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Como ganhar dinheiro no Facebook: fature com a maior rede social

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Como ganhar dinheiro no Facebook: fature com a maior rede social
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As redes sociais trouxeram uma nova gama de possibilidades para se obter uma renda fixa, sem sair de casa. A pergunta que não quer calar hoje em dia é como ganhar dinheiro no Facebook.

Muitas pessoas pensam que iniciar um negócio na internet é um bicho de sete cabeças, mas na verdade não é. Isso não quer dizer que se tornar um profissional de marketing digital não exige esforço. Pelo contrário, é preciso disciplina e disposição para acompanhar um mercado em constante evolução.

Se você pretende começar a ganhar dinheiro no Facebook tenha em mente que esse é um ramo competitivo, assim como muitos outros. A rede social é a mais popular do mundo, e possui ferramentas inovadoras de marketing digital. Saber usá-las é o que vai determinar o seu sucesso na internet.

O primeiro passo para você se tornar um profissional de marketing digital, e começar a lucrar com a plataforma, é obter um vasto conhecimento sobre o assunto. Por isso preste atenção em cada tópico desse artigo e siga as dicas e sugestões dadas.

Gestor de redes sociais

Antes de abordamos a questão de ganhar dinheiro no Facebook é preciso deixar claro alguns pontos que envolvem esse assunto. O primeiro passo é saber se você tem o perfil de um gestor de redes sociais.

Muita gente pensa que esse profissional só precisa “saber o que está rolando na rede”, mas não é apenas isso. Ele precisa estar por dentro de todas as tendências do setor e áreas interligadas. Além disso, o gestor de redes sociais precisa entender exatamente como cada plataforma funciona.

O profissional pode ser considerado um verdadeiro guru, pois, é até ele que as pessoas irão quando tiverem alguma dúvida sobre as ferramentas. Essa é uma função que exige um aprendizado constante. O gestor precisa estar sempre atualizado e por dentro das novidades do mercado de marketing digital.

Para saber se você tem esse perfil basta se questionar sobre algumas características e habilidades básicas. Claro que, algumas delas podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, mas, é importante se identificar com o perfil de modo geral.

  • Familiaridade Com as Redes Sociais: É essencial que você saiba lidar com as mais diversas plataformas. Nesse caso, principalmente o Facebook.
  • Saber Comparar Dados: Quando você começa a lidar com métricas, tráfego e audiência, é essencial que haja uma noção mínima sobre mensuração de resultados.
  • Ser Antenado: Saiba sempre quais são as tendências do marketing digital no momento. Fique por dentro de tudo aquilo que o mercado está falando e busque se familiarizar com os assuntos.
  • Conhecimento Básico em SEO: Essa é uma exigência imprescindível. São as técnicas de SEO que irão permear todas as suas ações dentro da web.

Se você se identificou com o perfil do gestor de redes sociais, então está na hora de cair de cabeça na ideia e se tornar um verdadeiro profissional de marketing digital.

Como ganhar dinheiro no Facebook

Se você deseja se tornar um especialista em Facebook Marketing, e começar a faturar com essa rede social que ganhou o mundo, tenha em mente que isso exige um conhecimento grande sobre a plataforma, principalmente porque ela vive em constante mudança.

Existem milhares de ferramentas, filtros e detalhes técnicos que envolvem a tarefa de ganhar dinheiro com o Facebook. E, a cada dia, mais novidades são lançadas. É preciso muito fôlego e foco para conseguir acompanhar todas elas.

Um grande exemplo de empreendedor que soube aproveitar todo o potencial da rede social é o caso do sueco Taimas Arbabi. O profissional consegue arrecadar, mensalmente, entre 30 e 40 mil dólares utilizando diversas ferramentas de monetização, incluindo o Postcron.

Ele é o administrador de duas páginas, a Just for fun e Fun Zone, muito populares na plataforma. Juntas elas somam mais de 800 mil seguidores, e, por dia, ganham mais de cinco mil fãs.

Elas foram de grande ajuda para que o empreendedor conseguisse aumentar o tráfego do seu site www.meme-lol.com. Lá, Arbabi também fatura milhares de dólares com a monetização de anúncios.

O sueco iniciou seu projeto em 2011, quando as regras do Facebook ainda não eram tão restritas. Além disso, a rede social não oferecia tantos filtros e ferramentas de segmentação de público como agora. Ele teve que aprender como utilizar o que tinha ao ser favor para fazer sucesso

Na época, o profissional em marketing digital conseguiu, em menos de um mês, mais de dez mil seguidores. Daí por diante o trajeto ficou mais fácil, e, em três meses, ele conseguiu a grande marca de 200 mil fãs.

Logo ele criou uma legião de pessoas que o seguiam fielmente e que começaram a chamar cada vez mais público. Uma das suas principais ferramentas foi o próprio Google. Contudo, o engajamento dos fãs foi e continua sendo muito importante.

Esse caso serve para mostrar que é possível sim ganhar dinheiro com o Facebook, você só precisa deixar seu espírito empreendedor falar mais alto e se saber lidar com o mercado de marketing digital.

 

Ideias para ganhar dinheiro no Facebook

Com as constantes atualizações da plataforma, a cada dia surgem novas maneiras e se monetizar conteúdo. É preciso estar atento, também, as mudanças nas políticas da rede, que também mudam frequentemente.

  • Crie e Administre Páginas: Essa, talvez, seja a maneira mais fácil e mais popular para se ganhar dinheiro com Facebook. Você pode criar uma página do seu gosto, ou, ver empresas que desejam ter um espaço dentro da rede social.

 

Nesse caso, o retorne financeiro pode variar, tudo vai depender da sua rotina de trabalho e do tipo especifico de serviço que será oferecido. Será só a criação? Também envolverá a gestão? Tudo interfere na remuneração final.

 

  • Marketing de Afiliados: Essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais força. O programa de parceiros funciona, basicamente, por um sistema de comissões.

 

O Publisher irá vender um serviço ou produto em seu canal de conteúdo, e, em troca, o anunciante irá dar uma comissão pelas vendas. Outra opção dentro do marketing de afiliados é a de ganhar por anúncios e campanhas.

 

  • Gere Conteúdo: Necessidade básica de qualquer página no Facebook, esse modelo de negócio é muito comum para quem tem mais facilidade em criar conteúdos, principalmente de cunho empresarial.

 

Um conteúdo de qualidade pode gerar muito engajamento por parte dos fãs, o que é extremamente relevante para as marcas que querem usar o canal justamente como ferramenta de marketing de relacionamento. A remuneração vai depender do que você acertar com cada empresa.

 

  • Campanhas Publicitárias Usando o Facebook Ads: É muito comum várias empresas terem interesse em anunciar na rede social, afinal, ela conta com mais de 800 milhões de usuários ativos, sendo 70 milhões deles somente no Brasil. Contudo nem todas sabem como fazer isso.

 

Oferecer um serviço de criação e gerenciamento de campanha dentro da plataforma é uma ótima opção para quem deseja trabalhar como profissional de Facebook Marketing.

 

No entanto, se você deseja começar a trabalhar com esse tipo de modelo, é preciso muito conhecimento técnico sobre o Facebook Ads. Saiba como mensurar dados para seu anunciante usando métricas oferecidas pela própria ferramenta.

 

Geralmente, a remuneração será feita com a cobrança de uma taxa de 15% a 20% em cima do valor investido pela marca nos anúncios. Logo, quanto maior o investimento por parte do anunciante, melhor para você, tendo em mente, claro, o aproveitamento de resultados.

 

  • E-commerce: Esse é um ramo que possui muitos adeptos e que, até pouco tempo, exigia a criação de um site especifico. Contudo, agora é possível criar uma loja virtual dentro do próprio Facebook.

 

Isso é possível porque a rede social agora pode se atrelar a outras plataformas para servir de canal de vendas. Essa opção é bem recente, levando em conta as outras ideias que você já pôde conferir, mas ela tem chamado a atenção de muita gente.

 

Aqui o esquema de remuneração é o mesmo de qualquer e-commerce, a diferença é que você, como profissional de marketing digital, pode atrelar outras estratégias, visando assim aumentar o número de vendas e tráfego em sua página.

Essas quatro ideias para ganhar dinheiro no Facebook precisam igualmente de dedicação e responsabilidade por parte do profissional de Facebook Marketing. É preciso desmitificar que trabalhar na internet exige menos esforço que um “negócio tradicional”.

É preciso muito planejamento e pesquisa, e o sucesso do seu empreendimento virtual irá depender muito de você. Planeje cada passo que você dará, e estabeleça estratégias fortes, com planos de ações objetivos.

Etapas para criar uma fan page profissional no Facebook

Agora que você optou pelo melhor modelo de como ganhar dinheiro no Facebook, é preciso criar uma fan page profissional para você. Esse passo também é muito importante, pois, ela que será a sua “vitrine de vendas”. Para criar a página, algumas etapas são essenciais.

  • Defina Objetivos: Tenha bem claro quais são os objetivos que você quer alcançar com a sua fan page. Ela pode ser um canal de conteúdo, de marketing de relacionamento ou de vendas. Isso vai depender da sua escolha.

 

  • Estude a concorrência: Veja o que outras páginas do gênero estão fazendo. Analisar os concorrentes é essencial para todo e qualquer tipo de negócio, pois, assim, você poderá propor propostas diferentes e inovadoras.

 

  • Faça um Projeto Gráfico da sua fan page: Antes de efetivamente criar a sua página no Facebook desenvolva um projeto gráfico dela. Avalie quantas abas você deseja que ela tenha, qual será a foto de capa, a de perfil, como será a descrição, entre outros fatores.

 

  • Crie e Configure o Espaço: Depois de muito planejamento, chegou a hora de criar a sua fan page. Essa etapa não tem segredo, o próprio Facebook irá te orientar sobre o passo a passo correto.

 

Nessa hora, não se esqueça de preencher nenhum campo, pois, todas as informações são importantes. Além disso, tenha cuidado para deixar a página chamativa e interessante.

 

  • Instale aplicativos: Uma das coisas mais legais da rede social é a possibilidade de instalar aplicativos para que o usuário possa ter funções e ferramentas diferenciadas.

 

Use e abuse disso. Os aplicativos servem justamente para deixar sua página mais completa. No caso de um e-commerce, por exemplo, é possível encontrar apps que façam a catalogação dos produtos de maneira bem mais rápida.

 

  • Desenvolva tarefas extras: Dependendo do tipo de negócio que você escolher, sua fan page pode exigir a elaboração de mais elementos. Não deixe isso de lado, faça todas as tarefas extras que surgirem.

A fan page profissional é a sua vitrine, logo, trabalhe para que ela seja atrativa para possíveis anunciantes, bem como para o público de forma geral. Sempre esteja por dentro das atualizações da plataforma e tendências e busque utilizá-las dentro da sua página.

 

Gestão de conteúdo na página do Facebook

Saber como gerenciar o conteúdo da sua página é essencial para aumentar os seus ganhos na internet. Algumas dicas podem ajudar a alavancar o seu conteúdo, e, assim, trazer mais tráfego para você, gerando mais receita.

Lembre-se que, trabalhar em casa como profissional de Facebook Marketing exige uma rotina que deve ser seguida a risca. Além disso, é preciso muita disciplina no dia-a-dia.

  • Crie Conteúdo com Frequência: O ideal é que páginas no Facebook tenham conteúdo, pelo menos, uma vez a cada três horas. Contudo, isso pode variar conforme o perfil do público dela.

 

Se existem mais acessos, por exemplo, pela parte da manhã, obviamente que é necessário postar mais links, imagens e textos durante esse período.

  • Conheça as Métricas: Saber mensurar os dados apresentados nos relatórios da plataforma é essencial para que você possa adaptar sua estratégia à demanda do público.

 

  • Use o Facebook Ads: Essa é uma regra básica para todo mundo que tem uma página na plataforma. Anunciar no Facebook é essencial para não só aumentar o número de seguidores, como, também, engajá-los.

Não existe uma fórmula secreta de como ganhar dinheiro na internet com o Facebook. Na verdade, o que existe são dicas e processos que vão te guiar nessa empreitada, mas é preciso ter em mente que esse não é um trabalho que dará resultados do dia para a noite.

Saber gerenciar a sua fan page é como saber administrar qualquer outro negócio. Pesquise e se especialize no seu nicho de atuação e gere conteúdo de qualidade para sua página. Desse modo você conseguirá um excelente rankeamento tanto na rede social, como, também, no Google.

Gestão de anúncios no Facebook

Uma boa estratégia de marketing nas redes sociais é essencial para que você consiga gerar renda na internet. Tenha em mente que, não é só porque a sua plataforma principal seja o Facebook, que você não pode usar outras ferramentas pra obter mais sucesso.

Saber gerenciar os anúncios feitos no Facebook Ads é um requisito básico para conseguir bons retornos financeiros. Saiba como cada publicidade está gerando lucro, se é por CPM (Custo Por Milhar), marketing de afiliado (comissão por conteúdo ou venda), ou através de campanhas específicas.

As métricas do Facebook serão essenciais para você saber exatamente onde a sua estratégia está funcionando melhor, e quais são os pontos que precisam ser adaptados. Mensure todos os dados com cuidado para não deixar passar nada importante.

Anuncie outras marcas

Atualmente, as marcas enxergam no Facebook uma excelente oportunidade de se fazer propaganda para um público especifico. Para isso, elas buscam páginas que tenham uma presença forte nas redes sociais, um número de tráfego alto e grande engajamento dos seguidores.

Trabalhe esses pontos e então comece a anunciar outras marcas na sua fan page.  Para que isso aconteça, é preciso que você monte um plano de ação para aumentar sua influência na internet.

Além disso, saiba como apresentar resultados do seu negócio para possíveis anunciantes. Mostre métricas e porcentagens que chamem a atenção e demonstrem todo o potencial de retorno que uma empresa pode ter ao anunciar em sua página.

A cada dia, os chamados influenciadores digitais, aqueles que ditam tendências na internet, tem ganhado mais espaço e preferência entre as marcas. Por trabalharem com nichos específicos de público, é possível buscar anunciantes próprios para o seu tipo de proposta.

Torne-se referência no seu segmento, essa é a principal dica de marketing em redes sociais. Conseguindo essa conquista, a gama de oportunidades será ainda maior para você. Muitas marcas estão investindo mais nessas plataformas no que, na TV, por exemplo. Se aproveite disso!!!

 

Faça anúncios patrocinados no Facebook

Essa é uma prática muito comum entre os influenciadores digitais. Os chamados conteúdos pagos são uma febre em diversos segmentos. Não importa se o seu nicho são jogos, tecnologia, maquiagem, moda ou qualquer outro, sempre haverá marcas buscando projetos de patrocínio.

Além disso, busque você também anunciar dentro do próprio Facebook. Às vezes, você pode não estar conseguindo todo o potencial do seu público porque os seus conteúdos não estão chegando de maneira clara para eles.

Invista em anúncios patrocinados justamente para focar sua abordagem em públicos específicos. Por exemplo, você viu que as mulheres acessam mais sua página do que os homens, mas tem menos engajamento que eles. Crie uma campanha focada em aumentar a participação delas na sua fan page.

Investir dinheiro nesse tipo de abordagem com certeza irá trazer retorno, desde que você saiba trabalhar com suas métricas. Não adianta sair por aí gastando muito em várias campanhas, se você não sabe direito que público quer atingir ou que resultados quer conseguir.

Planeje, planeje, e planeje mais um pouco. Um bom profissional de Facebook Marketing sabe exatamente onde deseja chegar e como ele deve trabalhar para alcançar o seu objetivo.

Como aumentar o número de fãs no Facebook

Essa é uma tarefa que muitos profissionais de marketing digital quebram a cabeça para conseguir realizar. Tenha em mente que o seu número de seguidores representa o seu alcance dentro do seu segmento. Logo, quanto mais fãs, mais importante você será no seu nicho.

Aumentar o número de seguidores de uma página no Facebook não é um processo que acontece do dia para noite. Ele é um trabalho contínuo que exige muita dedicação. Algumas dicas básicas podem te ajudar nessa tarefa.

  • Crie sua Identidade na web: Assim como as empresas precisam criar a sua marca perante os consumidores, você precisa ter uma identidade sólida, que passe credibilidade para os internautas. Eles precisam confiar na sua opinião.

 

  • Use listas Personalizadas de amigos: Não misture sua vida pessoal com a profissional. Um único comentário da sua madrinha em um conteúdo da sua fan page não irá aumentar o interesse de outros usuários da rede.

 

Crie listas de amigos para divulgar o seu trabalho somente para quem realmente vá se interessar por ele, e irá trazer novos seguidores para a sua página.

 

  • Grupos de Discussão São Ótimas Ferramentas: Se você por exemplo, tem uma página sobre roupas para pets, divulgue o seu trabalho em grupos de donos de bichos de estimação. Foque nesses espaços de discussão específicos para conseguir fãs.

 

  • Facebook Ads: Como já foi dito anteriormente, apostar em anúncios pagos é uma excelente ferramenta de divulgação, pois, assim, você pode focar em públicos específicos. Isso trará um retorno mais concreto, pois, apenas quem busca o seu tipo de conteúdo irá ser atingido.

 

 

  • Busca Social e Utilização de hashtags: A aba de pesquisa sofreu alterações muito bacanas. Agora ela entrega não só o termo que foi pesquisado, como também, todas as menções feitas por usuários da rede.

 

Além disso, agora o buscador também mostra o que as pessoas que gostaram de determinado assunto também curtiram na rede, e o que os amigos desses usuários também curtiram.

 

Aproveite isso para ver o que o seu público está buscando com frequência na rede, e quais assuntos relacionados você pode abordar para chamar a atenção de mais pessoas.

 

Para melhorar inda mais os resultados, utilize hashtags na hora de pesquisar, elas irão servir de filtro para que você chegue até o público desejado com mais facilidade.

Essas dicas são apenas algumas para conseguir aumentar o seu número de fãs do Facebook. O seu negócio pode necessitar de uma estratégia própria para isso, e é você quem deve observar essa necessidade.

Comprar curtidas é ruim!

Não caia na armadilha do compro, vendo ou troco curtidas. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer em qualquer rede social. Às vezes uma página pode ter um número absurdo de curtidas, mas aquilo não gera tráfego, muito menos receita.

Além disso, se você pretende ser um bom gestor de redes sociais, de forma alguma isso é uma atitude correta e ética. O seu trabalho como profissional de Facebook Marketing é justamente conseguir público por meio da segmentação de nicho.

Comprar ou vender curtidas na plataforma vai, inclusive, contra as Diretrizes Editoriais do Facebook. Isso pode gerar uma série de problemas, incluindo que a sua fan page seja apagada.

Não tenha dúvidas de que há sim como ganhar dinheiro no Facebook, contudo, não vá apostando em fórmulas picaretas para tentar conseguir esse feito. O sucesso do seu negócio irá depende de uma estratégia de marketing digital feita de forma planejada, e pensada com muito cuidado.

 

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