Por que é tão importante aprender a como ganhar seguidores no instagram?

O Instagram é uma das maiores redes sociais do momento. Tem uma expressão muito forte no mundo digital, e pode ser o segredo para garantir o sucesso de uma empresa, ou de um projeto individual.

Essa rede social cresceu muito nos últimos tempos, e hoje já alcançou mais de 600 milhões de usuários ativos. Quando usado corretamente, pode garantir uma grande vantagem para qualquer empresa e personalidade, especialmente quando nos sabemos comunicar com o público.

Para tal, é muito importante saber como conseguir seguidores no Instagram. O mais importante de tudo: as postagens que faz. Saber engajar o seu público é o segredo para ganhar seguidores reais.

Não adianta de nada ter milhares de seguidores se eles não interagem com você, nem sequer acham interessante aquilo que posta e os produtos / serviços que vende.

A vantagem de ter seguidores nas nossas redes sociais não é o fato de ter uma lista enorme de amigos e seguidores, mas o fato de abrirmos oportunidades de negócios. Por essa razão é que é tão importante segmentarmos o nosso público-alvo de forma a conseguirmos que os nossos seguidores sejam pessoas que se interessem pelo que compartilhamos. Só dessa forma existirá um real benefício na gestão das nossas redes sociais, e só assim criaremos um verdadeiro engajamento com eles.

Para que isso seja possível, é necessário que consiga determinar qual o seu público-alvo. De acordo com o produto / serviço que vende, ele se destina a um determinado grupo de pessoas, e todas as nossas postagens deverão ser direcionadas a esse grupo, com uma linguagem e um conteúdo específico.

Nesse artigo vamos esclarecer como conseguir mais seguidores na sua conta de Instagram, mas seguidores reais, potenciais clientes, que realmente se interessem pelo produto ou serviço que está oferecendo.

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Por que optar pelo Instagram e não outra rede social?

Só o fato de estarmos falando de 600 milhões de usuários já é motivo mais do que óbvio para investir nessa rede social. As oportunidades que se abrem são gigantescas quando falamos em tantas pessoas que se conectam no mesmo espaço, todos os dias.

Outra razão que leva a optar por essa rede social tem que ver com a imagem. Atualmente as pessoas se têm interessado muito mais por imagens do que por textos. De fato, o uso das imagens no campo do marketing de conteúdo traz resultados impressionantes. Isto porque cerca de 90% de toda a informação que é enviada ao cérebro é visual.

O Instagram, sendo uma rede social maioritariamente visual, capta muito mais a atenção dos usuários, e por isso é uma grande mais-valia para qualquer tipo de negócio.

Outro fato interessante – Mais de 60% das pessoas com conta do Instagram acessam diariamente, e compartilham, em média, 95 milhões de fotos diárias.

Uma vantagem dessa rede social é que não precisa de muito para investir nela. Só precisa de ter atenção com as tendências, postar frequentemente, ter atenção ao tom usado na conversa, e interagir online com os seus usuários.

Comprar seguidores? Sim ou não?

Existe a hipótese de comprar pacotes de seguidores no Instagram. Se é o jeito mais rápido e fácil? É! Mas será que esses seguidores são reais?

Quando compra usuários, de fato, aumenta o número de seguidores no seu perfil. Mas o problema é que esses usuários adicionados são, na sua maioria, perfis fakes (inativos), ou usuários ativos que nem sequer se enquadram no seu nicho.

A verdade é essa: Mesmo com milhares de seguidores, não significa, obrigatoriamente, que seja popular e que venda muito. É preciso ter adicionados usuários que realmente se interessem pelo seu nicho, de forma a criar engajamento posterior com suas postagens, e assim cresça, de verdade.

Como ganhar seguidores no Instagram – Passo a Passo

Quer saber como ganhar seguidores no Instagram que realmente estejam interessados nas suas postagens? Nós temos algumas dicas muito úteis, e que podem trazer bons resultados para você. Confira!

1. Tenha Objetivos

Ter objetivos e metas é fundamental para alavancar qualquer projeto, incluindo nas redes sociais. Ter um objetivo geral já determinado permite focar todas as suas ações de encontro a alcançar esse objetivo.

Para isso deve começar por fazer um mapeamento de metas. Todas as metas são responsáveis por alcançar, mais um pouco, o objetivo geral. Use resultados específicos. Só dessa forma vai conseguir medir os seus resultados, assim como determinar o seu ROI e acompanhar o seu progresso.

Os objetivos devem ser:

  • Específicos
  • Mensuráveis

Entre os objetivos mais comuns encontramos:

  1. Gerar uma renda com marketing de afiliados
  2. Melhorar o engajamento do público
  3. Aumentar as vendas
  4. Levar tráfego para o site
  5. Converter pessoas para a lista de e-mail
  6. Estabelecer contato com influenciadores do nicho
  7. Criar zumbido para o lançamento de um produto

Para os tornar mais específicos basta adicionar a cada um deles números concretos e datas.

Note que os objetivos podem ser moldados ao longo do tempo, de acordo com os resultados que vai obtendo. Não se feche a seus primeiros planos. Mudanças são constantes, e por isso é comum uma necessidade de adaptação de metas ao longo do trajeto.

2. Faça Uso das Outras redes sociais

Se é verdade que o Instagram tem milhões de usuários, não podemos ignorar o fato de que as outras redes sociais também os têm. É um erro ignorá-los.

Por isso mesmo, de forma a que o seu perfil seja divulgado, e para que consiga um maior número de seguidores, é essencial que conecte a sua conta de Instagram a outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

  • Entre na área de opções do aplicativo > Configurações > Contas vinculadas > Selecione as alternativas que pretende

Não esqueça, também, de compartilhar as imagens do Instagram nas outras plataformas. Isso faz com que o alcance da sua publicação seja maior, e por isso aumenta muito a probabilidade de ser visto, e assim ganhar mais seguidores.

3. Acerte nas Hashtags

As hashtags são muito usadas nos dias de hoje, e não só no Instagram, como em várias plataformas, como o Facebook, ou o Twitter. Elas são feitas usando o símbolo #, seguido de uma palavra que descreva a sua postagem.

O recurso a hashtags é muito valioso. Além de permitir que os usuários encontrem determinado negócio com uma maior facilidade, também permite que organize o seu conteúdo por categorias.

O importante é usar tags que estejam diretamente associadas à imagem que publica. Não é porque uma tag está em alta que tem de usá-la. Isso só irrita os usuários, pois estão buscando uma coisa, e encontram coisas que nem se relacionam com o assunto.

O monitoramento das hashtags também é muito importante na hora de ganhar novos seguidores. Além disso, permite ganhar um escopo interno maior sobre quais as tendências atuais do mercado, assim como permite obter informações sobre a nossa concorrência.

Veja quais as pessoas usam as mesmas hashtags. Muito provavelmente têm os mesmos interesses, e a probabilidade de trocaram curtidas é grande. Se puder deixe um comentário também. Lembre de comentar sobre o assunto do post, não sobre você ou sobre o seu negócio. Um comentário bem feito, relevante e interessante é curtida na certa.

Pesquise também posts com determinadas hashtags e compartilhe aqueles que têm interesse para o seu nicho. Os usuários ficarão surpresos ao verem que uma marca compartilhou um post seu, e existe uma grande probabilidade de curtirem sua página, além de recomendarem para os seus amigos. Não tarda também eles estarão compartilhando as suas postagens.

Como escrever as hashtags certas?

  • Use determinada localização
  • Descrever um estilo de vida específico
  • Qualquer palavra específica da marca
  • Qualquer palavra específica da comunidade
  • Um produto específico
  • Nome de desafio ou concurso
  • Nome de evento
  • Nome de campanha
  • Determinado assunto
  • Seja específico de forma a que direcionem para o público-alvo

Onde colocar as hashtags?

As hashtags não devem ser colocadas na foto, mas num comentário. Dessa forma o conteúdo parece mais agradável aos usuários, e assim a legenda fica mais bonita e limpa. Lembre que as tags são usadas para que as pessoas o encontrem, e não para que elas o vejam.

Quantas hashtags usar?

Nunca use menos de 5 hashtags, mas também nunca mais de 30. A partir de 30 hashtags o Instagram não permite que publique mais comentários.

Como encontrar hashtags relevantes?

Primeiro deve criar uma folha de cálculo, ou um arquivo de notas, onde armazenas as suas hashtags. Em vez de criar hashtags específicas para cada publicação, é mais eficiente criar uma listagem de hashtags a usar em suas publicações em geral.

Depois comece por digitar as tags mais abrangentes que se relacionam com a sua audiência ou nicho de mercado. Analise os resultados.

O próprio Instagram fornece uma listagem com as hashtags mais populares, o que facilita um pouco o nosso trabalho. Adicione todas aquelas que se mostrem relevantes para a sua postagem.

Poderá também buscar hashtags em seus concorrentes. A verdade é que o público-alvo é o mesmo, e por isso pode dar uma conferida nas que eles usam e causam engajamento.

4. Tenha Fotos de Cair o Queixo

Tudo gira em torno das imagens, não temos como fugir a elas. Como tal, é muito importante que use fotos que sejam interessantes para os usuários, e que tenham uma boa qualidade.

Não há nada pior que nos depararmos com fotos que não têm qualquer interesse, ou que sejam de baixa qualidade.

Tenha uma boa iluminação, ouse nos ângulos das fotos, e fotografe apenas aquilo que causa interesse no usuário. Só assim consegue se diferenciar e destacar no meio de tantas imagens.

Não esqueça, também, de definir uma identidade visual para o seu negócio. Afinal de contas, nós queremos nos destacar e ser lembrados. Tenha uma imagem específica, mantenha uma identidade visual em todas as postagens, e isso fará com que as pessoas associem sempre as imagens que posta à sua empresa.

Mas como criar uma boa foto para publicar no Instagram?

Primeiro temos de criar um tema visual para a nossa conta. Histórias visuais são sempre envolventes. Para tal precisa de imagens consistentes, reforçando a identidade da marca, o que faz com que aumento o número de seguidores.

Lembre que é a consistência que gera confiança nos usuários.

  • Faça uso de elementos de marca semelhantes aos usados em seu site e outras redes sociais (cores, fontes, logotipos, linguagem)
  • Layout exclusivo
  • Escolha uma paleta de cores e uso a mesma cor com diferentes tonalidades

Uma coisa muito importante se quer ser bem sucedido no Instagram, assim como em outras redes sociais e no mundo digital: Só use fotos originais. Quem quer ver aquelas fotos que toda a gente compartilha e que podemos ver em qualquer lugar da internet?

Outra dica: Publique somente fotos que sejam relevantes. Antes de compartilhar determinada foto, pense se ela vai de encontro às pessoas que deseja atrair.

5. Saiba Usar os Filtros do Instagram

Não temos só de olhar para as hashtags. Os filtros que usamos em nossas fotos podem ser respondidos de forma mais favorável por parte da comunidade do que outros.

Por exemplo, no Brasil, os filtros mais populares são o Ludwig, seguido do Amaro e do Crema. Posteriormente se seguem, em ordem descendente, Valencia, X-Pro II.

O Clarendon também está entre os preferidos do Brasil, e é o favorito em outros 118 países.

No entanto, ao que tudo indica, o filtro que mais comentários e curtidas consegue é o Gingham.

Isso quer dizer que os filtros mais populares não são, obrigatoriamente, aqueles que conseguem um maior engajamento por parte dos usuários do Instagram.

Outra coisa importante a ter em conta quanto aos filtros é que não deve olhar para os filtros que as comunidades em geral mais gostam, as os filtros que o seu público-alvo mais gosta.

Por exemplo, no nicho da moda o preferido é o filtro Kelvin, já no nicho da comida o predileto é o Skyline.

Um boa ideia é ver quais os filtros que os seus concorrentes estão usando, e quais os que geram um maior engajamento com o público.

6. Mantenha uma Presença Marcante

Manter o público interessado requer uma presença assídua nas redes sociais. Abrir o Instagram esporadicamente não cria engajamento com o público, mesmo que as suas fotos sejam perfeitas, que use as melhores hashtags, e fazer os comentários certos.

Para conseguirmos uma boa taxa de engajamento com os usuários precisamos ser utilizadores a sério dessa rede social, ou acabamos por passar despercebidos.

  • Curta fotos dos usuários
  • Faça comentários sempre que tiver algo a dizer que seja relevante
  • Poste diariamente
  • Partilhe imagens de outras contas que possam influenciar na sua área

7. O Engajamento é Primordial

Não há muito por onde fugir. Se não toma a iniciativa, as publicações que faz não geram interação. É necessário estimular novos contatos. Para termos engajamento, é preciso curtir, comentar, e marcas as fotos que achamos mais interessantes.

Uma forma muito boa de criar engajamento é começando conversas com os próprios usuários nas postagens que eles fazem. Outra dica é responder a todos os comentários que fizerem em suas postagens.

Os usuários gostam de se sentir importantes. Sempre que você interage com eles, a autoestima deles se eleva, e aumentam as chances de eles curtirem também as suas postagens.

8. Faça Posts Patrocinados

O Instagram permite que se façam posts patrocinados. Isso faz com que consiga fazer uma segmentação do seu público-alvo. Ora, quando nós sabemos a quem nos dirigir, aumenta muito os resultados de qualquer campanha que façamos.

Estas postagens são muito interessantes quando queremos divulgar eventos, ou então para postagens que estejam feitas para atrair pessoas que ainda não são suas seguidoras.

No entanto, vale sempre a pena reforçar este fato, os posts patrocinados e as campanhas têm um sucesso proporcional ao investimento que faz. Ou seja, quanto mais investir, maior será o alcance. Por isso é preciso que planeje muito bem qualquer campanha para que consiga os resultados que deseja.

9. O Conteúdo é o Principal

Costuma fazer sempre o mesmo tipo de postagem porque funcionou bem uma ou duas vezes? Esse é um dos erros mais comuns no mundo digital. É aquele pensamento de que, se deu certo uma vez, dará certo sempre. Mais vale jogar pelo seguro do que arriscar em algo novo.

Mas a verdade é que quem arrisca em inovar é quem tem melhores resultados.

  • Varie o formato das postagens
  • Faça uso do vídeo – Conseguem uma taxa de engajamento três vezes superior à das imagens
  • Faça demonstrações de um produto
  • Partilhe entrevistas interessantes
  • Faça making of
  • Produza um preview de lançamento

Vale ressaltar que é extremamente necessário ter uma estratégia de conteúdo. Conteúdo aleatório traz usuários aleatórios, e por isso podemos estar aumentando usuários que não se interessam pela nossa marca, ou pelas postagens que fazemos usualmente.

Não são esses usuários que queremos em nossa conta de Instagram. Nós queremos usuários que tomem uma ação, e não meros espectadores. Elas não farão uma empresa crescer.

Por isso é tão importante nós criarmos conteúdo segmentado e estratégico, para termos a atenção de um tipo determinado de seguidores, previamente escolhidos (público-alvo / persona). São essas pessoas que se preocupam com a empresa. São elas que se envolvem com as suas chamadas para a ação, e por isso são elas que agregam real valor para a sua empresa.

Tudo depende da estratégia de conteúdo que você fizer. Antes de mais nada, entenda que conteúdo e contexto andam de braços dados. O conteúdo é criado por você, e o contexto é o significado que está associado àquilo que você cria.

Ora, enquanto o marketing de conteúdo fornece informações pertinentes ao seu público, o marketing de contexto faz com que a informação certa chegue no momento certo às pessoas certas.

Portanto, seguindo as regras básicas de contexto adequado ao conteúdo do Instagram, precisamos de determinados elementos. São eles:

  • Quem
  • O quê
  • Por quê
  • Quando
  • Onde

Devemos também ter em conta que, nos dias de hoje, e ainda mais no mundo virtual e digital, o contexto muda muito depressa, tão depressa quanto novas informações entram.

A única forma de conseguir estar sempre em cima do contexto, é estar sempre a par da mudança e envolver-se com o seu público consistentemente.

Não pode simplesmente colocar o conteúdo no Instagram e desaparecer. É preciso estabelecer loops de feedback, estar presentes na comunidade em torna da empresa, e monitorar as conversas.

  • Use fotografias com fotos de pessoas para mostrar a cultura da sua empresa. Podem ser fotos da equipe, deles trabalhando, ou da interação entre eles. Esse tipo de foto apela ao lado emocional do nosso público, e assim eles se sentem mais próximos à sua marca.
  • Conteúdo compartilhado por funcionários podem ser ouro no Instagram. A ideia é que os funcionários possam assumir a conta de Instagram, em dia diferentes, e façam, postagem com a sua perspectiva.
  • Conteúdo focado em um serviço é usado para aumentar as vendas. Neste caso as maquetes costumam ter um ótimo resultado.
  • Citações podem ser também uma excelente estratégia. De fato, as citações são um verdadeiro fenômeno nessa rede social. Use a inspiração e a motivação como um motor para o seu conteúdo de texto.
  • Conteúdo centrado no usuário é uma garantia para aumentar o número de seguidores reais. Aqui poderá optar com compartilhar conteúdo que tenha sido gerado por usuários.

10. Analise a Concorrência

A concorrência existe, mas nem sempre ela é uma coisa má. Nós podemos aprender muito com ela, e até pode ser uma oportunidade de ganharmos mais usuários em nossa conta de Instagram.

Veja quais as ações que foram bem sucedidas, e mal sucedidas, nos seus concorrentes. Se com as bem sucedidas podemos aprender e usar em nossas ações, com as mal sucedidas evitamos que nos aconteça exatamente a mesma coisa.

Além disso, quando analisamos a concorrência, conseguimos perceber quem é o seu público. Como se trata de um público com os mesmos potenciais do nosso, conseguimos antever o que vai dar certo, e o que não vai, no nosso nicho de atuação.

11. Faça a Gestão de Contas Corretamente

Saber fazer uma boa gestão das nossas contas é essencial para conseguirmos um maior número de seguidores, além de ser crucial para mantermos os nossos seguidores fiéis e interessados em nossas postagens.

Hoje em dia já encontra vários aplicativos que ajudam na gestão de contas de Instagram. Eles são úteis quando temos mais do que uma conta ativa nessa rede social.

Por que ter mais do que uma conta? Ora, é uma questão de somatório. Múltiplas contas ativas permitem uma maior frequência de postagens, e nos permite também uma melhor acompanhamento da performance de cada uma delas. Poderá fazer vários testes também, vendo assim qual tipo de postagem surte mais efeitos em seus usuários.

  • Instamizer
  • Latergram
  • TakeOff
  • Schedugram
  • Machinegram
  • InstaCommentor
  • InstaFollow

Esses são alguns dos aplicativos que lhe permitem um bom monitoramento e gerenciamento da sua conta. O InstaCommentor, por exemplo, permite gerenciar e monitorar os comentários que fazem em suas contas. Já o InstaFollow permite que saiba quais os usuários que deixaram de segui-lo.

12. Organização é Tudo

Sem organização não há plano que dê certo. Qualquer estratégia de marketing digital necessita de organização para atingir os objetivos a que se propõem.

Para isso, ter um calendário editoral é fundamental. Ele permite que economize tempo (e como sabe tempo é dinheiro) e também permite uma distribuição de conteúdo eficiente ao longo de todo o ano, destacando-se datas sazonais, como a Páscoa, o Carnaval, o Natal, o Dia dos Namorados, e outras datas relevantes.

Ter postagens previamente definidas é fundamental para seguirmos a nossa estratégia de marketing de conteúdo. Claro está que nem todas as postagens podem ser previamente feitas. Sempre haverão postagens de momento. No entanto, postagens importantes sempre deverão estar definidas em termos de conteúdo com antecedência.

O ideal é publicar 1 a 2 fotos / vídeos diariamente. É também recomendável que adicione entre  a 30 Instagram Stories por dia. Recomendamos também a publicação de um vídeo ao vivo por dia (esse deverá ser feito sempre à mesma hora). Uma boa é você publicar uma foto anunciando o seu vídeo ao vivo, avisando da hora que será exibido.

13. O Tom da Marca deve Ser Marcante

Cada negócio tem um tom particular com que se comunica com o seu público. Não existe um tom igual para dois negócios, por isso é fundamental que você encontre o seu. Tudo depende da forma como se posiciona em relação ao público-alvo, à persona. Depende também da forma como a persona consome a marca, e a interpreta.

Como tal, é necessário que se adapte de acordo com a identidade da persona. Leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Idade
  • Classe Social
  • Nicho
  • Produto oferecido

Se para alguns casos as gírias e o contacto informal podem resultar, em outros casos elas podem derrubar por completo a imagem de sua marca. É importante sabermos a melhor forma de nos comunicar com as pessoas que nos seguem, e com as pessoas a quem se destina o nosso produto.

14. Engaje-se em Movimentos Sociais

A adesão a causas e movimentos sociais pode ser uma excelente jogada de marketing. Para tal, avalie qual o posicionamento ideológico da sua marca, e depois mostre-se ligado a lutas por melhorias sociais.

Poderão ser várias, desde conscientização para problemas de racismo, a campanhas de adoção de animais. Tudo depende do nicho do seu negócio.

15. Faça Parceria com Outras Marcas

O mundo dos negócios não se faz em exclusivo com os clientes. Existem também outros stakeholders, como fornecedores, parceiros de negócio ou concorrentes. Interagir com eles pode ser uma ótima estratégia para alargar as nossas oportunidades comerciais, além de ser uma forma de divulgarmos a nossa marca.

Podem ser comentários, hashtags, e citações. O importante é que sejam sempre relevantes. Nunca se sabe se uma parceria boa pode surgir daqui.

É sempre uma boa ideia investir algum do nosso tempo para escolher os parceiros certos. A ideia não é escolher um parceiro que seja seu concorrente direto, mas que também não seja completamente alheio ao seu nicho de mercado. Ou seja, queremos alguém no mesmo seguimento do nosso público-alvo. Só assim conseguiremos uma troca de valor justa e benéfica para ambos.

Como encontrar boas parcerias?

  • Pesquise hashtags relevantes e veja quais as postagens com grande envolvimento
  • Busque usuários com histórico de promoção cruzada
  • Busque no banco de dados de influenciadores

Depois de encontrar um parceiro, defina claramente quais os termos dessa parceria. Lembre que parcerias boas são aquelas de longo prazo. Por isso mesmo deve esclarecer todos os pontos logo no início, para não haver mal entendidos depois.

16. Aprenda o Funcionamento do Instagram

Saber como funcionam as redes sociais é essencial para conseguirmos bons resultados. Dados e estatísticas do Instagram podem ajudar-nos muito quando estivermos a planejar o nosso roteiro.

Obviamente que quanto mais familiaridade tiver com a rede, melhor saberá como funciona. E essa familiaridade advém das postagens e da interação que vai fazendo.

Para ter uma ideia mais alargada, veja alguns dados importantes sobre esta rede social.

  • Fotos com rosto têm mais 38% de likes do que outras fotos
  • 50% dos textos são acompanhados de Emojis
  • Imagens com espaço negativo grande têm mais 29% de curtidas que as que têm pouco espaço livre
  • Posts com Hashtags e localização no mapa têm mais engajamento que as que não têm
  • A média de postagem encontra-se em 1 e meio diária.
  • 70% das postagens não são vistas pelos usuários

17. Realize Sorteios e Concursos

Fazer sorteios exclusivos para os usuários pode ser uma forma de cativar a atenção dos seus seguidores, mas também de novos seguidores. Experimente fazer sorteios que peçam que o conteúdo seja compartilhado.

Sugira aos interessados no sorteio que sigam a conta e depois partilhem determinada foto através de um app para isso, como o Regrann, por exemplo. Pode pedir, também, que compartilhem a sua foto do Insta para o Facebook, por exemplo, usando a hashtag do evento.

Outra estratégia interessante é criar uma parceria com outro usuário do mesmo nicho que o seu. A ideia será promover sorteios mutuamente, ou em que ambos ganhem com isso. Por exemplo, os participantes têm de seguir os dois perfis para participar no sorteio.

18. Analise e Monitore Resultados

Analisar e monitorar os resultados é a estratégia mais eficiente no marketing digital. Sem isso fica muito difícil conseguir interpretar o nosso público, e por isso dificulta bastante saber como fazer as nossas postagens e interação.

Algumas ferramentas podem ser muito úteis para coletar os dados do Instagram, como o InstaFollow, o Iconosquare, o SimpleMeasured, o Crowdfire e o Union Metrics.

Uma estratégia online eficiente requer, principalmente, de definição de metas e métricas. São essenciais para acompanhar os resultados e percebermos quais as mudanças de posicionamento necessárias para alcançarmos os nossos objetivos.

  • Tenha metas realistas
  • Defina metas de curto, médio e longo prazo
  • Observe a evolução
  • Faça as reformulações necessárias para ir de encontro às suas metas

19. Faça Testes

Os testes podem ser uma forma excelente de adequar a nossa estratégia online de acordo com os dados, informações, e métricas recolhidas.

Comece por fazer postagens parecidas em horários diferentes, e dias diferentes. Analise qual a postagem que teve um melhor desempenho.

Veja que tipo de postagem cria um maior engajamento. Para isso teste:

  • Linguagem
  • Tamanho de texto
  • Qualidade de imagem
  • Hashtags
  • Conteúdo

Perceba como os usuários se comportam diante das suas postagens. Arrisque! Se não arriscar em coisas diferentes, nunca vai saber se poderia ter melhores resultados.

20. Invista no seu Perfil

Deve também dedicar um pouco da sua atenção ao seu próprio perfil. A bio do Instagram é um espaço que pode ser usado como estratégia de desenvolvimento da sua empresa, e por isso deve ser usada com inteligência. Um bom perfil pode trazer um maior engajamento do nosso público, além de alavancar o número de seguidores reais.

A ideia é criar um perfil que deixe as pessoas interessadas. Imagem, nome, nome de perfil, e descrição são altamente importantes, até porque são o seu espelho no mundo digital. Caso queira modificar algo, vá em Editar perfil e altere os itens que quiser.

Aconselho o seguinte:

  • Use o seu nome real
  • Use uma foto de perfil que seja confiável, acessível e amigável
  • Use um nome de usuário exclusivo

Use a Bio para colocar os links do seu negócio:

  • Blog
  • Website
  • Outras redes sociais

Na Bio deverá também incluir uma breve descrição sobre a sua marca, ou sobre você. É importante que essa descrição seja envolvente.

Para aumentar a visibilidade do nosso perfil no Instagram poderá usar a sua lista de e-mail com um link direto para o perfil, ou até na sua página web, no rodapé.

21. Faça a Postagem na Hora Certa

Nem toda a hora é perfeita para fazer uma postagem. É preciso encontrar o timing certo para publicar as suas fotos. Os momentos de pico são excelentes para otimizarmos as possibilidades de alcance da nossa publicação.

É importante também não esquecer as datas festivas. Estas datas podem ser muito importantes para alavancar o nosso negócio, e caso esqueçamos, outros vão aproveitar e passar à nossa frente.

22. Aprenda os Aplicativos satélites

São dois aplicativos satélites do Instagram: Layout e Boomerang. O primeiro é usado para organizar as fotos dentro de um quadro. O segundo é usado para criar animações em loop nos vídeos.

Os dois aplicativos também permitem que exporte conteúdo para o Instagram de forma a disponibilizá-lo na timeline, com postagens diferenciadas e que são ótimas para ajudar a ter uma melhor taxa de engajamento.

23. Faça Geotagging

Quando falamos de um negócio, é fundamental que se tenham informações geográficas para serviços e produtos com pontos de venda específicos, ou em casos de eventos.

Marque no mapa o local onde tirou a sua foto. Os seguidores interessados vão gostar de ver onde estava quando fez a publicação.

Além disso, são vários os usuários que fazem pesquisas por locais próximos, e por isso pode ser uma boa chance para conseguir um maior número de visualizações.

Outra vantagem do Geotagging é que pode filtrar os usuários e descobrir quem se encontra nas proximidades.

24. Promova o Seu Perfil

Não se concentre em um único canal para promover o seu perfil do Instagram. É muito importante que tenha mais do que uma rede social para promover o seu negócio. Nas publicações das redes sociais, coloque o link do Insta, hashtags e atalhos para os seus perfis em, e de, outras redes sociais.

Poderá usar o mailing para convidar os seus contatos para conseguir mais seguidores no Insta. Banners, flyers e outdoors também estão valendo. Ter uma estratégia online e offline é essencial para conseguir um maior número de seguidores.

25. Poste no Modelo Carrossel

Este modelo de postagens permite inserir em uma única postagem várias fotos. Este modelo de postagem é muito interessante para agregar algum conteúdo comum. É muito interessante também para postagens com continuidade, ou que contém uma história.

Por falar em contar uma história, o storytelling é uma excelente forma de criar engajamento com o público. As pessoas não resistem a uma boa história, por isso use e abuse delas.

Usando o modelo carrossel evita o flood no feed, além de gerar valor à sua timeline, e aumentando a interação dos usuários na sua postagem.

26. Invista no Instagram Stories

Uma das maiores atualizações do Instagram foi esta mesma. Se quiser engajar o público com a sua marca, é extremamente necessário usar as Instagram Stories a seu favor. Esta atualização permite que grave vídeos pequenos e fotos com prazo de 24 horas. Depois desse tempo desaparecem do seu timeline.

À primeira vista parece não ter grande vantagem, mas a verdade é que possui um grande potencial. Pode usar as Instagram Stories para fazer cupons com validade, por exemplo, ou para compartilhar conteúdo exclusivo. Elas também são perfeitas para que possa adotar um tom mais informal.

26. Guest Posts São uma Arma Para Atrair Seguidores

Os guest posts também são válidos nessa rede social. Com esses posts é possível criar novas relações de trabalho, além de garantirem mais seguidores.

Poderá, por exemplo, tirar uma foto de um dos produtos de uma empresa parceira juntamente com o seu. Coloque uma boa legenda, usando a criatividade.

Esta é uma forma de divulgação gratuita, e todos os participantes saem ganhando.

27. Faça Bom Uso das Legendas

Como o Instagram é uma rede social onde a imagem é valorizada, muitas empresas e usuários acabam por negligenciar as legendas. No entanto, o conteúdo é tudo aquilo que colocamos, não apenas as fotos, mas as legendas também.

Os textos têm de ser sempre relevantes, que interessem o usuário e despertem a sua curiosidade. Perguntas são sempre uma boa opção para criar um maior engajamento com o público.

29. As CTAs (Chamadas à Ação) Devem Aparecer

Essa é a sigla usada para Call-to-actions. Traduzindo para o português: chamada para a ação. Estas são chamadas pequenas que usamos no final do conteúdo de forma a que o usuário faça determinada ação.

São excelentes para intrigar o usuário, levando-o a descobrir mais acerca da sua marca, por exemplo.

Poderá, por exemplo, fazer campanhas de ação do usuário. Falamos de campanhas que incentivam o usuário a ser ativo na plataforma. O segredo está em usar o call-to-action certo para chamar os usuários a fazerem uma ação, ou a fazerem uma pergunta, por exemplo.

30. Siga Usuários

Outra dica superimportante – Siga 50 usuários novos por hora. No entanto, deverá dar uma hora de intervalo para que o Instagram não tome você como spam.

Acha que seguir 50 usuários vai ocupar muito tempo? Nada disso! São apenas alguns minutos. Lembre que quanto mais pessoas você seguir, maiores seguidores vai ter de volta também. Aliando a isso postagens que sejam frequentes e envolventes, o seu número de seguidor4es vai alavancar bem rápido.

31. Envolva os Seus Clientes

E porque não envolver os seus clientes offline na sua conta de Instagram? Essa pode ser uma boa forma de chamar a atenção de novos usuários, além de criar um maior engajamento com os seus clientes.

Incentive os seus clientes a seguirem o seu perfil no Instagram, e peça para que façam compartilhamento de conteúdo. Claro que muitos não farão isso assim, gratuitamente. Por isso existem algumas estratégias a serem usadas.

Pode, por exemplo, fazer um concurso de selfie no Instagram, usando um produto seu, e publicando com a hashtag da sua página de Instagram. Além de despertar o interesse de novos usuários, os seus clientes sempre estarão conetados para ver se ganharam o concurso.

Dicas para Ganhar Seguidores no Instagram

Segundo os últimos dados do Instagram, eles já contam com 2 milhões de anunciantes mensais na plataforma, duplicando o número de anunciantes de março até agora. Segundo eles, o tempo que os usuários passam a ver vídeos aumentou mais de 80% desde o ano retrasado, sendo que o número de vídeos produzidos aumentou 4 vezes.

Dessa forma, o conselho da plataforma é de investir nesse setor, que muito tem crescido, e que tem tendência a crescer ainda mais, abrindo uma oportunidade para os negócios única.

Para ter sucesso com os vídeos, eles aconselham a ter atenção com alguns elementos em particular.

32. Tenha Qualidade de Imagem e Som

Não basta ter um vídeo apelativo e que chame a atenção. Visuais incríveis devem ser complementados com um som perfeito. Versões curtas, com um trailer apelativo, de forma a cativar os usuários e inspirá-los, é o segredo para conseguir um maior engajamento.

Porque não trazer algo inovador como um musical? É sempre uma boa ideia para surpreender os usuários.

33. Seja Criativo

As pessoas estão cansadas de ver sempre as mesma coisas. A internet tem difundido muita informação, e cada vez mais se têm lançado vídeos. No entanto, o que vemos é sempre aquela “mesmice”.

Assim sendo, não basta fazer um vídeo com uma qualidade de imagem e som muito bons. A criatividade é fundamental para conseguirmos captar a atenção dos usuários, e deixá-los fascinados com o vídeo a tal ponto que se tornam nossos seguidores.

34. Saiba Utilizar a Barra de Progresso

Uma forma de inovarmos é usando anúncios nas nossas histórias ao mover na parte superior a barra de progresso. Desta forma conseguimos ilustrar um contraste no nosso anúncio em movimento. Esta ferramenta é muito útil para ver como os usuários consomem as histórias orgânicas.

35. Histórias Curtas Passam uma Mensagem Rápida

As pessoas cansam-se facilmente ao ver qualquer coisa. Hoje em dia tudo acontece tão rápido que as pessoas já não se prendem num único local por muito tempo. Em menos de um minutos eles já perdem totalmente o interesse. Por isso não adianta de nada fazer um vídeo com muito tempo. Simplesmente as pessoas não vão se conectar por tanto tempo.

Vídeos de 15 segundos têm sido escolha de várias empresas e marcas para fazer as suas histórias. É como os anúncios de vídeo nas histórias. Aqueles 15 segundos bastam para captar a atenção.

Porque não usar dividir uma história em vários vídeos de 15 segundos cada? Essa pode ser uma boa opção para manter os usuários curiosos para saber qual o vídeo que vai postar a seguir.

36. Use a Função de Suspender

Várias marcas estão usando a função de suspender para partilhar coisas divertidas e interagirem com as pessoas nos seus anúncios. Uma forma bem original e criativa de manter a atenção dos usuários e criar um maior engajamento.

Conclusão

O Instagram pode ser um excelente canal de publicidade visual, e por isso nunca deve ser descartada da jogada, especialmente quando falamos de engajamento de pessoas.

Para ter uma ideia, o Instagram tem uma taxa de engajamento superior ao Facebook no que toca a engajamento de marcas e celebridades.

Se o Facebook é a rede social mais usada em todo o mundo, a verdade é que no que toca a marcas e personalidades, o Instagram traz muito mais vantagens, exatamente por criar um maior engajamento.

Claro que não basta abrir a conta de Instagram e esperar que o sucesso chegue sozinho. No entanto, seguindo os nossos conselhos, o sucesso está bem mais perto do que possa estar pensando.

Como qualquer outro negócio, o que funciona para um não é sinônimo de sucesso para outro, mesmo que estejam ambos no mesmo nicho, e com o mesmo público.

O mais importante é ser autêntico e social de forma a que as pessoas se sintam próximas a você, e assim conseguir um maior número de seguidores.

Como ganhar seguidores no Instagram – Mais de 1000 por Dia33 min read
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