas alternativas para criar um filtro mais substancial dos seus anúncios, ou seja, criam uma taxa de conversão mais qualificada.

Quando visualizamos anúncios que não possuam informações de preço, por exemplo, acabamos sendo obrigados a acessar o site e ir em busca dessa informação – isso gera um clique, mas não quer dizer que gere uma venda!

Mas quando deixamos os valores de produtos ou serviços presentes nos anúncios, estamos não somente facilitando a vida do cliente como também garantindo que seu clique tenha maiores chances de converter em uma boa venda!

Isso porque nesse tipo de situação podemos considerar o visitante em questão muito mais qualificado e até mesmo propenso a estabelecer uma conversão.

Há também relatos que evidenciam que o fato de se escrever todas as iniciais das palavras com letra maiúscula pode chamar mais a atenção dos visitantes e também atrair uma maior quantidade de cliques.

O que não pode faltar no seu anúncio?

Embora seja fácil e prático, a habilidade de aprender a como anunciar no Google é interessante que se siga a politica editorial e se adeque aos anúncios determinados pela empresa! Para que o seu negócio possa anunciar e fugir do risco de cometer erros, é preciso atentar-se a algumas diretrizes.

Erros comuns como espaçamentos inadequados, pontuação desnecessária ou até mesmo repetitiva ou titulo com ponto de exclamação não são permitidos. O mesmo se aplica ao uso de símbolos!

Outro ponto importante é atentar-se à linguagem inapropriada ou até mesmo de cunho ofensivo (tanto no anúncio quanto na URL). O mesmo é considerado a erros de grafia, autocensura ou demais linguagens que possam ser consideradas impróprias.

Concluindo…

Como você pode acompanhar ao longo desse artigo, o Google Adwords oferece uma grande parcela de vantagens e benefícios e por isso realizar uma campanha pode ser uma excelente maneira de agregar grandes resultados e mais sucesso para o seu negócio.

Se você estiver prestes a criar a sua primeira campanha, uma dica valiosa é aproveitar os cupons oferecidos pelo próprio Google!

É válido também que você procure sempre analisar o momento mais oportuno para impactar seu publico e também saber avaliar se o momento de decisão que ele está vivendo é de compra ou não.

Com essas informações em mãos provavelmente será possível criar campanhas que de fato possam surtir excelentes resultados, bem como saber qual o melhor formato de campanha para impactar as pessoas que tenham interesse no seu produto ou serviço.

O Google Adwords pode ser um ótimo canal para agregar maior trafego e também retorno em um curto prazo de tempo, principalmente se tratando de uma campanha de marketing digital no seu momento inicial, onde esse tipo de ação pode representar um grande diferencial!

Leve em consideração também o uso adequado de palavras-chave que possam garantir um bom retorno, pois elas são primordiais para dar valor aos resultados de pesquisa que você consiga estabelecer sua visualização.

Saber como anunciar no Google é vital para o sucesso e bom rendimento do seu negócio, e seguindo todas as ficas e informações destacadas até aqui certamente será possível conquistar ótimos resultados!

 

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