Como ganhar dinheiro com blog

Ter um blog pode ser algo bastante comum para você. Não é de hoje que os internautas optam por personalizar um site com funções simplificadas, de fácil postagem e uso, para compartilhar os seus pensamentos e interesses. Mas o que [...]

Como ganhar dinheiro com blog
Como ganhar dinheiro com blog
5 (100%) 8 votes

Ter um blog pode ser algo bastante comum para você. Não é de hoje que os internautas optam por personalizar um site com funções simplificadas, de fácil postagem e uso, para compartilhar os seus pensamentos, críticas e assuntos dos quais tem interesse. No entanto, o que fez com que o mundo dos blogs balançasse foi a possibilidade de se tornarem rentáveis, ou seja, agora, é possível ganhar dinheiro com blog.

Já imaginou, aquela sua página na internet, que você usava para escrever os seus devaneios ou postar imagens e fotografias divertidas, de um dia para o outro, ter a chance de gerar renda? Foi isso o que aconteceu há poucos anos – embora pareçam muitos, devido à forma dinâmica como tudo acontece hoje na internet.

Diante dessa possibilidade, então, de ganhar dinheiro com blog, muitas pessoas o profissionalizaram. Em muitos casos, até mudaram de plataforma, para que fosse possível abrir espaço para os anúncios publicitários, uma das primeiras formas de rentabilização.

Como ganhar dinheiro com blog

Programas de afiliados, como o Google AdSense fizeram esse link, permitindo que os anunciantes da internet aparecessem em blogs. De lá para cá, entretanto, muita coisa mudou, ou melhor, muitos recursos novos surgiram com o intuito de ajudar os blogueiros a tornarem os seus blogs cada vez mais lucrativos.

Para tanto, também houve um preocupação maior em tornar os blogs mais amigáveis para os mecanismos de buscas, permitindo que eles chegassem ao topo dos resultados dos buscadores. A questão é que as pessoas que não acompanharam toda essa evolução da monetização de blogs e cai de paraquedas na web, hoje, pode ficar completamente perdido.

Isso porque existe uma gama de opções para ganhar dinheiro na internet, o que, aliás, não é possível fazer apenas com um blog, mas hoje é sobre isso que falaremos. Para entender, portanto, como ganhar dinheiro com blog, vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  • Como criar um blog – primeiros passos
  • O que publicar no seu blog
  • Tornando o seu blog rentável
  • Como divulgar o seu blog
  • Como vender com o seu blog

Como criar um blog – primeiros passos

Aprenda a ganhar dinheiro com blog facilmente

Quem já tem um tempo de internet pode não ter parado para pensar como a evolução dos blogs é interessante. Eles, por muito tempo, foram considerados sites mais funcionais, porém, limitados, com recursos básicos e que permitiam a qualquer mortal publicar na internet.

Para tanto, o blog sempre tinha agregado ao seu nome o domínio da plataforma a qual ele fazia parte, não conseguindo tornar-se independente. Hoje em dia, entretanto, a história mudou e blog se tornou uma denominação mais conceitual, pois é o site que vive em constante atualização, tendo como foco as novas publicações.

De fato, o blog sempre teve o diferencial de ser mais prático para uma nova publicação, por isso, não raro foi utilizado como diário de bordo. Já o site, atualmente, tem caráter mais formal e funciona para apresentar uma empresa ou entidade, com páginas fixas que mostram sempre o mesmo conteúdo.

Mais do que evoluir, o blog hoje se tornou um grande aliado, aliás, dos sites. Dessa forma, é comum entrar no site de uma empresa e se deparar com um dos seus botões – BLOG, o lugar onde são postadas as novidades, publicadas as notícias, onde o site ganha vida.

Por muito tempo as plataformas para blog mais populares foram a Blogger e a Blogspot, gratuitas, que ainda podem ser usadas, mas são bastante limitadas em relação aos seus recursos. Atualmente, plataformas mais profissionais se tornaram muito acessíveis, como a WordPress, uma das mais usadas, embora também haja uma versão gratuita mais limitada.

Quais as melhores plataformas para o seu blog

Escolher a plataforma ideal para o seu blog é uma tarefa importante, porque é a partir da escolha certa que aumentam as suas chances de tornar o seu blog mais rentável. Por isso, é imperativo pesquisar bem e avaliar as opções existentes. Como dito, as plataformas gratuitas podem ser suficientes, o que depende das funções que você quer dar ao seu blog.

Outros exemplos de plataformas bastante utilizadas para ganhar dinheiro com blog, que são gratuitas são a Medium e a Tumblr. Elas possuem o diferencial de contar com uma comunidade participativa de blogueiros, ideal para compartilhar informações e ideias.

Por outro lado, pode valer a pena pagar por uma plataforma, já que existem planos acessíveis. Nesse sentido, também é preciso avaliar como está o seu orçamento. A questão é que migrar de plataforma depois de já ter muito conteúdo postado em seu site pode dar muita dor de cabeça.

Então, a dica, é você ter um plano de ação no longo prazo para se programar bem e escolher a plataforma mais adequada para as suas necessidades. Sem contar que você também pode ter mais de um blog para ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro com blog: O que publicar no seu blog

Publique conteúdo relevante e no seu blog

A hora de pensar sobre o que publicar no seu blog pode se assemelhar ao momento em que um aspirante a empreendedor virtual começa a analisar quais os produtos mais vantajosos para vender online. Ambos querem ganhar dinheiro com blog e, perante isso, é preciso tomar decisões assertivas.

Hoje em dia, existem tanto produtos quanto assuntos que fazem mais sucesso no mundo virtual do que outros. E se a sua ideia é tornar o seu blog lucrativo, então, é necessário optar por um nicho de mercado com maiores chances de rentabilizar o seu blog. Alguns dos temas mais pesquisados na internet são os seguintes:

  • Emagrecimento e fitness
  • Culinária
  • Celebridades
  • Comédia
  • Notícias
  • Educação
  • Esportes
  • Games
  • Celulares
  • E como ganhar dinheiro com blog, entre outros.

E como escolher o tema perfeito?

Para escolher o tema que vai abordar em seu blog, é preciso fazer algumas considerações. Se você pretende monetiza sites com o objetivo de torná-lo a sua fonte de renda, é preciso ser prático. Ou seja, publicar artigos ou usar outras formas de comunicação, como vídeos, imagens, etc, sobre temas realmente em voga, que possuam uma audiência formada.

Por outro lado, você pode apenas querer ter um blog para escrever sobre algo que gosta e domine e aproveitar para aprender como ganhar dinheiro com blog, mas sem que esse seja o principal objetivo, funcionando apenas como uma renda extra.

Se assim for, você possui um leque ainda maior de opções, mas, que de qualquer forma, é preciso ter algo atrativo para atingir ao menos uma parcela dos internautas.

Dicas sobre o que produzir no seu blog

Existe também quem já possui um blog há anos, desde aquela época em que não se ganhava dinheiro com isso, e que agora quer torná-lo rentável. Nesse caso, todo o conteúdo pode ser utilizado, mesmo que precise ser reformulado. A questão é que o volume de conteúdo que foi postado pode ajudar a lucratividade ser alcançada mais facilmente.

Outra questão é decidir se você mesmo vai produzir o conteúdo que vai publicar no seu blog ou se vai terceirizar. Se você vai postar artigos, por exemplo, e escreve bem e domina o assunto que o blog vai abordar nada impede que você mesmo faça tudo. A mesma dica serve a quem deseja produzir vídeos ou publicar imagens e fotos.

No entanto, quem tem como o seu “ganha pão” os blogs pode ter pouco tempo para produzir o conteúdo porque vai estar ocupado com a sua administração. Nesse sentido, o blog se assemelha ainda mais a uma empresa e, dessa forma, você pode contar com uma equipe.

Assim, além de redatores para escrever os artigos ou produtores para fazer os vídeos ou fotógrafos para tirar as fotos e tratá-las, você pode contratar outros profissionais. Entre eles, programadores, designers e demais que sejam importantes para a sua equipe. Essa contratação pode ser de modo freelancer.

Hoje em dia, há diferentes plataformas que oferecem serviços de terceiros, onde você pode encontrá-los e contratá-los. Algumas plataformas são bastante seguras, pois o profissional apenas recebe o pagamento depois que você recebe o trabalho que solicitou. Desse modo, é possível contar com uma rede de profissionais que trabalha com você à distância.

Como chamar a atenção para o seu blog

Ter um blog com conteúdo de qualidade é fundamental para atrair mais leitores e viabilizar a lucratividade do seu blog, no entanto, o visual dele também conta muito. Isso é ainda mais verdade porque a internet criou um público que é bastante atraído pelo todo, pela imagem, devido a sua forma dinâmica de interação.

Então, se você não tiver um blog com layout atrativo, são grandes as chances dos internautas saírem do seu blog em poucos segundos. Para tanto, é necessário que o seu blog seja organizado, com imagens de boa qualidade e que estejam em equilíbrio com os textos. Se o layout for poluído e confuso, adeus leitores.

Portanto, na hora de escolher o template do seu blog é preciso ter isso em mente. Os templates são os layouts oferecidos pela plataforma. Elas oferecem uma grande variedade de opções, sendo que, além de mostrar a estrutura de texto e imagens, apresenta ainda cores diversas e esse é outro ponto importante.

Dicas para escolher templates de sucesso

A combinação de cores deve ser suave para os leitores, sendo que os tons escuros podem prejudicar a visão. Ao mesmo tempo, elas devem combinar com o nicho no qual você vai atuar. Veja alguns exemplos:

  • Blogs sobre culinária podem usar as cores laranja e amarelo, que abrem o apetite;
  • Blogs a respeito de reciclagem, natureza ou sustentabilidade podem dar destaque à cor verde, que remetem diretamente ao tema;
  • Blogs com o tema saúde combinam com a cor azul, que remete à tranquilidade;
  • Blogs que tratam do assunto relacionamento amoroso podem usar a cor vermelha, ligada à paixão.

A partir disso, é preciso ainda pensar no seu público alvo, ou seja, nos leitores em potencial do seu blog. Depois de definir o tema a ser abordado, é preciso identificar quem são os internautas que se interessam por ele.

Ao reuniu o máximo de informação sobre eles, como sexo, idade, costumes e gostos, é possível criar um blog com o qual eles se identifiquem. Esse é mais um segredo para chamar a atenção do seu público alvo. Outra dica é em relação ao domínio do seu blog. Escolha um nome que tenha relação com o assunto principal.

Além disso ser mais coerente, vai fazer com que os interessados no tema acessem o seu blog com mais facilidade. Por outro lado, é importante evitar o uso de palavras complicadas, que podem gerar dúvida ou confusão. O simples, nesse caso, é sempre a melhor escolha.

Tornando o seu blog rentável

Torne seu blog lucrativo para ganhar dinheiro 

A forma pioneira para a monetização do seu blog é fazendo parte de programas de afiliados como o Google AdSense, através do qual o seu blog disponibiliza espaço para anunciantes. Portanto, é preciso ter uma conta no Gmail e se cadastrar no serviço. É tudo muito simples e intuitivo, sendo que você pode escolher o número de anúncios e o tamanho deles.

Há também a possibilidade de escolher o tipo de anúncio que você deseja ter em seu blog, sendo que, se os mesmos forem voltados ao seu público alvo, a chance deles clicarem nos anúncios é maior. O clique, aliás, é uma das formas que vai fazer com que você possa ganhar dinheiro com blog.

Isso significa que, à medida que os leitores do seu blog clicam nos anúncios, você recebe dinheiro. Cada clicada custa alguns poucos centavos, por isso, é importante investir em formas do seu site ser bastante acessado.

Com isso, mais internautas clicam nos anúncios e mais você ganha. Para tanto, é preciso ter um site sempre atualizado e com conteúdo relevante e interessante ao seu público alvo. Se você fizer poucas publicações no seu blog, por exemplo, e os internautas o acessarem e nada verem de novo, podem não acessá-lo mais.

Como ganhar dinheiro com blog: Como tornar o seu blog atrativo

Lembre-se que existem centenas e mais centenas de blogs que podem ser até melhores do que o seu. Por isso, cada internauta é valioso quando a ideia é fazer com que o seu blog tenha um fluxo satisfatório de leitores. Para tanto mais algumas dicas são as seguintes:

  • Tenha sempre novidades que interessem aos seus leitores;
  • Programe as postagens para que sejam periódicas;
  • Ilustre bem os seus textos;
  • Quando o visual estiver ultrapasso, atualize-o;
  • Publique conteúdo feito por pessoas de renome dentro do nicho;
  • Interaja com os seus leitores, peça opiniões e comentários.

Como monetizar o seu blog com programas de afiliados

Além de Google AdSense, outro programa de afiliados que funciona de maneira semelhante é o Uol Afiliados, nos quais o blogueiro ganha toda a vez que um dos seus leitores clica nos anúncios que são exibidos. Mas também existem programas para você se afiliar que permitem outra forma de como ganhar dinheiro com blog, ou seja, pela venda direta de produtos.

Nesse caso, o seu blog funciona como um revendedor e você ganha comissão ou uma porcentagem sobre cada venda que é feita por meio do seu blog. Da mesma forma, é preciso apostar em um blog de qualidade para que mais internautas o acessem e aumentem as chances deles adquirirem o que você está anunciando.

Alguns exemplos dos programas de afiliado que funcionam dessa forma são os seguintes:

  • Curso 24 horas
  • Portal Educação
  • Submarino
  • Amazon Associados
  • Americanas
  • Itunes Afiliados
  • Sephora
  • Hotmart
  • E muitos outros.

Aqui também a concorrência é grande, por isso, é preciso avaliar bem quais são os programas de afiliados que valem a pena fazer uma parceria. Antes de tornar-se um afiliado, é de extrema importância ler todas as regras, já que em alguns casos, dois programas não podem coexistir no mesmo blog.

Como ter sucesso como afiliado e aprender a como ganhar dinheiro com blog

Confira algumas dicas para ajudar você ao se tornar um afiliado e ganhar dinheiro com blog:

  • Escolha um produto que tem relação com o seu blog;
  • Conheça muito bem como funciona o produto para promovê-lo de forma adequada;
  • Saiba todos os detalhes do funcionamento do programa de afiliados eleito;
  • Publique no seu blog conteúdo interessante e relevante para atrair o seu público alvo;
  • Faça postagens periódicas em seu blog para mantê-lo atualizado;
  • Invista em um blog com layout atrativo para os seus leitores;
  • Mantenha-se a par das novidades a respeito do assunto abordado no blog;

Outra dica é acompanhar o desempenho do seu blog, para saber se o que você está fazendo é o mais adequado. Para tanto, e possível usar o Google Analytics, uma ferramenta gratuita que ajuda a compreender seu público, saber quantas visitas o seu blog recebe, quantos cliques recebe, da onde são os leitores, entre muitas outras informações.

As métricas podem variar conforme a sua plataforma. De qualquer maneira, são exibidas por meio de gráficos, tornando o entendimento simples e o uso prático. Também é possível configurar a ferramenta a fim de obter ainda mais dados, como o tempo médio que os internautas passam no seu blog, que páginas mais acessam e muito mais.

Como divulgar o seu blog para ganhar dinheiro 

Divulgue seu blog para ganhar dinheiro 

Como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado” e, por isso, não adianta ter um blog super bem produzido com imagens em alta resolução e texto de alta qualidade se ninguém o acessa. Nessa hora, é possível pensar como uma empresa e usar as ferramentas de marketing digital, disponíveis na internet e que são gratuitas.

Entre elas, é possível destacar:

  • Redes sociais: escolha aquelas que o seu público alvo mais acessa, faça postagens periódicas, atrativas, convidando os internautas a lerem o artigo completo ou obterem mais informações acessando o seu blog;
  • E-mails marketing: enviei e-mails para os leitores em potencial do seu blog, com informações relevantes e interessantes e, da mesma forma, os convide a visitar o seu blog;
  • Faça parceria com outros blogueiros, para que um publique artigos do outro e demais conteúdos, assim, é possível fazer link para o seu blog.
  • Apareça nos primeiros resultados dos buscadores, o que pode ser feito por meio de resultados orgânicos e resultados pagos.

Como fazer campanhas eficientes de e-mail marketing

Quanto ao e-mail marketing é importante dizer que a melhor maneira de apostar nesse recurso é enviando e-mail para internautas que desejam recebê-lo. Muitas pessoas compram listas de e-mails, mas o problema é que as chances de alguém ler um e-mail de não solicitou são pequenas.

Uma dica para ter e-mails qualificados, ou seja, com maiores chances de serem lidos, é solicitando que o internauta, ao acessar o seu blog, informe o seu e-mail. Essa é uma forma legítima de fazer uma lista, sendo que para estimulá-lo a isso você pode oferecer algo, como um brinde, que pode ser um e-book, ou outro tipo de recompensa, como um conteúdo exclusivo.

Como dar visibilidade ao blog com os resultados de busca

Quanto aos resultados de busca, os sites e blogs mais acessados são aqueles mais visualizados. Mas não é só isso, existem as chamadas técnicas de SEO, otimização para sites, que funciona como um conjunto de dicas para fazer o seu blog aparecer entre as primeiras posições.

Basicamente, ele deve ser mais amigável para os mecanismos de buscas, o que consiste em:

  • Usar palavras-chaves no blog, inclusive, nos seus textos;
  • Ter conteúdo de qualidade, bem escrito;
  • Imagens em alta resolução;
  • URL inteligíveis, com títulos que remetem ao conteúdo do blog;
  • Usar descrições em cada conteúdo, além de títulos e subtítulos;
  • Entre outros.

Um blog também pode se posicionar bem nos resultados de busca por meio do Google AdWords, que funciona como um tipo de anúncio no Google. Você paga um valor e define algumas palavras chaves, assim, quando os internautas a digitarem, você pode estar no topo da lista. Além disso, à medida que os usuários clicam no seu blog, é descontado um pouco do total pago. Esse é o também chamado de clicks pagos.

Como vender com o seu blog e ganhar dinheiro 

Venda infoprodutos no blog para ganhar dinheiro

Embora muitos blogueiros concordem que os cliques pagos dos programas de afiliados sejam importantes para ganhar dinheiro com blog, nem todos afirmam que isso é suficiente. Para eles, os lucros são melhores quando apostam também nos programas de afiliados de venda de infoprodutos, os produtos digitais, como e-books, aplicativos e outros.

Nesse sentido, o Hotmart é o que mais possui visibilidade. No entanto, mais do que anunciar e esperar que os leitores do seu blog cliquem na publicidade e realize a compra, quem aposta nesse tipo de negócio deve promover o produto digital que revende de outras maneiras.

O melhor é fazer uma estratégia de marketing, elegendo as ferramentas online que mais podem ajudar. Conforme o infoproduto a ser vendido, público alvo e demais aspectos existem ações mais eficientes para chegar aos consumidores em potencial do produto digital e atrair a sua atenção. Para tanto, é possível valer-se dos seguintes recursos:

  • E-mails marketing;
  • Newsletter;
  • Mini-sites;
  • Redes sociais;
  • Entre outros e, inclusive, o seu blog.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!