Loja virtual grátis: quais as melhores plataformas para criar loja virtual

Vender na internet tem se tornado um dos negócios mais lucrativos do mundo online, já que, cada vez mais, os consumidores são atraídos pela praticidade, segurança e preço baixo dessa forma de adquirir produtos. Para colaborar com essa situação, o comércio virtual está em crescimento, abrangendo todos os segmentos de mercado.

No entanto, engana-se quem pensa que apenas as lojas já conhecidas no comércio físico fazem bons negócios na web. Muitas empresas surgiram de modo online e, hoje, já ostentam status de destaque entre as lojas virtuais mais populares.

Para chegar a esse patamar, entretanto, é preciso não só de um produto de qualidade e que seja inovador, ou seja, atenda uma necessidade de um jeito diferente, mas também de uma boa estratégia. Em outras palavras, para obter sucesso dentro do seu nicho de mercado, é preciso ter um plano de ação eficiente, com metas alcançáveis no médio prazo.

Embora comprometimento e dedicação sejam fundamentais para vender de modo satisfatório na internet, não se pode negar a relevância que ferramentas de qualidade e eficientes possuem nesse momento. Além de praticidade e preço baixo, os consumidores são atraídos pelos aspectos visuais,

Isso que dizer que um e-commerce deve sedutor também pelo seu design arrojado e navegabilidade facilitada. Nesse sentido, é importante contar com boas plataformas para hospedar a sua loja virtual, sendo que, hoje em dia, é possível encontrar muitas opções.

Algumas delas são bastante vantajosas e com preços acessíveis ou mesmo planos gratuitos. Embora as opções sem custo sejam básicas e limitadas, podem ser o suficiente para você dar os primeiro passos no comércio online e conquistar uma marca de prestígio no mercado virtual.

Plataformas para criar loja virtual grátis

Existem grandes plataformas de renome, nacionais e estrangeiras, que oferecem todos os recursos para montar a sua loja virtual grátis. Dessa forma, é possível personalizá-las de maneira que ela fique com a sua cara. Essas marcas também dispõem de uma imensa variedade funcionalidades para administrar as suas vendas.

Embora a criação do seu e-commerce saia totalmente gratuito, essas plataformas podem cobrar mensalidades para que o seu negócio online vá para o ar. Os valores dependem dos recursos extras que são oferecidos e, por isso, é importante conhecer bem cada uma delas, ponderar suas vantagens e desvantagens e compará-las entre si.

É apenas desse jeito que se torna possível escolher a plataforma que se adequa melhor as suas necessidades. Para ajudar você nessa tarefa, a seguir serão oferecidas informações, seus pontos favoráveis e desfavoráveis, bem como um comparativo entre as seguintes plataformas de criação de loja virtual grátis:

  • Webdone;
  • Shopify;
  • Wix;
  • UOL HOST.

Webnode

A internacional Webnode, com sede na Suíça e centro de desenvolvimento e operações na República Tcheca, é uma plataforma que permite a qualquer pessoa começar o seu negócio na internet com uma loja virtual. Também possibilita a criação de sites pessoais e de negócios com muita praticidade.

A marca existe no mercado desde 2008 e já soma mais de 22 milhões de usuários em todo o mundo. Além de não ter que contar com mão de obra qualificada para desenvolver a sua loja virtual, os clientes da Webnode não precisam se preocupar em pagar pela hospedagem do site.

Já para esclarecer dúvidas, a plataforma conta com uma equipe de mais de 90 pessoas, fluentes em diferentes idiomas, para ajudar os seus usuários de maneira eficiente.

Como funciona

O passo a passo para criar loja virtual é simples e, em cinco minutos, o seu e-commerce já pode estar pronto. Para tanto, basta escolher entre diversos modelos e customizar o seu preferido, sendo que são centenas de opções, todas com design profissional e que conseguem suprir as necessidades visuais dos mais diversos tipos de negócio.

Embora a loja virtual da Webnode possa sair de graça, a ideia é que o plano gratuito sirva principalmente para testar o sistema antes de lançá-la aos consumidores virtuais. Além disso, a criação em si do e-commerce é todo gratuito, assim, você paga apenas pela sua manutenção.

Quais as suas funcionalidades

A Webnode oferece diferentes funções para facilitar a administração do seu negócio e aumentar as suas chances de sucesso. Entre elas, é possível cita as seguintes:

  • Marketing de busca (SEO): a própria plataforma faz a otimização para os buscadores, inclusive, na geração de URLs inteligentes e mapas do seu site.
  • Formas de pagamento: é possível configurar o seu e-commerce para que ele aceite diversas formas dos seus clientes pagarem pelas compras, como boletos, cartões de crédito e parcelamento. Além disso, o PagSeguro e o PayPal são integrados.
  • Cálculo de frete: a plataforma oferece o recurso de cálculo automático do frete, para o seu cliente saber exatamente quanto vai custar o recebimento do produto em seu endereço. Tudo é muito rápido e seguro para ambas as partes.
  • Gerenciamento da vitrine: é fácil incluir produtos na sua loja virtual, pois a importação e a exportação de itens é um procedimento rápido. Já a possibilidade de variações de um mesmo produto, como o tamanho, por exemplo, permite uma vitrine mais organizada e prática de comprar.
  • Comparação de preços: a plataforma oferece a opção de integração com portais para comparação de preços, assim, é possível manter os seus preços sempre competitivos.

Quais os seus diferenciais

De maneira distinta a outras plataformas, quem opta pela Webnode não precisa ter uma loja virtual com os anúncios da marca. Outro diferencial da marca é que a plataforma permite ao usuário contar com um site que tenha o seu próprio domínio. Ele pode registrar, inclusive, um novo nome por meio do serviço.

Além disso, a plataforma ajuda a gerenciar o seu negócio, uma vez que oferece análises completas e detalhadas sobre o perfil dos seus clientes, movimentos de estoque e outras avaliações para ajudar você a entender como funciona a sua empresa.

Tudo isso por meio de estatísticas para ajudar na compreensão e posterior tomada de decisões. Assim, você pode criar estratégias mais eficientes para atingir o seu público alvo.

Quanto custa os seus planos

Os preços começam com pouco mais de R$ 20 reais por mês.

Com os planos pagos, é possível obter mais vantagens, entre elas:

  • Armazenamento de 2 ou 5 GB;
  • Largura de banda ilimitada, de 3 ou 10 GB;
  • Contas de e-mail;
  • Criador de formulários;
  • Vídeo de plano de fundo;
  • Google Analytics;
  • Backup e restauração;
  • Site multilíngue;
  • Registro de usuário.

Shopify

A canadense Shopify funciona desde 2004, sendo que se estima que, em todo o mundo, já existam mais de 150 mil comerciantes fazendo uso da plataforma para vender por meio da internet. A marca garante total segurança na hospedagem do seu negócio online, bem como uma área administrativa simples de usar.

Como funciona

A criação da loja virtual grátis pelo Shopify começa com a escolha de um dos modelos oferecidos, são mais de 100 opções para você escolher entre elas a que mais combina com o seu empreendimento virtual. Mesmo assim, o usuário conta com controle total sobre a aparência do seu site e sobre o seu código HTML e CSS.

Dessa maneira, é possível que você personalize ainda mais o seu e-commerce. Além disso, todas as lojas virtuais da plataforma se adaptam com sucesso aos dispositivos móveis. Isso quer dizer que mesmo usando smartphones, tablets ou iPhone é possível pesquisar e comprar na sua loja virtual de modo muito prático.

E mais, você também pode gerenciar a sua loja usando os aparelhos móveis. Depois, basta começar a personalizá-la, mudando o modelo escolhido de acordo com as necessidades e tornando-a totalmente adaptada ao seu negócio. Ao final, basta incluir a sua logomarca.

A Shopify lembra que todo o e-commerce fica hospedado em sua plataforma, a qual conta com um certificado SSL e conformidade PCI. Em outras palavras, isso quer dizer total segurança para o seu negócio, uma vez que se trata da mesma tecnologia usada pelos grandes bancos mundiais.

E mais, o seu negócio pode ter o seu próprio nome de domínio, sendo possível comprar um através da Shopify. Já para qualquer dúvida, a equipe de suporte da plataforma está disponível ao longo das 24 horas do dia, sete dias por semana, tanto através de e-mail, quanto por chat ao vivo e telefone.

Quais são as funcionalidades

  • Formas de pagamento: são aceitos os cartões de crédito das mais variadas bandeiras, colaborando com a conversão de vendas da sua loja virtual. Além disso, todo o trâmite é muito seguro, já que a plataforma está integrada com mais de 70 gateways de pagamento, incluindo o PayPal, Bitcoin e iDEAL.
  • Marketing de conteúdo: você pode criar um blog da sua loja virtual para publicar artigos, criar lookbooks, fazer a moderação dos comentários e mesmo estimular discussões entre os visitantes.
  • Otimização para motores de busca: é possível usar métricas de SEO de modo eficiente, como H1 customizável, título e meta tags, bem como realizar a interação com o Google Analytics.
  • Opções de frete: é possível estipular um valor a partir do qual o frete fica gratuito para o seu cliente, colaborando com o seu volume de vendas. E mais, a plataforma calcula de modo automático o valor do frete até para grandes transportadoras, como a FedEx. Outra opção é configurar as taxas de frete por preço fixo ou diferenciado, bem como peso e localização.
  • E-commerce multilíngue: com o Shopify é possível ter uma loja virtual traduzida para outros idiomas e aumentar o seu público alvo. São mais de 50 idiomas disponíveis para atingir consumidores em potencial de diversos países.
  • Recuperação de carrinho de compras abandonado: essa função possibilita estimular os seus clientes que desistiram de uma compra a retomá-la, uma vez que as informações são salvas.
  • Impostos automáticos: quando necessário, a plataforma calcula automaticamente as alíquotas dos impostos federais e estaduais.
  • Painel administrativo: é onde você gerencia todo o seu negócio online, podendo desenvolver o seu catálogo de produtos, que é ilimitado, e organizá-los da forma que melhor preferir, podendo ainda adicionar várias imagens. Pelo painel é possível também realizar as seguintes atividades:

– Acessar o perfil dos clientes para obter o seu histórico e conhecê-los melhor;

– Criar de grupos de clientes para categorizá-los de acordo com as suas características;

– Fazer dropshipping com a integração do Shopify a apps como Ordoro, Inventory Source e eCommHub;

– Reembolsar de forma prática e segura tudo ou só parte de um pedido usando a mesma forma de pagamento e atualizar essa informação automaticamente no estoque;

– Interagir com os clientes ao personalizar e-mails para enviar aos seus clientes, de maneira automática, criar cupons de desconto e cartões-presente, bem como estimular a avaliação dos produtos e postar nas redes sociais;

– Gerenciar do estoque acompanhando todas as suas movimentações, que são automaticamente atualizadas, colaborando com os seus levantamentos e avaliações;

– Obter relatórios com todas as informações necessárias que ajudam na tomada de decisões e avaliação do seu negócio no mercado ao qual pertence.

Quais os seus diferenciais

A Shopify oferece o uso da plataforma para loja virtual de graça por um período de 14 dias, para que o usuário possa testá-la. Outro diferencial está no fato de que, entre os modelos para a vitrine do seu e-commerce, estão criações de designers mundialmente famosos.

Entre eles, é possível citar nomes como o de Clearleft, Pixel Union e Happy Cog. Além disso, quem deseja uma ajudinha na hora de montar a sua loja virtual grátis pode solicitar a colaboração de um especialista que integra a equipe da plataforma.

Quanto custa os seus planos

A partir de 29 dólares é possível contar com o plano básico do Shopify, que já dá direito a uma grande variedade de funcionalidades. Com valores mais altos, é possível obter outras funcionalidades, entre elas:

  • Análise de fraude;
  • Taxas de transação menores;
  • Maior número de contas;
  • Relatórios avançados;
  • E outras vantagens.

Wix

Fundada em Israel, em 2006, e hoje sediada nos Estados Unidos e com escritórios também na Ucrânia, a Wix, ganhou uma versão em português em 2010. Atualmente, a plataforma possui em todo o planeta mais de 90 milhões de usuários, residentes em 190 países diferentes.

Muitos deles abriram a sua loja virtual grátis com a ajuda dessa ferramenta que se destaca pelo seu sistema arrasta e solta, que permite uma total customização dos templates que disponibiliza de maneira prática e fácil. Além de intuitiva, possui uma imensa variedade de opções para personalizar o seu negócio online do jeito que desejar.

Como funciona

É preciso apenas se registrar gratuitamente no Wix para criar a sua loja virtual, sendo que o primeiro passo é definir qual template escolher entre a grande variedade de opções disponíveis. Além de personalizar a imagem do seu negócio virtual da forma que desejar, é possível começar o trabalho do zero.

Mesmo assim, o usuário não precisa da ajuda de outros profissionais e consegue montar o seu e-commerce com total independência. Para mudar os elementos do modelo de loja virtual ou redimensioná-los, basta usar a função de arrastar e soltar, bem como acrescentar as informações necessárias, criar categorias para o seu produto e adicionar a logomarca.

Na sequência, já é possível utilizar todas as funções do Gerenciador de Loja, que permite organizar e administrar o seu negócio de modo muito completo e simples. Quando tudo estiver pronto, chega a hora de publicar a sua loja virtual e conectá-la ao seu domínio.

Quais as suas funcionalidades

  • Otimização para mobile: o Wix permite que a sua loja virtual seja acessada tanto por usuários de desktop e laptops quanto por meio de smartphones e tablets. E o melhor, sempre com a mesma qualidade e vantagens. O gerenciamento também pode ser feito por meio de dispositivos móveis, com total praticidade.
  • Vitrine completa de produtos: a vitrine da plataforma permite que você adicione mercadorias variadas, de cores e tamanhos diversos, com muita eficiência e praticidade para o seu cliente escolher o que deseja. Também é possível incluir imagens em alta resolução e descrições detalhadas.
  • Produtos em oferta destacados: outra funcionalidade relativa à exibição das mercadorias é a possibilidade de colocar em destaque o que está em promoção na sua loja virtual, garantindo o aumento no volume de vendas.
  • Ações de fidelização: sabendo da importância de fidelizar clientes para que eles voltem a comprar no seu e-commerce, a Wix possibilita a criação de diferentes campanhas. Entre elas, uma mensagem personalizada é enviada ao cliente quando ele finaliza a compra convidando-o para que retorne em breve.
  • Cálculo de fretes e impostos: de modo automático, fretes e impostos são calculados com muita praticidade e segurança, de acordo com o endereço de residência do cliente, sem que você tenha que se preocupar com isso.
  • Formas de pagamento: garantir uma variedade nesse quesito garante a realização de muitas vendas, assim, a plataforma dispõe de pagamento com cartões de crédito, bancos diversos, Paypal, Authorize.net e outros.
  • Termos de uso da loja virtual: para evitar problemas é importante criar um termo de uso para o seu site, detalhando o seu funcionamento e a política de privacidade, o que confere mais segurança para o seu cliente. O Wix ajuda você a desenvolver esses documentos e disponibilizá-los virtualmente.
  • Painel de gerenciamento: aqui é possível encontrar uma grande variedade de funções, todas elas voltadas à organização e administração do seu negócio. Veja quais são as principais funções:

– Acompanhamento dos pedidos dos clientes;

– Atualização sobre as vendas por meio de e-mails automáticos;

– Controle do estoque do seu e-commerce;

– Carrinho de compras sempre visível para o cliente;

Quais os seus diferenciais

Entre os diferenciais dessa plataforma de criação de loja virtual grátis, está o fato do Wix não cobrar comissões pelas vendas que são realizadas no seu e-commerce. Além disso, é possível tanto vender quanto gerenciar o seu negócio por meio dos aparelhos móveis, sejam eles smartphones ou tablets.

A otimização para mobile colabora com a conversão de vendas do seu empreendimento virtual. Além disso, mesmo sem a ajuda de outros profissionais, é possível montar o seu negócio do zero, customizando o seu site 100%. O Wix conta com ainda com o recurso ShoutOut.

Essa funcionalidade permite, a partir da própria loja virtual, enviar aos seus clientes newsletters e boletins informativos de maneira simples e prática. Assim, é possível mantê-los sempre bem informações, sendo que essa ação também é eficiente para fidelizar clientes.

Quanto custa os seus planos

Os templates, o uso de páginas ilimitadas para a sua loja virtual e a hospedagem profissional são totalmente gratuitas com o Wix. Assim, é possível ter o seu e-commerce de graça, no entanto, é possível pagar valores a partir de 20 reais mensais. Com isso, você obtém demais recursos e possibilidades que a plataforma oferece.

Nesse caso, as vantagens extras com um plano pago são as seguintes:

  • 20 GB de armazenamento;
  • Largura de banda ilimitada ou 10 GB;
  • Domínio gratuito;
  • Até 10 campanhas de e-mail marketing todos os meses;
  • Avaliação de um profissional do e-commerce;
  • Aplicativo de otimização de mecanismos de busca (SEO);
  • Aplicativo de formulários para gerar mais leads;
  • Inclusão de ícone de personalização na barra de endereço do navegador;
  • Remoção dos anúncios Wix.

UOL HOST

A UOL HOST é uma empresa brasileira, com sede em São Paulo, fundada em 2008. Desde então, cresceu em todo o país ao comprar outras empresas e agregá-las ao grupo do qual faz parte, o Universo Online (UOL) que, por sua vez, integra o conglomerado Grupo Folha. Na medida em que cresceu, a empresa também começou a oferecer novos serviços.

Hoje, dispõe de plataforma completa para quem deseja ter uma loja virtual grátis 100% nacional. Além disso, com o UOL HOST é possível contratar um domínio próprio, garantindo o endereço do seu site, bem como ter à disposição contas personalizadas de e-mail. Em caso dúvidas, o seu suporte atende 24 horas por dia, todos os dias.

Como funciona

Para ter uma loja virtual grátis UOL HOST basta fazer a configuração e personalização do seu e-commerce, momento esse em que já é possível incluir o logotipo da sua empresa, bem como o seu nome e definir as suas cores. Depois, você pode cadastrar o seu primeiro produto, adicionar banners na página inicial e criar as categorias da sua vitrine.

Nessa etapa do processo pode-se ainda criar as páginas institucionais do seu negócio online, entre elas, Quem Somos, Política de troca e outras mais que achar necessário. Após dar forma ao seu site, começa a criação de categorias e subcategorias para cadastrar os seus produtos, os quais podem receber imagens e descrições minuciosas, bem como vídeos informativos.

A loja virtual do UOL HOST permite fazer uma vinculação entre produtos que se relacionam, a fim de sugerir aos seus clientes que eles sejam adquiridos de forma conjunta. Também é possível adicionar palavras-chave para ajudar na busca de produtos. Com tudo pronto, chega a hora de conhecer as opções que a plataforma oferece para promover ações de marketing.

No painel de controle, você consegue fazer a integração da sua loja virtual com outros canais de venda, como o Mercado Livre, Buscapé e Facebook. Nas redes sociais, os seus produtos também podem ser compartilhados por meio das ferramentas disponibilizadas pela plataforma.

Quais as suas funcionalidades

  • Design personalizado: é possível personalizar os banners da sua loja virtual com tamanhos variados;
  • Customização de layout: a plataforma permite que todas as áreas do seu negócio online sejam customizadas, como a imagem de fundo, cor do carrinho de compras, da página de detalhes do produto, bem como das páginas internas e da principal;
  • Incorporação de HTML: com esse recurso você pode, na página principal, dar destaque a uma janela de chat, vídeo ou mesmo uma imagem curiosa para atrair a atenção do seu público alvo;
  • Versão responsiva: se contratado o serviço, é possível que a sua loja virtual seja acessada pelos dispositivos móveis, o que hoje em dia é garantia do aumento no número de conversão de vendas;
  • Gestão de produto: com essa funcionalidade é simples incluir mais produtos à vitrine da sua loja virtual. Também é possível importar produtos em lote para agilizar o procedimento;
  • Gestão de marcas: use a função para cadastrar a marca de cada produto e poder agrupá-los de acordo com a sua marca;
  • Gestão de clientes: facilidade na administração do cadastro dos seus clientes, o qual pode ser consultado a fim de obter informações para fidelizá-los;
  • Gestão de pedidos: da mesma forma, permite que os pedidos sejam gerenciados, conferindo maior rapidez na entrega dos produtos, mas também para fazer levantamentos e entender melhor como o seu negócio funciona;
  • Cupom de desconto, desconto exclusivo, e-mails cadastrados e datas especiais: são ferramentas que ajudam você nas ações de fidelização dos seus clientes, oferecendo agrados ao fazê-los se sentirem especiais;
  • Relatórios e estatísticas: obtenha informações sempre atualizadas e fáceis de interpretar para ajudar você na tomada de decisões e na avaliação do desempenho do seu negócio;
  • Comparativos de visitas e funil de compras: o primeiro avalia o desempenho da sua loja virtual com mais essa função que permite conferir a quantidade de clientes que retornaram à sua loja. Já o funil de vendas permite identificar as páginas mais e menos acessadas durante a navegação dos visitantes.
  • Técnicas de SEO: com essa função você coloca em prática a otimização para os mecanismos de buscas, a partir da inserção de palavras-chaves para mais bem posicionar o seu e-commerce nos resultados de busca;
  • Formas de pagamento: o PagSeguro é o recurso oficial do UOL HOST, totalmente seguro, prático e eficiente;
  • Gerenciamento de frete: é possível calcular o preço de frete para qualquer local, sendo que você pode oferecer o frete grátis para quem receber pelos Correios, devido à parceria com a empresa. Outra opção é usar o serviço de transportadoras e motoboys, conforme o destino da entrega.
  • Comentários de produtos: permite que os clientes avaliem o seu produto e você acompanhe o que eles estão dizendo.

Quais os seus diferenciais

O UOL HOST oferece muitas funcionalidades, entre elas, alguns diferenciais em termos de gerenciamento. Entre eles, a gestão de selos, que permite que a sua loja virtual os obtenha com melhor eficiência, inclusive, os selos de segurança, que conferem grande credibilidade aos negócios virtuais.

Você também tem a possibilidade de criar na sua loja virtual uma sessão de Perguntas frequentes para ajudar os seus clientes a esclarecem dúvidas de maneira simples quando estiverem adquirindo os seus produtos. Da mesma forma, é possível contar com uma sessão Fale conosco, para manter afinado o canal de comunicação com os seus visitantes.

E mais, a plataforma permite que haja mais usuários administradores além de você, assim, é possível compartilhar as funções administrativas do seu empreendimento. O UOL HOST possui ainda a menor taxa do PagSeguro por venda e conta com checkout transparente, uma vez que o cliente não é redirecionado para outro ambiente ao concluir a sua compra.

Quanto custa os seus planos

A partir de 40 reais é possível manter a sua loja virtual no UOL HOST, sendo que é gratuita apenas a criação do e-commerce do jeito que você quer. Se você quer economizar, pode escolher pelos planos são anuais, que oferecem bons descontos.

Os preços dos planos variam de acordo com as vantagens extras que a plataforma oferece, entre elas, é possível citar as seguintes:

  • Adição de 300 produtos ou número ilimitado;
  • Mais 10 ou 15 e-mails personalizados;
  • Versão para celular e tablete.

Como escolher entre as lojas virtuais grátis?

Já que as necessidades de uma loja virtual mudam de acordo com o tipo de produto ou serviço que é vendido, público alvo e demais aspectos, existem plataformas de hospedagem de e-commerce que podem se mostrar mais vantajosas do que outras. Além disso, embora muitas funções sejam oferecidas por todas elas, algumas são exclusivas.

Nesse caso, é preciso conhecer bem cada plataforma, inclusive, as suas vantagens e desvantagens para ter as informações necessárias que vão ajudar você a fazer a melhor escolha para o seu negócio online. O valor cobrado pela plataforma é outro ponto relevante, ainda mais se o seu orçamento está curto.

Nessa hora, é preciso colocar na balança os pós e os contras de cada opção e avaliar, em especial, o seu custo benefício. Ou seja, fazer uma relação entre o quanto vai custar o serviço oferecido pela plataforma e o que ela oferece para você.

Dicas para escolher a plataforma de e-commerce certa

Na hora de escolher a plataforma certa para o seu e-commerce, não quer dizer necessariamente que a mais barata é a melhor opção se o dinheiro está apertado ou que a mais cara é a mais completa. Essas são avaliações rasas que não permitem uma conclusão mais assertiva.

Por isso, antes mesmo de escolher pela melhor plataforma para montar a sua loja virtual grátis, é necessário saber do que o seu e-commerce precisa. Assim, recomenda-se que você faça um plano de ação, colocando no papel as seguintes informações: o que pretende vender e quem é o seu público alvo.

Além disso, pense sobre quantos produtos inicialmente serão comercializados, a quantas categorias eles pertencem, qual a abrangência das suas vendas e que ações de marketing serão usadas para divulgar as suas mercadorias.

Com esses dados bem claros na sua mente, fica mais fácil identificar as suas necessidades e, por consequência, escolher a plataforma de criação de loja virtual grátis ideal. Isto é, a opção que mais certamente está adequada as necessidades do seu empreendimento virtual.

Webnode – vantagens e desvantagens

Vantagens:

Mesmo sem entender nada de programação, o usuário consegue montar a sua loja virtual grátis com facilidade e muita praticidade,

Oferece uma variedade satisfatória de templates, permitindo que as pessoas consigam criar um e-commerce do jeito que desejam, independente do nicho ao qual o seu negócio online pertença.

Mesmo que limitado, a plataforma conta com um plano gratuito para colocar no ar a sua loja virtual rapidamente.

Quem optar por um dos planos pagos possui mais possibilidades de acordo com o valor, sendo que vale a pena investir na plataforma. Isso porque as possibilidades são ilimitadas, inclusive, em relação ao uso das ferramentas de marketing disponíveis pelo Webnode.

A plataforma conta com um construtor de loja virtual muito eficiente, com a vantagem extra de contar sempre com atualizações modernas, que oferecem novos recursos aos seus usuários.

Desvantagens:

O plano gratuito do Webnode não permite que o usuário configure um domínio próprio.

O plano gratuito também dispõe de espaço para armazenamento limitado, sendo que o mesmo acontece com o tráfego que oferece.

Shopify – vantagens e desvantagens

Vantagens:

Oferece muitos recursos para gerenciar os produtos e as vendas da sua loja virtual, tanto em relação ao setor de estoque, descontos, bem como clientes e encomendas.

Quem não quer ter surpresas, pode usar a plataforma durante 14 dias gratuitos para conhecer melhor o seu funcionamento.

Com o Shopify é possível vender para todo o mundo, permitindo que o seu negócio online cresça e conquiste clientes nos mais diversos países. Mas claro, para tanto, é preciso ter um ótimo planejamento comercial e estratégia de marketing.

Desvantagens:

Não tem planos gratuitos e o plano com valor mais baixo já começa alto para muitos bolsos.

Existem as taxas de transação em todos os planos oferecidos para criar e mante a sua loja virtual.

O plano com preço mais baixo não oferece alguns recursos como cartões presente, relatórios profissionais, recuperação de carrinho de compras abandonado, criador de relatórios avançados e cálculo de taxas de frete de terceiros.

Wix – vantagens e desvantagens

Vantagens:

É possível ter uma loja virtual grátis mesmo sem dominar nada de programação, uma vez que o seu construtor de sites é bastante completo.

A opção de templates disponibilizada pela plataforma é realmente imensa, fazendo com que qualquer tipo de negócio online encontre o visual mais adequado para ser colocado em prática.

Os planos pagos do Wix são baixos, permitindo que mesmo um investimento relativamente pequeno seja o suficiente para ter uma loja virtual de sucesso.

A plataforma conta com plano gratuito para os empreendedores que estão com o orçamento apertado ou mesmo não dispõem de capital inicial.

Mesmo o plano gratuito do Wix permite que os seus usuários enviem newsletters através da sua loja virtual.

É possível criar lojas virtuais usando o HTML5, que se trata de uma das linguagens para web mais recentes. Isso significa que é uma plataforma moderna, inovadora e completa.

A Wix possui um layout extremamente intuitivo e, por isso, fácil de manusear, além de contar com visual leve e, por isso, mais atrativo.

Devido ao fato da plataforma contar com muitos serviços online, quem monta uma loja virtual nela não precisa investir em hospedagem.

O Wix realiza as atualizações do construtor de sites de maneira automática, assim, o usuário não precisas se preocupar com isso.

Ao mesmo tempo em que se monta uma loja virtual na plataforma já é possível esclarecer possíveis dúvidas. Isso acontece graças aos pontos de interrogação que existem em cada bloco editável. Assim, ao clicar na interrogação uma janela é aberta com as informações pertinentes.

Desvantagens:

O plano gratuito do Wix possui recursos limitados, bem como espaço de armazenamento reduzido, além de não ser permitido usar um domínio próprio.

O plano grátis da plataforma exige que o usuário exiba propagandas em sua loja virtual.

Embora ofereça o serviço de otimização para os motores de busca (SEO), essa funcionalidade deixa a desejar porque não atinge os objetivos esperados.

A plataforma apresenta instabilidade, podendo sair do ar, em alguns momentos.

O suporte do plano gratuito do Wix não é o mais eficiente e, por isso, os usuários que precisam tirar as suas dúvidas precisam ter paciência.

O Wix conta com algumas restrições quanto a sua flexibilidade, como o fato de que depois de ter escolhido um template para a sua loja virtual não poder mais trocar.

O usuário só pode usar temas e plugins oferecidos pelo próprio Wix, a boa notícia é que existem muitos de cada um deles.

Depois de montar uma loja virtual nessa plataforma, não é possível levá-la a outra empresa, ou seja, o seu e-commerce só funciona no Wix.

A plataforma não oferece o serviço de e-mail, o que é muito importante para gerenciar um negócio online, por isso, deve ser contratado à parte. Para tanto, é indicada o Google Apps, no entanto, o usuário pode usar outro serviço de e-mail se preferir.

UOL HOST – vantagens e desvantagens

Vantagens:

É uma empresa brasileira, o que é perfeito para os empresários que, ao abrirem a sua loja virtual, desejam investir no mercado nacional de tecnologia.

Oferece o serviço de hospedagem a quem montar a sua loja virtual grátis na sua plataforma, assim, as chances do seu negócio se manter no ar, ou seja, estável são maiores.

Com o UOL HOST, cada loja virtual possui os seus recursos isolados, evitando que um domínio atrapalhe as operações do outro.

A plataforma conta com ótima taxa de download e upload, permitindo tanto que você adicione mais itens a sua loja virtual com tranquilidade quanto os seus clientes naveguem por ela sem empecilhos.

O UOL HOST dispõe do serviço de loja virtual responsiva, isso significa que sempre que você mudar alguma coisa no seu negócio online, automaticamente, o mesmo acontece nos dispositivos móveis. Isso é diferente do site mobile, que precisa ser atualizado tanto o e-commerce tradicional quanto o móvel, pois são duas versões diferentes.

Todos os planos oferecidos pela plataforma já dispõem de cinco contas de e-mail profissional.

Com o UOL HOST é possível contar com um profissional especializado para montar a sua loja virtual em poucos dias, caso tenha interesse. No entanto, essa possibilidade faz parte apenas de alguns planos.

A loja virtual, que é criada no UOL HOST, conta com integração com outras empresas importantes do mercado nacional. Entre elas, é possível citar Correios, PagSeguro, Mercado Livre, Buscapé, Twitter, eBit e outras.

Desvantagens:

Ocorrem instabilidades na plataforma e, por isso, a sua loja virtual pode ficar fora do ar por alguns momentos.

O suporte de atendimento ao cliente nem sempre oferece um resultado rápido e eficiente.

Não possui um plano gratuito, nem mesmo com os recursos básicos, para criar a sua loja virtual.

Comparação entre as plataformas para loja virtual grátis

Depois de ler sobre cada uma das principais plataformas para criar a sua loja virtual grátis é possível tirar muitas conclusões, ainda mais quando elas são comparadas entre si. De forma geral, é possível dizer que todas as empresas citadas são relativamente bem parecidas, principalmente, em relação ao modelo de criação de e-commerce.

Isso se refere ao fato delas todas serem fáceis e práticas de usar, embora o Wix se mostre a ferramenta mais intuitiva entre as demais. Quanto aos recursos, o mesmo pode ser dito de maneira geral, sendo que a diferença principal fica no fato de que algumas funcionalidades estão disponíveis apenas nos planos pagos das plataformas.

E mais, apenas a Wix e a Webnode possuem planos gratuitos para você manter o seu empreendimento virtual. Embora eles sejam bastante básicos e limitados, podem ser o suficiente para quem está com o orçamento curto, mas deseja colocar em prática o seu negócio online.

Além disso, considerando todos os recursos, independente deles terem que ser pagos ou não para integrarem a sua loja virtual, a UOL HOST se destaca quanto à função responsiva. Isto é, diferente de outras plataformas, essa oferece loja virtual responsiva, o que significa que pode ser acessada nos dispositivos móveis.

Na realidade, isso também acontece com o e-commerce que dispõe da função mobile. No entanto, quando é mobile, existem duas versões de loja virtual e, por isso, as atualizações devem ser feitas em ambas, ou seja, tanto no modelo tradicional quanto para os dispositivos móveis.

Já quando a atualização é realizada no seu negócio online responsivo, a loja virtual em aparelhos móveis é automática, garantindo uma melhor visualização em smartphones, tablets e outros. Outra questão é que, aqui, são avaliadas plataformas com diferentes anos de experiência no mercado nacional.

Desse modo, o número de avaliações a respeito do Shopify é pequeno em relação aos demais porque se trata de um serviço mais jovem no Brasil. Nesse sentido, vale dizer que, há poucos anos, essa plataforma não contava com páginas em português para os usuários brasileiros. No entanto, nos últimos tempos, isso já mudou, pois enxergou por aqui um público consumidor.

Além disso, o Shopify possui a vantagem de ser uma plataforma com a qual se pode vender para qualquer parte do mundo. Já o Webnode, apesar das suas vantagens todas, é considerado por alguns usuários levemente limitado quando as suas opções de customização são comparadas aos seus concorrentes diretos.

Por outro lado, o Wix, que já possui alguma tradição no mercado nacional, conta com muitos adeptos atualmente. Mesmo assim quando o Webnode e o Wix são comparados, é o primeiro que fica na frente quanto ao número de modelos de sites disponibilizados em sua plataforma. Mesmo assim, é o Wix que está na frente em termos de inovação, graças ao seu HTML5.

Para quem está com o orçamento apertado, qual a melhor opção?

Nesse caso, é possível escolher entre o Webnode e o Wix, que possuem planos gratuitos.

Para quem procura uma plataforma top, qual plataforma escolher?

O Shopify é o que oferece mais funcionalidades para a sua loja virtual, tanto de gerenciamento quanto para promover o seu produto por meio de campanhas de marketing.

Para quem prefere facilidade na hora de criar loja virtual, por qual optar?

O Wix é considerado a plataforma mais simples de usar e intuitiva.

Para quem busca uma marca de prestígio, que plataforma usar?

Webnode, Shopify, Wix e UOL HOST ficam empatadas nesse aspecto. Isso porque todas elas possuem boas avaliações, vantagens e mostram-se empresas sólidas no mercado de e-commerce.

Para quem deseja contar com maior variedade de funcionalidades, qual a mais indicada?

A Shopify também fica na frente, no entanto, estamos falando em número de funções e nem sempre isso é o melhor para o seu negócio online. Mais importante do que quantidade é qualidade. Ou seja, escolher pela plataforma de criar loja virtual grátis que permita ao seu empreendimento virtual oferecer o que você deseja e do jeito que quer.

Loja virtual grátis: quais as melhores plataformas para criar loja virtual
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