Como ganhar dinheiro no Youtube: guia completo

Aprenda como ganhar dinheiro no YouTube, a maior plataforma de vídeos da internet e como gerar uma renda extra para você e sua família.

Como ganhar dinheiro no Youtube: guia completo
Como ganhar dinheiro no Youtube: guia completo
5 (100%) 4 votes

Saber como ganhar dinheiro no Youtube é uma nova forma de ter um bom rendimento mensal, produzindo conteúdo em vídeo para determinado público. Crianças, adolescentes e adultos passam horas assistindo a vídeos no Youtube, essa plataforma que revolucionou a forma como pessoas curtem e produzem entretenimento.

Entre essa imensidão de conteúdo, muitas pessoas se destacaram e alcançaram algo que jamais imaginaram: fama e riqueza.

Ser Youtuber é uma nova profissão, uma profissão que pode render bons frutos. É claro que nem sempre quem ganha dinheiro com Youtube alcança tudo isso, mas, sem dúvida, é uma nova forma de se pensar em montar um negócio próprio, uma renda boa.

Você já pensou em ser a próxima pessoa a viver exclusivamente de produção de conteúdo no Youtube? Ou apenas completar sua renda para viver confortavelmente ganhando dinheiro com Youtube?

Sim, você pode ser a próxima! Mas, é claro, você precisa trabalhar e, principalmente, saber o caminho certo. Neste guia você vai aprender tudo sobre Youtube e como conseguir ganhar uma boa renda produzindo conteúdo para essa maravilhosa rede social de vídeos.

O que é YouTube?

O Youtube é uma rede social que permite o compartilhamento de conteúdos produzidos em vídeos. Esses conteúdos são submetidos por usuários que criam seus próprios canais e podem ter seus inscritos, formando então, uma rede.

Para que os conteúdos sejam disponibilizados, a plataforma usa Adobe Flash e HTML5 como formatos de reprodução.

História do YouTube

Os fundadores do Youtube são Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim e disponibilizaram o site no ano de 2005. Os fundadores foram empregados da gigante PayPal e decidiram criar essa rede de compartilhamento de vídeos.

No ano de 2006 o Google, ao ver tamanha expansão do site, se interessou em comprar o que se tornou a maior rede de compartilhamento de vídeos da internet. Em 14 de novembro do mesmo ano a aquisição pelo Google foi finalizada pelo valor de 1, 65 bilhão de dólares.

Como ganhar dinheiro com Youtube?

Para ganhar dinheiro na maior plataforma de vídeos da internet, você pode usar várias maneiras. A mais comum é através do programa de parcerias do Youtube, pelo Adsense.

De acordo com o Google, através do programa de parcerias do Youtube, os criadores podem gerar receitas com seus próprios vídeos e isso acontece porque serão exibidos anúncios antes ou durante o vídeo e, por isso, o criador será recompensado por meio do Adsense.

Existem algumas regras para fazer parte do programa de parcerias do Youtube, bem como uma qualificação para poder começar a ganhar dinheiro no seu canal, exibindo anúncios. No próximo tópico você vai conhecer mais, especificamente, sobre esse programa e suas principais regras.

Você também pode ganhar dinheiro com Youtube da seguinte maneira:

  • Promovendo produtos como afiliados;
  • Fazendo resenha de serviços e produtos para empresas;
  • Fazendo parcerias;
  • Usar o seu canal para gerar tráfego para seu blog, site ou loja virtual.

Neste guia, você vai aprender algumas dicas muito valiosas para aprender como ganhar dinheiro no Youtube, seja por meio do próprio programa de parcerias do Google, seja de outras maneiras que você achar interessante.

Como Ganhar Dinheiro no Youtube com o Programa Parceiro Youtube

Para gerar receita através de vídeos no Youtube você precisa fazer parte do Programa Parceiro. Atualmente, o Youtube vem acrescentando algumas regras para que os seus conteúdos tenham mais alto nível e fiquem mais de acordo com que anunciantes desejam.

Recentemente, o Youtube implementou novas regras para qualificação de canais para participar do programa. Se você seguir corretamente os passos, conseguirá fazer parte e gerar receita através de vídeos no Youtube.

Talvez essa seja a melhor forma de como ganhar dinheiro no Youtube, mas você também pode vender produtos seus, produtos de afiliados ou criar uma audiência altamente engajada.

De acordo com as novas regras, você só passa a ser analisado se o seu canal gerar 10 mil visualizações públicas. Depois disso, o Youtube fará uma análise do seu conteúdo e irá decidir se você pode ou não começar a gerar receita.

Ao participar do Programa Parceiro Youtube você concorda em seguir diversas regras, dentre elas o de não infrigir os direitos autorais. Para saber mais sobre todas as regras e como funciona o Programa Parceiro Youtube, acesse a página oficial do programa em: https://support.google.com/youtube/topic/14965?hl=pt-BR&ref_topic=2676320.

Passo a passo de como ganhar dinheiro no youtube

Para você começar a ganhar dinheiro no Youtube deve passar por várias etapas. Conheça as etapas e depois confira, no próximo tópico, dicas muito importantes para alavancar o seu negócio. Vamos ao passo a passo simples para você começar a ganhar dinheiro no Youtube?

Faça um planejamento de como será o seu canal
Invista nos equipamentos necessários
Crie a identidade visual
Aprenda a editar
Crie seu canal
Promova o seu canal
Se inscreva no Programa de Parceiro Youtube

Tipos de Vídeo para ganhar dinheiro no YouTube

No Youtube você encontra uma infinidade de possibilidades de conteúdo e, usando sua criatividade, pode sim criar algo muito original. Existem alguns modelos de canais que realmente deram muito certo e que são muito acessados. Que conferir?

Canal de tutoriais

Sem dúvida canais de tutoriais são muito acessados. Existem diversos canais de tutoriais espalhados pela rede e a maioria tem um grande volume de inscritos e muitas visualizações.

Cada canal aposta no que pode oferecer melhor: alguns são sobre tutoriais de games, outros sobre aplicativos, sobre qualquer coisa que um determinado público necessite.

Se você está em dúvida, pode começar pensando nesse tipo de canal, vale a pena.

Videologs

Os videologs ou vlogs são canais em que o criador de conteúdo é a grande estrela. Ele compartilha o seu cotidiano ou seu modo de fazer determinada coisa, ou mesmo compartilha suas opiniões e cria sua audiência com isso.

É uma forma simples de começar a ter um canal e que também pode ser uma boa opção, especialmente se você é do tipo que gosta de compartilhar suas ideias com outros.

Pode ter certeza que essa é uma das melhores formas de como ganhar dinheiro no Youtube. Veja os casos de Vlogers famosos que você segue e você verá o quanto essa estratégia é especial.

Felipe Neto e PC Siqueira que o digam.

O que faz você ganhar dinheiro no YouTube

Como você viu, o que faz você ganhar dinheiro no Youtube é o número de pessoas que assistem os seus vídeos. Inscritos e pessoas que caem no seu canal são as responsáveis por fazer você ganhar dinheiro, portanto, a sua audiência é tudo.

Fazer com que pessoas cheguem ao seu canal é muito importante e uma das melhores maneiras de como ganhar dinheiro no youtube, para isso, você vai precisar se esforçar em algumas atividades, como:

1. Fidelizar e conhecer a audiência

O seu público-alvo é o motivo pelo qual você deve se esforçar para criar conteúdo, por isso, você deve prestar atenção no que a sua audiência mais preza no seu canal.

A sua audiência provavelmente procura o seu canal porque se identifica com alguma coisa: uma característica sua, algum benefício que você gera para ela, em seu canal, enfim, podem ser diversas variáveis.

Dê atenção para a sua audiência e descubra o que ela mais precisa, o que ela mais gosta e motivo dela sempre estar ali procurando o seu conteúdo. Isso vai fazer você ter mais views, mais inscritos e, claro, gerar mais receita.

2. Otimizar seu vídeo do YouTube para SEO

Para que mais pessoas encontrem o seu conteúdo, você deve aprender como otimizar seu vídeo do Youtube para SEO, para isso, você precisa entender que deve trabalhar com palavras-chave para que as pessoas encontrem seu vídeo com mais facilidade.

O SEO para vídeos é como um SEO comum, então você deve utilizar essas palavras-chave para ser encontrado das seguintes formas:

  • Título do vídeo
  • Descrição
  • Tags
  • Transcrição

Dicas de como ganhar dinheiro com YouTube

Para ganhar dinheiro na internet é preciso conhecer os caminhos corretos e ter responsabilidade no trabalho. Hoje em dia existem diversas maneiras de conseguir dinheiro pela internet, seja através de um negócio próprio, seja através de um trabalho.

Ter um canal no Youtube é ter um negócio próprio e, ao mesmo tempo, um trabalho fixo. Criar vídeos para essa rede social possibilita um novo mundo, porque quando você cria conteúdo original, bom e com frequência e, claro, aplica algumas técnicas interessantes, pode ganhar dinheiro e fazer disso sua renda principal.

Antes de você botar a mão na massa, você precisa entender alguns pontos-chaves. Vamos a eles?

1. Ganhar dinheiro no Youtube pode levar tempo

Provavelmente não é de uma hora para outra que você vai conseguir bombar com o seu canal no Youtube. É um processo e que, gradativamente, você vai conquistando mais inscritos, mais views e, como consequência, mais dinheiro.

Cada canal tem sua peculiaridade, a sua própria audiência e a forma como o seu canal vai conquistar essas pessoas pode variar de diversos fatores, mesmo que você aplique todos os métodos corretamente. Então, tenha paciência e seja persistente!

Continue lendo o artigo Como ganhar dinheiro no Youtube para entender como você deve ver o seu público.

2. Entenda o seu público

Depois de algum tempo, você já vai poder saber quais vídeos são mais acessados, quais vídeos geraram mais críticas ou quais a sua audiência realmente gostou. Aposte no que estiver dando certo e busque se comunicar com ela.

O Youtube permite que você faça isso. Pergunte ao seu público se eles querem que você continue fazendo tal tipo de vídeo e assim por diante. Conheça o seu público-alvo de todas as formas possíveis: são adolescentes? Adultos? Por que gostam do seu canal?

Se você buscar essas informações, terá um resultado mais rápido e poderá andar no caminho certo.

3. Faça um planejamento de ações

Para ter sucesso você precisa pensar estrategicamente. Se você quer fazer do Youtube sua renda principal, é preciso encarar como um trabalho, árduo, mas compensador.

Planejamento é algo que não pode faltar para quem quer levar o Youtube a sério. Você deve se programar de todas as formas:

  • Escolher os dias de postagem;
  • Escolher os horários de postagem;
  • Se programar na criação do roteiro;
  • Se programar para a edição do vídeo.

Edição e filmagem são atividades que tomam tempo, então avalie suas possibilidades para não furar com seus inscritos. Se você costuma assistir à canais regularmente no Youtube, deve saber que os inscritos são a alma do negócio e que eles cobram para que o produtor de conteúdo seja responsável.

Quando você começa a deixar esses planejamentos falharem, tudo pode ir por água a baixo, porque você começa a perder credibilidade.

4. Como Ganhar Dinheiro no Youtube ao criar uma linha editorial

A linha editorial é muito importante para qualquer canal. Nada mais é do que uma linha de pensamento e de políticas que o seu canal deve seguir, na produção de conteúdo. Como se fosse delimitasse que tipo de vídeo você produz e que tipo de conteúdo você jamais gostaria de ter no seu canal.

A linha editorial permite diferenciar o seu canal dos outros, porque vai fazer você seguir essa política e não se desviar dela. O seu público-alvo vai se identificar com sua linha editorial e vai buscar você por justamente saber qual sua linha de pensamento.

Por exemplo: Você pode criar um canal de entretenimento, falando sobre fofocas. A sua linha editorial pode ser sobre falar somente de Youtubers, não sobre famosos comuns.

5. Crie uma boa identidade visual para seu canal

Você deve se preocupar com o design do seu canal. Hoje em dia os canais profissionais só usam designs bons, tanto para a capa do canal, como para a logo.

É através do design que as pessoas vão identificar melhor o seu espaço no Youtube. E se você faz algo que não fique muito bom, as pessoas podem não levar muito a sério.

Hoje em dia existem muitos canais profissionais, isto é, com conteúdo bom, constante e com boas edições. Todos esses canais, sem dúvida, buscam investir no design do canal.

6. Aprenda edição de vídeos

Se você vai trabalhar sozinho inicialmente ou mesmo com uma equipe que sabe pouco sobre edição de vídeos, é bom se preparar para investir em cursos ou aprender na própria internet.

A edição dos vídeos é uma parte essencial, principalmente se você quer ter um canal profissional e que chame atenção da audiência.

7. Compre bons equipamentos

Se você vai trabalhar com filmagem, precisa de uma boa câmera e outros equipamentos que vão permitir que o seu trabalho tenha mais qualidade.

Caso você ainda não tenha condições para comprar esses equipamentos no início, vá guardando parte da sua renda para investir no seu canal. Lembre-se, o Youtube é como um negócio próprio.

      Você conseguiu responder à sua pergunta de como ganhar dinheiro no Youtube?

Esperamos que tenhamos ajudado a sanar todas as suas dúvidas! Você sabe

Agora é hora de pôr a mão na massa e ganhar dinheiro no Youtube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!