Como ganhar dinheiro no instagram (se você tem apenas 10 ou 1 milhão de seguidores)

Como ganhar dinheiro no instagram (se você tem apenas 10 ou 1 milhão de seguidores)
5 (100%) 5 votes

O instagram – aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos – tem mais de trinta e cinco milhões de usuários ativos no Brasil. Ele é também o terceiro em número de acessos de acordo com a eMarketer (2015). Exatamente por isso ele é uma boa oportunidade para gerar renda. Você já se perguntou sobre como ganhar dinheiro no instagram? Ele é uma ótima oportunidade de negócios!
Muitos usuários acessam o instagram através de seus celulares

As pessoas acessam o instagram para verem fotos e vídeos e curtem aqueles que, de alguma forma, chamam a sua atenção. Por esse motivo, é cada vez maior a quantidade de celebridades que têm uma conta no aplicativo, angariando milhares e até milhões de seguidores.

Essa é a razão de muitas marcas se interessarem por divulgar seus produtos em perfis muito acessados: elas buscam alcance e influência. Por isso, quanto mais seguidores, maior a probabilidade de divulgação de um marca, ou seja, seu alcance. E quanto maior a credibilidade do dono do perfil, maior a chance de exercer influência sobre outros usuários.

Assim, seguindo a tendência dos bloggers e youtubers, surgiram os instagrammers, aqueles que utilizam seu perfil para gerar renda ou obter algum tipo de benefício (como um brinde, por exemplo). Você pode estar se questionando se como ganhar dinheiro no instagram  e se para isso é preciso ser celebridade, já que esse tipo de pessoa tem muitos seguidores. A resposta para a sua segunda pergunta é não. Na verdade, para ser bem sucedido nesse tipo de negócio, é preciso ter menos seguidores do que você está imaginando.

De quantos seguidores você precisa para ter sucesso no instagram?

Primeiramente é preciso que você saiba que nem sempre ter um grande número de seguidores é garantia de bons rendimentos. O que garante o sucesso do seu perfil são seguidores engajados, ou seja, aqueles que não apenas seguem você no aplicativo, mas também curtem e comentam as suas publicações.

Portanto, há uma grande diferença entre seguidor e seguidor engajado, de modo que vale mais a pena ter mil seguidores engajados do que dez mil que só fazem número na sua página, mas não interagem com você.

Trata-se de um dos logos que o aplicativo utiliza. Um logo é uma imagem que representa uma marca.

Outro fator importante é a escolha do nicho a ser explorado. Quando uma pessoa usa uma hashtag, ela é registrada e contabilizada para que se possa ter uma estatística de quais hashtags são as mais utilizadas, ou seja, as mais populares. Dessa forma, também foi possível chegar à estatística de quais são os nichos mais populares.

Investir em nichos populares aumenta as chances de bons negócios. Mas é preciso selecionar com cuidado em qual (is) nicho (s) investir porque precisa haver uma identificação entre você e a marca, produto ou serviço que você se propõe a promover. É necessário ter cuidado para que seu perfil não se torne um balcão de anúncios.

Além disso, use pelo menos três hashtags em cada post. Procure fazer uso de hashtags que descrevam seu post. Desse modo, quando seguidores fizerem buscas no aplicativo, a chance de localizarem seu perfil será maior.

Como ganhar dinheiro no instagram e conseguir mais seguidores?

Para conseguir seguidores no instagram você pode adotar algumas estratégias:

  • Reveja a sua bio. Antes de se esforçar muito para que outras pessoas acessem seu perfil, você deve considerar se a sua bio está apta a fazer com que um visitante se converta em seguidor. Para isso, a área destinada a sua biografia merece um cuidado especial:
  • O instagram é uma página onde são compartilhadas fotos. Assim, selecione muito bem a foto que define você. Ela precisa ter uma boa resolução, para que quem a vê consiga facilmente identificar você.
  • Personalize sua bio. Transforme a visita de um usuário em uma boa experiência para ele. Para isso, cause uma boa impressão. Procure mostrar a quem visita o seu perfil quais são as suas habilidades e o que te faz único, ou seja, te diferencia dos demais que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você. Os passos abaixo vão te ajudar ainda mais a fazer isso.
  • A bio é o único local do insta que permite a inserção de uma URL. Então aproveite isso. Através de um link, leve o usuário a outra página onde ele possa conhecer melhor você e seu nicho de trabalho.
  • Mantenha sua conta pública. É possível entender o motivos pelos quais muitas pessoas mantém suas contas privadas. Mas uma das respostas para  “como ganhar dinheiro com o instagram?” passa por permitir que as pessoas acessem o conteúdo do seu perfil. Com certeza as chances de um usuário se converter em seguidor são bem maiores quando ele consegue ver seu perfil e não apenas um cadeado.
  • Curta fotos que sejam de seu nicho de interesse: o instagram é uma rede. Por isso, quanto mais fotos dentro do seu nicho você curtir, mais conexões serão feitas e mais em evidência você estará. Isso aumenta a sua visibilidade, podendo gerar visitas ao seu perfil, tanto por parte de potenciais seguidores como de anunciantes.
  • Faça contato com outros usuários: comente suas fotos, curta suas publicações, enfim, socialize-se.
  • Faça concursos: você pode realizar concursos de tipos variados, de preferência envolvendo seu nicho de trabalho. Por exemplo, se você trabalha com o nicho “beleza”, pode criar um concurso em que a foto mais likes será premiada com um kit de maquiagem ou qualquer outro produto dessa área. A vantagem disso é que outra pessoa, aquela interessada em ganhar o concurso, passa a promover sua página, ainda que de forma indireta, o que aumenta a sua chance de obter seguidores.
  • Pague por publicidade: se estiver disposto a investir financeiramente para aumentar seu número de seguidores, pesquise quais as contas mais populares dentro do seu nicho e faça uso delas para se manter em evidência.
  • Use as hashtags certas: pesquise sobre quais hashtags são mais populares dentro do seu nicho e passe a utilizá-las.
  • O modo mais rápido de aumentar o número de seguidores da sua conta é descobrir um nicho que ainda não tenha sido explorado por ninguém. Logicamente é difícil que isso aconteça, mas não se deve desistir. O mundo se modifica cotidianamente. Acontece o mesmo com as necessidades de cada pessoa. Então uma nova oportunidade pode surgir quando menos se espera.

Alertamos que de nada adianta você conseguir novos seguidores se não consegue torná-los engajados. Então te daremos algumas dicas de como engajar seus seguidores:

  • Crie vínculos, estabeleça contato com quem curte e comenta as suas publicações. Seja sociável. Quanto mais atenção você der a seus seguidores, mais eles retornarão ao seu perfil para curtir, comentar e até compartilhar seus posts.
  • Não seja uma máquina de publicações. Permita que seu seguidor veja você como pessoa, como um ser humano como qualquer outro: que tem hábitos, hobbies, família, etc. O que torna você interessante é o fato de ser único. Assim, seja que você é e permita ao seu seguidor ver isso.
  • Recompense seu seguidor: você pode, por exemplo, sortear brindes.
  • Faça postagens regulares: escolha com que frequência você quer fazer postagens e mantenha-se dentro do planejamento. Seu seguidor vai criar o hábito de acompanhar seus posts a partir da frequência com que você tenha escolhido publicá-los.
  • Busque um feedback: pergunte a quem segue sua página qual é a sua opinião sobre uma determinada postagem ou mesmo que tema ainda não abordado por você e que seria uma boa sugestão de pauta. Permita que seu seguidor tenha voz.

Por fim, é importante que você esteja atento (a) a algumas dicas para não perder seus seguidores:

  • Compartilhe um conteúdo de qualidade. Lembre-se de que o insta é conhecido por ser uma rede de compartilhamento de fotos. Então prime pela qualidade das fotos que posta, tanto no que diz respeito ao aspecto técnico (usar uma boa câmera e priorizar um bom ângulo, por exemplo) como quanto ao conteúdo. Procure postar imagens não apenas belas, mas também criativas. Lembre-se que o foco é se diferenciar dos demais.

É importante ter uma boa câmera para tirar fotos de qualidade e aumentar os likes dos seus posts.

  • Tenha foco. Não se esqueça de que seus seguidores decidiram sê-lo porque se identificaram com você e com seu nicho de trabalho, ou seja, com os temas que você se propôs a seguir. Portanto, eles têm uma expectativa. Se você escolheu o nicho esporte, não cabe ficar postando fofocas, por exemplo.

Uma vez que você consiga mais seguidores e os engaje cada vez mais, é hora de pensar sobre como ganhar dinheiro no instagram.

Outro instrumento para ganhar dinheiro no instagram: trabalhe com marcas. Isso pode acontecer de duas formas: realizando posts patrocinados ou tornando-se um afiliado.

Trabalhe com Posts patrocinados e ganhae ainda mais no Instagram

            Quando você tem uma página com muitos seguidores, essas pessoas acompanham suas postagens e fazem questão de te seguir por alguma razão. Às vezes você é seguido por ser reconhecido como uma opinião de peso em um determinado assunto, outras vezes por fazer postagens que o usuário considerou interessantes.

O fato é que, de algum modo, as pessoas prestam atenção ao que você posta. Isso para as marcas é grandioso, pois pode significar que você é capaz de influenciar as pessoas. Assim, se você pode influenciar seus seguidores, você é um formador de opinião. Desse modo, é natural que os anunciantes tentem estabelecer uma comunicação com aqueles que se identificam com seus posts fazendo uso de quem tem a confiança do público: você.

É evidente que a escolha dos produtos ou serviços a serem patrocinados estão conectadas ao seu nicho, até porque esse marketing de influência só será rentável houver um processo cuidadoso de escolha sobre o que deve ser anunciado.

Pense, por exemplo, em um perfil do instagram cujo nicho seja artigos fitness. Possivelmente a maior parte dos seguidores dessa conta tornaram-se seguidores por ter algo em comum com o dono do perfil. De que adianta, nesse caso, colocar nessa página um post patrocinado de batons?

Sim, é possível que alguns batons sejam vendidos através desse post patrocinado, mas se a escolha do produto tivesse sido mais cuidadosa, o volume de lucro seria maior.

Outro aspecto muito importante é que seu maior patrimônio é a confiança do seu público. Por essa razão, avalie bastante a que tipo de empresa, produto ou serviço você deve associar seu nome para que seus seguidores não tenham a impressão de que seu único objetivo é ganhar dinheiro vendendo produtos.

Para evitar problemas desse tipo, alguns proprietários de perfil, quando postam algo patrocinado utilizam a hastag #patrocinado. Isso faz com que o público consiga distinguir posts “originais” de posts patrocinados.

Um como ganhar dinheiro no instagram de forma mais discreta, mas tirando proveito do seu papel de influenciador é vender apenas o espaço da legenda das fotos que você posta. Nesse caso, o anunciante em geral coloca um link para sua página no espaço destinado à legenda.

O que fazer para encontrar marcas que queiram te patrocinar?

Para encontrar marcas para se associar, você pode fazer um contato direto com a empresa que lhe interessa. Há também o que se chama de “mercado de influenciadores”: são plataformas que fazem a intermediação entre os anunciantes e os possíveis candidatos a anunciar determinado produto ou serviço.

Há várias plataformas oferecendo esse tipo de serviço, tais como a Fohr Card, a Grapevine, a Crowd Tap, a Shoutcart, dentre outras. Cada uma tem suas próprias regras quanto à quantidade mínima de seguidores, locais onde atua, nichos e tipos de posts a serem colocados, etc.

Vire um afiliado

            Ser influenciador é diferente de ser afiliado. Isso porque o influenciador, em geral tenta promover um produto ou serviço como extensão de uma relação de confiança que ele tem com seu seguidor.

No caso do afiliado, a preocupação em divulgar a marca ou produto a que se afiliou é mais evidente. Isso é feito por meio de links na bio. Na verdade, o afiliado só pode fazer uso de um link, pois o instagran só aceita esse tipo de endereço na bio. Mas, dependendo do contrato, a cada semana pode-se postar um link diferente.

Então, como ganhar dinheiro no instagram? Os cupons são uma boa opção, visto que podem ser colocados nos posts. Há também os programas de afiliados, como o RewardStyle ou o ClickBank, que oferecem comissões de até vinte por cento.

Ao optar por um programa de afiliados, será necessário colocar um link no post. Geralmente tais links ocupam muito espaço na bio, o que pode ser resolvido com o uso de programas encurtadores de URLs.

Venda com sua loja online

Você já pensou em, em vez de divulgar a marca dos outros, fazer a isso com a sua própria marca? Claro que ter a sua própria loja on line, pode, no início, dar trabalho, mas a longo prazo vai compensar. Além disso, você já deve ter ouvido falar de empreendedorismo, não é? De acordo com o SEBRAE, um empreendedor é alguém que não apenas tem uma idéia criativa, mas a coloca em prática.

Para isso, o principal você já tem: alguém que faça a divulgação da sua marca, isto é, seu instagram! Desse modo você terá a sua própria marca e a sua própria loja e seus seguidores, por serem engajados, apoiarão você!

Um site que pode ser usado para hospedar a sua loja virtual é Shopify. O bom desse site é que ele permite a inserção de alguns aplicativos que suavizam a mudança de página. Ou seja, apesar de alguém clicar em um link do insta que leva para uma página nova, nesse caso, a sua loja virtual, parece que se está em uma relação de continuidade com o instagram. Isso suaviza a experiência na página nova, o que diminui as chances de que os potenciais compradores desistam de efeitivar suas compras. Desses, o Four Sixty e o ShowCase são os mais conhecidos.

A plataforma de compartilhamento de fotos se apresenta como mais uma opção de negócio: nessa linha de empreendedorismo, você considerou a possibilidade de comercializar as fotos que você posta?

Como ganhar dinheiro no instagram? Comece a vender suas fotos on line pelo instagram

Pense. Se as fotos que você posta são suas, você tem os direitos sobre a imagem. Desse modo, ela pode ser negociada em sites como o 500px ou o Twenty 20. Eles funcionam como intermediários entre você e quem estiver interessado na aquisição da foto, como uma editora ou uma marca.

Mas se não houver interesse da sua parte em negociar os direitos da imagem, ainda é possível estampar ou imprimir a foto em produtos diversos, como camisetas, canecas, travesseiros, capas de celulares, dentre outros. Há sites que fazem todo o trabalho de impressão, gestão de pedidos e atendimento ao cliente, deixando por sua conta apenas com a divulgação do produto.

Mais uma vez, a vantagem da venda de fotos é que é que você não está divulgando outras marcas e sim o seu próprio trabalho.

Dicas para manter o seu instagram seguro

Agora que você já sabe que pode ganhar cada vez mais dinheiro no instagram, é importante que se cerque de meios para mantê-lo o mais seguro possível. Daremos três dicas para você fazer isso:

  • Não faça uso de endereços de e-mail que já tem para criar sua conta no instagram. Pelo contrário, crie uma nova conta de e-mail para vincular ao seu perfil na rede de compartilhamento de fotos e vídeos. Depois, crie uma senha forte. Tente combinar letras maiúsculas, minúsculas e caracteres alfanuméricos; a colocação desses itens torna o trabalho do hacker mais difícil. Por fim, não divulgue seu endereço de e-mail na bio.

Dicas para evitar que seu perfil no instagram seja hackeado

  • Existe a possibilidade de você vincular seu número de telefone à página do Instagram. Faça isso. Assim, se alguém tentar invadir seu perfil, você será avisado por SMS.
  • Decida se quer vincular suas contas de Facebook e Instagram. Isso tem um lado positivo e outro negativo. A parte boa é que esse procedimento aumenta a sua segurança. Se acontecer de você ser hackeado, ou mesmo de esquecer seus dados de acesso ao insta, é possível, através do Facebook, redefinir uma nova senha. Por outro lado, se as duas redes estiverem vinculadas, tudo o que você postar em uma, automaticamente é replicado pela outra. Portanto, se você cometer um erro, muito mais gente o verá. Além disso, cada rede social tem características específicas e replicar conteúdo não faz com que você aproveite as singularidades, isto é, aquilo que torna uma rede diferente da outra.

Esteja antenado aos apps que fazem sucesso para aumentar sua renda no Instagram

Mantenha-se atualizado em relação aos aplicativos que fazem sucesso no instagram. Seus seguidores gostam de novidades e de saber que você está atento a elas. Além disso, muitos desses apps podem lhe oferecer recursos que facilitarão a sua vida como instagrammer. Eis alguns deles:

  • Boomerang: aplicativo de gifs animados. Ele permite que você monte uma sequência de imagens e a repete para frente e para trás.
  • InstaQuote: também muito popular, nesse app você pode escolher uma foto (sua ou da galeria) e escrever sobre ela. Há diversos tipos de fontes e recursos disponíveis.
  • Add Watermark /iWatermark app: são programas que aplicam marca d’água em imagens. Para quem trabalha com a criação de conteúdo, ele é uma ótima opção. Mas você precisa ter cuidado em relação a como colocar essa marca d’água na imagem: tenha bom senso. A marca não pode chamar mais atenção do que a imagem em si.
  • Instamizer: quer agendar previamente uma postagem no insta? Então você precisa conhecer o Instamizer. O Hootsuite e o Latergram são apps com a mesma finalidade.

Como ganhar dinheiro no instagram: apps que podem te ajudar a ganhar ainda mais dinheiro

Na rede, é possível eInstagram: o terceiro app mais usado no Brasilncontrar alguns instrumentos que podem auxiliá-lo em seu crescimento como instagrammer. O iconosquare, por exemplo, permite a você saber quais foram seus posts mais curtidos e comentados, ajudando-o a entender as preferências dos seus seguidores. Ele também pode te ajudar a mapear quem são seus principais seguidores. Assim você pode investir ainda mais no estreitamento de laços com essas pessoas que tem ajudado a fazer o sucesso da sua página.

Utilize também o Social Rank. Nele você consegue ver, não apenas quem são seus principais seguidores, mas também o quão populares eles são. Isso é importante para que você possa propor a eles parcerias que tornem sua página ainda mais popular.

Esperamos ter ajudado você a saber não apenas como ganhar dinheiro no instagram, mas também como se manter ganhando cada vez mais curtidas e anunciantes de forma segura e com a confiança do seu público.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!