O que falta para você aprender como ganhar curtidas no Facebook hoje mesmo?

É quase impossível conhecer alguém que não possui uma conta no Facebook ou pelo menos nunca ouviu falar.

Isso acontece porque é uma das redes mais utilizadas atualmente, tanto para perfis pessoais quanto para grandes empreendimentos.

Mas com essa alta demanda, hoje muitas pessoas buscam uma fórmula mágica de como ganhar curtidas no Facebook.

Mas bem, primeiro gostaria de te contar que aqueles perfis que você acompanha com milhões curtidas, trabalharam duro para esse resultado.

A verdade é que para ter muitas curtidas no facebook não tem segredo. Saiba que o resultado disso é tudo uma questão de bastante dedicação e esforço.

Atualmente encontramos muitas pessoas que procuram ferramentas que geram curtidas automaticamente para o seu perfil…

Isso funciona?

Sim, porém comprar curtidas no Facebook ou utilizar essas ferramentas gratuitas não te trará retorno.

Pense nestas curtidas pagas como personagens de um filme…

Pode parecer algo maravilhoso para os expetadores, mas em contrapartida eles não existem.

É exatamente por casos como este que revolvi fazer algo bem diferente do normal aqui.

Não irei fazer uma mágica, nem te passar fórmulas que irão te bombar de curtidas instantaneamente.

Desta vez, vou te falar o verdadeiro segredo para gerar curtidas no Facebook, mas saiba que isso dependerá de você.

Portanto se você está aqui para aprender, sente-se e preste atenção em cada detalhe deste conteúdo.

Já se você não está disposto a se esforçar, sugiro dar meia volta.

Está pronto?

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Entenda como funciona o Facebook!

Curtidas no Facebook

Antes de te contar os primeiros passos para ganhar curtidas no Facebook, te convido a aprender um pouco mais.

Mas para isso primeiro vamos entender como o Facebook funciona, o que são curtidas e porque elas são importantes.

Como o Facebook funciona?

Gosto de dizer para pessoas no qual trabalho ou as interessadas no trabalho digital, como é importante ter um blog.

Eu digo isto porque ter um blog é o único lugar que você pode chamar de seu.

Assim como o Facebook e outras redes sociais, por mais que você tenha o “seu”, eles não são seus.

Isto acontece porque você não consegue ministrar tudo nestas redes sociais.

Entenda que o chefe e o responsável em controlar o seu perfil, não é você e sim os robôs dessas plataformas.

Para ficar mais claro vamos utilizar um exemplo:

Suponhamos que você tenha 2 mil amigos no seu Facebook pessoal.

E então você decide postar uma foto, porém ela não vai aparecer para os seus 2 mil amigos. Já que só irá aparecer no feed de uma pequena parte destes 2 mil.

Portanto quem administra e vai ver os seus conteúdos é o Facebook, não você.

Isso acontece para te induzir a impulsionar a sua publicação, gerando renda para esta plataforma.

Além disso, temos que concordar que se tudo que as pessoas e páginas postassem aparecesse para você, ficaria difícil de acompanhar.

Mas afinal, o que são as curtidas do Facebook?

ganhar curtidas no facebook

As curtidas são uma forma que esta rede oferece para as pessoas mostrarem o que estão achando das suas publicações.

Por exemplo, suponhamos que você mude o seu relacionamento do Facebook, isso irá aparecer no feed de quem te acompanha.

As pessoas podem clicar em gostei ou em outras reações do Facebook para mostrar o que acham disso.

Podemos destacar que hoje encontramos vários tipos de reações. Isso nos permite entender o que nossos seguidores estão achando daquele conteúdo.

Mas por que as curtidas são tão importantes?

As curtidas no Facebook representam se uma determinada pessoa está curtindo (gostando) ou não do seu conteúdo.

Para quem possui um empreendimento e utiliza o Facebook como um canal, as curtidas tem um papel fundamental:

Curtidas representam a quantidade de seguidores que esse empreendimento possui.

Entretanto, você também consegue entender quais tipos de conteúdo é bom ou não para o seu negócio.

Com essas análises fica mais fácil de você alcançar o sucesso do seu empreendimento.

9 passos para ganhar curtidas no Facebook

Já te contei que ganhar curtidas no Facebook é um resultado de muita dedicação. Mas é claro que com os passos certos você terá um retorno imediato se tiver disciplina.

Portanto, para facilitar separei 9 passos essenciais que fará toda a diferença neste processo.

Se você seguir todos eles, tenho certeza que terá um resultado memorável!

Vamos começar?

Neste artigo você vai ver:

  • Análise do seu público;
  • Análise de Métricas;
  • Produção de conteúdo;
  • Estratégias para o facebook;
  • Organização e planejamento;
  • 6 . Representação da página;
  • Análise de concorrência;
  • Impulsionamento pago;
  • O que você não deve fazer.

1.   Análise do público

 

Encontre seu público- alvo

 

Quando você busca o engajamento do seu público, é necessário entender que isso só vai funcionar se produzir conteúdo que eles gostam. Por isso é tão importante que você entenda quem é o seu público. Isto vai te guiar nos próximos passos.

 

Mas como entender quem é o meu público?

 

O primeiro passo é você deixar bem claro que tipo de empreendimento você tem. Por exemplo, você possui uma loja online de papelaria e tem a fanpage dela. Logo, você sabe que o seu público são pessoas que gostam de itens de papelaria. Então já possuímos a primeira informação.

O próximo passo é você entender quem gosta de itens de papelaria. São mulheres? São homens? Quantos anos eles têm? Onde moram? Para descobrir isso você pode usar o próprio facebook que te fornece esses dados.

Depois que você consegui definir isso é hora de criar uma persona.

 

Mas o que é uma persona?

 

A persona é um personagem fictício, criado através desses dados que coletamos. Com a persona definida, fica mais fácil de você entender quais tipos de conteúdo vai produzir. Para esclarecer vamos comparar uma persona com um público-alvo. Veja:

Público-alvo: Homens de 19 a 30 anos. Moram no sul e já fizeram faculdade.

Persona:  Marcos, tem 25 anos é formado em publicidade e propaganda. Ele tem dificuldades em entender como se comportar em uma entrevista.

Percebe a diferença? Com o público-alvo você vai fazer publicações para qualquer homem que tenha essa faixa etária e tenha o ensino superior. Mas com a Persona, você pode produzir artigo sobre a maneira certa de se comportar em uma entrevista de emprego.

 

Entenda quais publicações seus clientes mais gostam

 

Outro passo na análise do seu público, é entender quais publicações eles mais gostam. Para isso você tem duas opções. Ou você faz uma análise das suas publicações antigas, sendo uma por uma, ou crie novas publicações com este intuito.

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma Fanpage sobre marketing digital. Separe pelo menos 4 tipos de publicações que você vá fazer. Seja uma informação sobre marketing digital, interação com seu público, imagens de inspiração, enfim, o que você achar melhor.

Depois disso, você vai criar uma publicação de cada um e postar um de cada vez. E com isso você vai analisando qual o seu público mais interage e que tenha mais visualização. No fim, você vai saber qual publicação o seu cliente mais gosta.

 

2.   Análise de Métricas

Análise de métricas

No primeiro passo te contei que uma das formas de analisar seu público é observando as próprias informações que o Facebook oferece. No marketing, podemos denominar estas informações como métricas.

Elas são um conjunto de dados, que irão indicar como os seus seguidores se comportam. É justamente essas informações que vão te guiar para produzir post que sejam bons para o seu público.

Mas além dos tipos de pessoas que visualizam a Fanpage, quais os outros tipos de métricas que devemos analisar? Veja:

 

  • Visualizações da página;
  • Ações na página;
  • Alcance;

 

Vamos analisar cada métrica separadamente para ficar mais claro.

 

Visualizações na página

 

As visualizações da página são aquela parte que te permite observar quantas visualizações sua página recebe em um determinado dia. Mas apenas essa informação não é o suficiente. Você precisa observar cada detalhe para entender porque um determinado dia teve muitas visualizações enquanto outros você obteve poucas.

Você pode usar como exemplo as publicações que você fez naquele dia. Mesmo que você já tenha feito uma análise do tipo de conteúdo que o seu mais público gosta, eles podem cansar. Entenda que isso é algo que acontece muito, então talvez esteja na hora de enfatizar outras publicações.

 

Ações na página

 

Analisar as ações das páginas também é muito importante. Você precisa estar sempre atento a cada detalhe da sua Fanpage.  Portanto sempre observe o que o seu público curti, o que comentam e se esses comentários são negativos ou positivos.

Isto também vai te ajudar a produzir posts melhores e também saberá quais são as pessoas que mais interagem.

 

Alcance

 

Podemos definir como alcance o número de pessoas que entraram na sua página em um determinado tempo.  É importante, porque te ajuda a analisar quem visitou sua página e virou seu seguidor ou entrou só para conhecer.

A quantidade de visualizações que a sua página recebe, não é apenas o suficiente. Por isso é sempre importante coletar certos dados para te ajudar a entender o que pode ser feito.  Então busque sempre analisar essas três métricas, para que você consiga gerar bastante tráfego.

 

3.   Produção de conteúdo

 

Tipos de Conteúdos

Produzir conteúdo de qualidade é fundamental para qualquer empreendimento. Porque é exatamente isso que vai fazer o seu cliente permanecer como seguidor e quem sabe se tornar um cliente.

 

Quais são os tipos de conteúdo?

 

Mas antes de falarmos sobre a produção de um post de qualidade, vamos entender quais os tipos de conteúdo temos no Facebook. Veja:

 

Entretenimento

 

O post de entretenimento é o que faz mais sucesso no Facebook. Afinal, muitas pessoas criam essa conta justamente para ver publicações divertidas e quebrar sua rotina.  Portanto produzir conteúdo de entretenimento é muito importante.

Além disso, podemos destacar que por esse post gerar mais interação é importante produzir publicações assim. Porém, se você possui uma página de negócios, tenha bastante cuidado com os exageros. Afinal, os seus seguidores também querem ver publicações mais sérias. Saiba intercalar.

 

Motivacional

 

Conteúdos motivacionais também possui um bom alcance. O interessante dele é que ele pode se encaixar perfeitamente em cada área. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma Fanpage de esportes, você pode fazer publicações incentivando a prática do esporte.

Agora, suponhamos que você tenha uma Fanpage de empreendedorismo digital. Você pode usar frases de grandes empreendedores que motive o seu cliente. Ou até mesmo se você tiver uma página de culinária, crie conteúdo que motive as pessoas a cozinharem mais.

Portanto, podemos perceber que é um tipo de conteúdo que também se encaixa em qualquer área. Além disto, o interessante deles, é que podem servir como isca para que os seus seguidores tornem seus clientes.

Então sempre análise, e crie publicações utilizando estratégias para algo a mais.

 

Educacional

 

E por fim, também temos os conteúdos educacionais. Eles são bastante significativos, principalmente se você tem um site que costuma passar informações educacionais.

Saiba também que os posts educacionais podem servir como isca. Pois você pode ensinar o básico de alguma coisa e convidar o seu seguidor a entrar no seu site para saber mais.

Então não se esqueça de colocar publicações educacionais. Mas reforçando, é importante está atento para intercalar as publicações e entender o que o seu seguidor mais gosta.

Com produzir uma publicação memorável?

 

Agrade seu cliente

Para produzir uma publicação memorável precisamos seguir alguns passos. Então para ficar mais simples separei os 3 passos que vão te ajudar a produzir uma boa publicação. Veja:

 

Cuidado com a ortografia

 

O primeiro passo é você prestar bastante atenção na ortografia. Cometer erros de português perde a qualidade do seu post. Afinal, quem vai querer entrar em um site ou conhecer mais sobre um produto se o empreendimento não tem um cuidado com a ortografia.

Portanto o primeiro passo é manter a atenção com a ortografia, para não passar uma imagem de amadorismo.

 

Faça post curtos

 

Facebook não é um lugar feito para você criar um artigo de 600 palavras. É um espaço com publicações simples e curtas. Consequentemente evite colocar muita informação, pois isto pode levar o seguidor a deixar de interagir por ser algo muito grande.

Sugiro que você busque criar um conteúdo que seja simples, curto, e objetivo.

 

Imagens são sempre bem vindas

 

Imagens no Facebook também são muito bem vindas! Afinal, as publicações só com textos não são legais para este tipo de rede social. Mas podemos destacar que o Facebook não é uma rede especializada em imagens, como o Instagram e o Piterest por exemplo. Mas em contrapartida ter esse cuidado com as imagens é algo essencial.

Entretanto, lembre-se que você pode anexar outras coisas além das imagens. Por exemplo, um vídeo! Porém, os vídeos não podem ser publicados com tanta frequência, saiba intercalar.

 

Publicações de divulgações de postagens

 

Existem vários tipos de publicações no Facebook e uma delas que podemos destacar são aquelas divulgações de algum conteúdo em um blog. Então se você possui um blog ou vai fazer um tipo de publicação assim, é importante estar sempre atento aos títulos.

Portanto, sempre lembre que os títulos são os responsáveis em dar o primeiro passo para despertar o interesse nos leitores. Logo, este tipo de publicação no Facebook deve ter um cuidado especial com o título e é claro, com as imagens.

Vale lembrar que é sempre interessante você escrever títulos curtos com até 63 caracteres. Além disso, é interessante você escrever algo que dê a sensação de algo instantâneo, colocar numerais e utilizar palavras como “você”. Estas pequenas observações também ajudam a aumentar a curiosidade do leitor. Veja alguns exemplos:

  • X Dicas para criar um negócio de sucesso;
  • Aprenda agora, como criar um negócio de sucesso;
  • Descubra agora como você vai criar um negócio de sucesso.

 

 

4.   Estratégias no Facebook

 

Estratégias no Facebook

Assim como os blogs, o Facebook também possui algumas estratégias que vão te ajudar a ganhar mais curtidas e seguidores.  Então separei algumas dicas e estratégias bem interessantes para você começar a aplicar. Com elas, você terá um retorno ainda maior se aplicá-las de maneira correta. Veja:

 

Estratégia do Dedão

 

É muito comum as pessoas curtirem publicações de uma página sem ser seguidores dela. Isso acontece muito quando você impulsiona uma publicação por exemplo. Então é interessante entender que por mais que algum post que você publicou tenha um forte engajamento, nem sempre as pessoas que curtiram são seus seguidores.

Mas em contrapartida existe uma maneira bem interessante para você fazer com que essas pessoas tornem seu seguidor. Então é exatamente nessa parte que entramos com a famosa estratégia do dedão.

Ela funciona de uma maneira muito simples. Quando você é administrador de uma página, o Facebook te permite convidar algumas pessoas para curti-las através das publicações.

Por exemplo:

Suponhamos que você tenha postado alguma publicação, no qual obteve muitas curtidas. Então você vai clicar para ver as pessoas que curtiram e vai perceber que nem todas são seus seguidores. Porém nesta mesma ferramenta encontrará uma opção escrita “convidar”.

Uma vez que você convidou algumas pessoas a possibilidade de pelo menos a metade curtirem a sua página é grande. Assim, você consegue conseguir seguidores de uma maneira bem simples.

 

Dimensões das imagens

 

Outro fator importante que é necessário manter atenção, são as dimensões das imagens. Já te contei que colocar imagens em publicações no Facebook é algo essencial. Porém em contrapartida, você precisa estar sempre atento aos tamanhos dessas imagens. Isto serve para que as dimensões estejam adequadas ao padrão de imagens do Facebook.

Uma boa sugestão quando você for criar imagens para o Facebook, é utilizar uma ferramenta online e gratuita chamada Canva. Além de ter várias ideias e sugestões, ela já te fornece o formato exato de uma publicação no Facebook.

 

Quais os melhores horários?

 

Entender quais são os horários e os dias adequados para as suas publicações também faz toda diferença! E para facilitar separei alguns horários interessantes para você ter um bom retorno.

Mas antes de te contar quais são eles, podemos destacar que os dados que irei passar, foram dados retirado de algumas análises no geral. Então, o interessante é que você utilize eles como referência, mas não deixe de verificar suas análises. Isto vai te ajudar a postar nos horários certos.

 

Para o Facebook, ele apresenta uma forte repercussão no período de 13h ás 17h. Portanto, o ideal é que você procure sempre publicar conteúdo nestes horários. Além disso, sugiro que você dê uma maior atenção ao horário de 15h. Afinal, costuma ser o horário de intervalo de trabalho e estudos.

Apesar de existirem algumas pessoas que gostam de virar a noite nas redes sociais, este não é um horário recomendado para publicações.  Então evite fazer publicações entre o horário de 0h à 8h. O engajamento no Facebook começa a se desenvolver as 9h.

 

Quais são os melhores dias?

 

Os finais de semana possuem mais visualizações do que nos dias úteis. Então é interessante aumentar a frequência nestes casos, principalmente no domingo. Já que sábado ainda é um dia que as pessoas trabalham ou que costumam sair. Portanto, podemos destacar que no domingo muitos resolvem realmente descansar e checar as redes sociais.

Quanto aos nossos queridos dias úteis, a sexta feira também é um dia que você pode ter uma certa atenção com a frequência. Pois ela apresenta uma maior repercussão que os outros dias.

Podemos destacar também que nas quartas feiras, entre 15h à 16h, também encontramos um forte engajamento. Portanto, dê atenção nestes horários.

 

Saiba a quantidade de postagem ideal

 

Alguns sites costumam dizer que quanto mais publicações mais interação você terá com o seu cliente. Porém isso não funciona bem assim.

Mesmo que você crie publicações relevantes a interação vai diminuindo quanto mais post você publicar em um determinado dia. Portanto, publicar muitos conteúdos no Facebook não traz um resultado satisfatório.

Entretanto, além de você focar nos horários e dias certos é muito importante saber selecionar a quantidade de postagem. No caso, o ideal seria você postar duas publicações por dia.

Utilize como exemplo as grandes páginas do Facebook. É difícil ver grandes empreendedores postarem muitas coisas em apenas um dia.

Portanto, sugiro que você utilize como referência os horários e dias que falei e faça uma análise de como sua audiência se comporta. Depois selecione dois horários e faça publicações relevantes neles.

Vale apena ressaltar também que testes são sempre importantes. Comece criando publicações em uma determinada hora e veja o resultado. Mas busque sempre testar outros horários e dias para encontrar o que mais se encaixa a sua página.

 

Fixar postagens importantes

 

Outra estratégia interessante e simples é que você fixe a sua postagem mais interessante no topo da página. Para realizar isto os passos são simples, é só você ir na postagem que achar interessante e clicar em “fixar no topo”.

Isto é bastante importante porque a primeira publicação que qualquer pessoa ver quando entrar na sua página, será a que está fixada.

 

Utilize hashtag

 

Utilize Hashtag

As hashtags não foram feitas atoas, afinal, elas têm um objetivo e já está na hora de você começar a utilizá-la.  Mas basicamente, elas funcionam como um filtro de alguns assuntos específicos na internet. Então quando as pessoas querem saber sobre algo especifico, elas utilizam as hashtag para isso.

Portanto é fundamental você utilizar sempre algumas hashtags nas publicações, assim você terá um maior alcance.

Além disso, uma boa sugestão é você criar uma hashtag especifica e convidar os seus seguidores á utilizá-la. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma página de decoração. Crie uma hashtag e fale para os seus seguidores que vai recolher as melhores ideias inspirada na página e postar.

Essa é uma ótima alternativa de desenvolver uma interação com seu público.

 

Faça parceria com outras páginas

 

Solicitar parcerias com páginas que estão no mesmo nicho que você é uma outra estratégia que pode te trazer um retorno memorável. O interessante é que você proponha algo no qual as duas páginas tenham seus benefícios.

Uma boa alternativa é compartilhar post da outra página e convidar os seus seguidores a conhecê-la. Isto pode ajudar a aumentar tanto a sua audiência quanto a do seu parceiro(a)! Mas na hora de escolher qual página você vai querer desenvolver esta parceria, esteja atento para não levar prejuízos!

 

Faça com que o seu público se sinta aconchegado

 

Quanto mais próximo do seu público você estiver, melhor será seu resultado. Então o interessante é fazer com que cada pessoa se sinta aconchegada e a vontade com o seu empreendimento.

Uma boa alternativa para isto é procurar sempre postar fotos ou vídeos de como está funcionando o seu empreendimento. Aquela famosa visão dos bastidores pode se tornar algo agradável para o seu público.

Além disso, faça publicações no qual você esteja interagindo com o público. Procure fazer perguntas e alguns comentários para que se sentem próximos.

 

Peça o seu público para ativar as notificações

 

Já te contei que o Facebook é uma rede em que o seu post não vai para todos os seus seguidores. Devido a essa situação seria ótimo se você procurasse pedir para a sua audiência ativar as notificações.

Assim você vai conseguir ter um alcance maior, afinal, as pessoas que ativarem sempre estarão ligadas ao seu tipo de conteúdo

 

Responda os seus seguidores

 

Ter uma interação com as pessoas que te segue é algo essencial! Além de você conseguir criar uma interação com o seu público, eles vão se sentir cada vez mais à vontade para voltar e conhecer mais sobre o seu empreendimento.

Então além de criar um grupo de discussão é interessante você sempre responder os comentários nas publicações que você postar.  Em casos de comentários negativos, procure sempre manter a ética e responder de forma educada. Tenha em mente que isto também pode atrair uma boa repercussão para a publicação em questão.

 

Crie um grupo para discussão

 

E por fim, uma outra estratégia para criar uma interação com o seu público é criando um grupo de discussão sobre assuntos relacionados a sua página.

Além de você conseguir interagir com as pessoas – o que é ótimo -, também aumentará sua audiência. Afinal, as pessoas podem encontrar o grupo primeiro e depois conhecer o seu trabalho.

 

5.   Organização e planejamento

 

Horários para publicar no facebook

Agora que você já sabe algumas estratégias para utilizar na sua página, já está na hora de começar a organizar e planejar seu conteúdo. É muito importante que você tenha tudo bem planejado e organizado para não deixar o seu seguidor esperando. Assim também ele sempre vai saber quando terá conteúdo novo.

Hoje o Facebook disponibiliza uma opção magnifica de agendamento. Basicamente, você coloca um post e escolhe o dia e a hora que ele vai ser publicado. Isto é muito interessante, porque assim o Facebook te toma tantas horas no dia e consequentemente poderá se dedicar em outras coisas também.

Mas antes de você começar a selecionar as datas e dias certos, o primeiro passo é você começar a criar o post. Não se esqueça de saber intercalar e fazer uma diversidade de testes. Você pode por exemplo, começar colocando os mesmos posts em um horário e depois de uma semana, mudar para ver o resultado

 Procure fazer apenas um planejamento de uma semana

É interessante ressaltar, sobre você fazer o planejamento a cada semana. Não faça um cronograma mensal, porque imprevistos acontecem. As vezes pode sugir alguma coisa que você ache interessante compartilhar e para isso terá que quebrar seu cronograma.

Portanto, separe um dia da semana que você esteja disponível apenas para produzir conteúdo no Facebook. E assim ficará mais organizado e bem planejado.

 

 

6.   Dê atenção a representação da sua página

 

Perfil no Facebook

 

Seguir os passos acima é algo significativos para que você consiga mais curtidas, porém a imagem que o seu perfil apresenta também conta.  Por isso, selecione bem a imagem que você vai utilizar no perfil, a capa e preencha todas as informações necessárias.

Veja separadamente cada passo:

 

Descrição da Página

 

O primeiro passo para que você tenha uma boa representação na sua página é cuidar da descrição dela. Esta parte é importante porque as pessoas precisam entrar nela e entender pelo menos um pouco sobre o seu empreendimento de forma clara.

No entanto, é interessante você escrever algo que seja objetivo e simples de entender despertando a curiosidade nas pessoas em conhecer mais. O interessante é você dar total atenção para cada detalhe nas informações de sua página.

Outro ponto que você não pode esquecer é deixar algumas informações na descrição da página. Portanto, procure sempre colocar links para sites e blogs, e-mails e outros contatos.

Além disto, quanto mais completo estiver, mais a sua empresa mostrará ser profissional e não um empreendimento amador.

 

Capa da Fanpage

 

Já a capa é um elemento que atrai bastante atenção quando o seguidor entra na sua página. Então sugiro que você crie algo chamativo e otimizado. Isto vai fazer com que o seu cliente desperte curiosidade sobre o seu empreendimento e queira conhecer mais.

Além disso, não se esqueça de estar sempre atento as dimensões para que a capa mantenha uma qualidade e esteja bem posicionada.

 

Foto de perfil

 

Sabe aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica? A imagem de perfil se encaixa perfeitamente com isso. Logo, você precisa ter em mente que a primeira coisa que as pessoas vão reparar quando entrar na sua Fanpage é a imagem de perfil.

Então, é interessante que você tenha certos cuidados na hora de escolher, pois ela faz toda diferença na sua página.

Portanto, separei alguns tópicos importantes que você deve ter atenção na hora de escolher a sua imagem de perfil, veja:

 

  • Cuidado com imagens escuras: A primeira coisa que podemos destacar é ter cuidado com imagens escuras. É muito importante que os seus seguidores consigam visualizar bem a foto de forma simples;

 

  • Mantenha qualidade: Outro ponto a ser destacado é a qualidade na imagem. Então quando você for escolher qual imagem irá utilizar, invista nisso. Se tiver uma câmera tire foto com ela para que você possa ter uma foto de qualidade.

 

 

  • Seja transparente na foto de perfil: O próximo passo é manter a transparência na imagem. Por exemplo, se você tem uma Fapnage cuja seja totalmente profissional e você não costuma misturar você com a empresa o interessante seria colocar a logo do empreendimento.

Mas se você tem uma proximidade com o público, o ideal é colocar uma foto sua no perfil da página.

 

 

7.   Acompanhe os Concorrentes

 

Análise de Concorrentes

 

Fazer o acompanhamento e a análise de concorrentes é um passo primordial para um bom resultado. Este passo vai te ajudar a utilizar os concorrentes como referência, assim você pode verificar o que eles fazem que trazem um bom retorno.

Além disso, você também vai conseguir identificar o que eles costumam postar, assim poderá criar uma forma de se destacar no Facebook.

Para este passo, resolvi criar alguns tópicos sobre como analisar concorrentes no Facebook. Veja:

 

Estabeleça quem são seus concorrentes

 

O primeiro passo para a análise de concorrentes é que começar desenvolver uma pesquisa das páginas que estão no mesmo nicho que você. É claro que hoje você encontra infinitas Fanpage então seria interessante você escolher pelo menos 8 páginas e separá-las em dois grupos. Veja:

 

  • Concorrência Direta: A primeira seria as páginas que tem uma audiência próxima a sua, está no mesmo nicho e vende os mesmos produtos. Neste grupo você vai precisar de um pouco mais de atenção, afinal, é necessário se destacar entre esses empreendimentos.

 

Lembrando que na medida que a sua Fanpage for crescendo é interessante você sempre atualizar suas pesquisas.

 

  • Concorrência Indireta: A outra categoria são as páginas que estão no mesmo nicho que o seu, tem o mesmo público, mas em contrapartida não vende os mesmos produtos.

 

Mesmo que essas páginas não sejam uma concorrência direta, é importante estar sempre atento a suas estratégias.

 

 Dica extra de um terceiro grupo

 

Uma outra dica que proponho é você criar um terceiro grupo de concorrência, o que costumo definir como uma concorrência utilizada para referências.

Existem algumas páginas que possui um alcance inacreditável, no qual parece quase impossível competir quando você possui um empreendimento de pequeno porte. Porém essas grandes marcas podem ser úteis para uma outra análise.

Basicamente elas vão ser interessantes para que você utilize-as como uma referência.  Procure sempre analisar o que o seu concorrente costuma publicar e o que realmente funciona. Isto te ajudará a criar ideais e dicas para conseguir desenvolver também. Pense em como estas marcas tão grandes continuam fazendo sucesso!

Mas atenção, utilizar uma página de referência não é copiar tudo.

Jamais copie publicações de outras páginas ou tente fazer tudo igual. Manter a originalidade, também é um passo importante para este procedimento.

 

Utilize ferramentas

 

Quando você é administrador de uma determinada página, o Facebook te disponibiliza diversas ferramentas que ajudam otimizar o seu negócio. Uma delas que pode se encaixar bem com esta situação de análise dos concorrentes é um acompanhamento de páginas.

Ela funciona de uma forma muito simples, te permite adicionar algumas páginas nesta ferramenta para você comparar o desempenho delas. Além disso, ela te mostra a quantidade de curtidas que a página tem e a interação dos seguidores desta página.

Entretanto, para ficar ainda mais interessante a ferramenta cria um ranking com todas as páginas incluindo a sua. Assim você consegue comparar como está o desempenho da sua página em relação as outras.

Para utilizar a ferramenta você precisa seguir alguns passos. Primeiro irá entrar na sua Fanpage e acessar a parte de informações. Depois disso, no final você vai encontrar uma parte escrita “Páginas para Acompanhar”. Quando encontrar, irá adicionar as Fanpages que quer observar e pronto. Já pode começar a fazer sua análise.

Além desta ferramenta que o Facebook oferece, existem outras que você pode sempre utilizar nas suas análises. Por isso separei 5 delas para que você possa conferir, veja:

 

  • Fanpage Karma: Está ferramenta te permite analisar o seu desempenho e da sua concorrência. Além de ser um plano gratuito, você consegue utilizar outras funções. Por exemplo, comparar o conteúdo mais usado, a quantidade de fãs, interações, frequência de publicação, crescimento e outras funções.

 

  • Quintly: A Quintly é bem parecida com a que citamos. Com ela você também consegue monitorar o Facebook. Ela oferece quais são os usuários que mais interagem, informações de KPIs, entre outros.

 

 

  • Quicksprout: Já com esta ferramenta, você pode escolher até 4 páginas para comparar. Ela consegue te mostrar qual a quantidade de publicações que estas páginas publicam todos os dias.

 

 

  • Like Alyzer: E por fim, a Like Alyzer traz resultado extraordinário! Já que você precisa apenas da URL da página que quer observar e ela te mostrar todas as informações que você precisa.

 

Coloque a mão na massa

 

Para conseguir ter uma análise eficaz, não adianta só observar e não mudar nada. Está é a hora que você precisa anotar os dados e informações importantes para colocar a mão na massa e se destacar!

Aliás, do que serviria todas essas pesquisas se não te traz nenhum resultado? Por isso é tão importante você começar a pensar em decisões para fazer a sua página crescer.

O interessante é utilizar algumas estratégias que se encaixam perfeitamente com cada situação. Por exemplo, se você percebeu que o que está aumentando o tráfego de outras páginas são os conteúdos, comece a criar estratégias relacionadas a isso.

Portanto, utilize o brainstorming e retire suas ideias da cabeça e coloque-as em prática!

 

8.   Impulsionamento pago

 

cartão de crédito

 

Os passos que estou te contando servem com o objetivo de você conseguir mais curtidas no Facebook de forma orgânica. Porém, impulsionar algumas publicações também é algo sempre bem vindo.

Os anúncios conseguem trazer várias pessoas para a sua página de uma maneira eficaz. Além disso, os anúncios no Facebook têm preços bastante acessíveis. Então com 5 reais por exemplo, você consegue atrair mais de mil pessoas para a sua página.

Utilizar o impulsionamento pago também precisa de atenções especiais. No facebook você pode impulsionar tanto o seu perfil, quanto alguma publicação especifica. Entretanto, a minha sugestão é impulsionar alguma publicação.

Isso acontece, porque quando alguém vê alguma postagem que realmente gosta, logo, ela desperta a curiosidade de conhecer mais o perfil. Mas quando alguém vê apenas uma página, o interesse dessas pessoas já não são tão grades.

Além disso, na hora de fazer um impulsionamento você deve estar sempre atento as informações. É bastante interessante que você escolha bem qual público deseja atingir, em qual região e quais os interesses dessas pessoas.

A análise de dados que você fez do seu público, pode te ajudar bem nesta parte. Assim você vai atrair exatamente as pessoas que estão interessadas no que você oferece.

 

Estratégias para impulsionamento

 

Utilização da lista de e-mails nas campanhas

 

Nas listas de e-mail mesmo que tenha alguns contatos não significa que todos eles te seguem nas redes sociais. Então uma boa maneira de se expandir é utilizar os contatos nas campanhas.

O Facebook Ads te permite fazer upload dos contatos da lista, e automaticamente eles buscam essas pessoas no Facebook. Assim você pode criar uma campanha feita para pessoas que já seguem você.

 

Impulsione publicações estratégicas

 

Na hora de você escolher qual publicação deseja impulsionar, uma sugestão é fazer isso com publicações estratégicas. Por exemplo, suponhamos que você tenha um e-book gratuito e pretende utilizar ele para criar uma lista de contato, esta seria uma ótima opção para impulsionar.

O ideal é utilizar publicações como essas para que gerem não só engajamento e seguidores, mas também outros resultados.

Outro exemplo que também podemos citar são os produtos de afiliados. Lembre-se que você pode utilizar o Facebook Ads ao seu favor, gerando renda e alcance.

 

9.   O que você não deve fazer

 

Não faça isso

 

Antes de finalizarmos os passos não podemos esquecer de destacar algumas coisas que você não deve fazer. Muitas pessoas têm o costume de fazer certas maneiras, porém que pode gerar o resultado contrário do que tanto esperam. Então resolvi separar três coisas que possa prejudicar o seu objetivo, para que fique claro. Veja:

 

Utilizar aplicativos de curtida no facebook

 

A primeira coisa que precisamos destacar é que você não utilize aplicativos que gerem curtidas no facebook. Porque quando você faz isso, estes aplicativos vão colocar pessoas aleatórias para curtir suas publicações.

Outro ponto que podemos citar é essas pessoas que vão curtir sua publicação, na verdade não sabem que curtiu. Isto acontece porque basicamente estes aplicativos pegam pessoas que utilizam ele para ganhar curtidas, para curtir publicações de outras pessoas.

Portanto, podemos ressaltar que isso não vai te trazer retorno nenhum, já que essas pessoas nem se quer realmente conhecem seu empreendimento.

 

Comprar curtidas

 

Assim como os aplicativos gratuitos, hoje também encontramos sites que vendem curtidas ou seguidores. A maioria desses sites costumam falar que estará te oferecendo seguidores reais e que você terá grandes resultados. Porém a verdade é que isso é mentira.

Afinal, você vai está comprando curtidas e seguidores falsos, então já podemos perceber que não tem nada de verdadeiro nisto.

 

Participar de grupos de troca de curtidas

 

Participar de grupos que tem como intuito trocar curtidas também não é uma boa opção. Porque mesmo que seja uma ação interessante no qual várias pessoas se ajudam, você também não terá resultado.

O problema desses grupos são que várias pessoas vão está curtindo algo que não possuem interesse. Além disso, você vai ser obrigado a curtir outras publicações que você não gosta. Entenda que todo grupo tem regras, então você terá que fazer coisas que não gosta, por algo que não trará resultado.

Então se alguém te convidar para participar de grupos de trocas, recuse.

Outro ponto que é interessante ressalta, é que isto também se encaixa com pessoas que pedem para você seguir a página dela em troca da sua. Isto é um erro bastante comum, e que por sua vez se encaixa perfeitamente com as outras opções acima.

 

Você está pronto para começar?

 

Com os passos acima tenho certeza que você vai conseguir ganhar não só curtidas, mas também vai ganhar seguidores. Mas lembre-se que é importante que você tenha persistência em todos os passos para um resultado memorável.

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Aprenda como ganhar curtidas no facebook com 9 passos!34 min read
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