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O que o profissional de e-mail marketing faz?

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marketing digital: e-mail marketing

Engana-se quem acredita que o e-mail caiu em desuso. Ele não só continua sendo uma importante ferramenta de comunicação, como, também, se tornou uma excelente plataforma de publicidade. Mas, para que ele possa ser utilizado de maneira correta, é preciso de um profissional de e-mail marketing.

Ele é um importante elemento dentro do departamento de marketing de uma empresa, pois é ele o responsável por planejar, criar e executar campanhas específicas para o e-mail.

Mais do que simplesmente disparar newsletters, ele precisa elaborar um plano de ação para aumentar os rendimentos de uma empresa, bem como melhorar o relacionamento dela com seus clientes.

Para isso, o profissional de e-mail marketing irá utilizar uma série de técnicas e ferramentas para estimular a conversão de contatos em leads (potenciais clientes), e, dessa maneira, estimular o aumento nos rendimentos da empresa.

Qual a importância e como funciona o profissional de e-mail marketing?

Com o surgimento da Era Digital, vários processos foram modificados. O mercado teve que se adaptar a um novo ritmo de trabalho, bem como a novas demandas do dia a dia, que exigiam mais desempenho e rapidez.

Além disso, os consumidores também mudaram. Se antes os clientes tinham que aceitar qualquer tipo de produto ou serviço oferecidos, pois não havia formas efetivas de se reclamar, hoje, eles possuem um grande poder, podendo expressar sua opinião em diversas plataformas.

Por conta disso, novas formas de relacionamento com os clientes tiveram que ser criadas para que a empresa conseguisse conquistar a confiança dos consumidores, bem como estimulá-los a comprar mais.

Foi assim que nasceram as diversas estratégias de marketing digital que conhecemos hoje, inclusive, o e-mail marketing. Por muito tempo esse tipo de ferramenta foi considera SPAM por muitos internautas, pois seu formato era pouco chamativo, e sua abordagem extremamente agressiva e ineficaz.

Era muito comum pessoas, ao identificarem uma mensagem do gênero, colocarem ela diretamente na lixeira, sem nem o menos abrir parar ver seu conteúdo.

Contudo, hoje, esse cenário é totalmente diferente. A ferramenta foi adaptada, e os profissionais aprenderam novas maneiras de utilizá-la, dessa vez, de forma mais atraente, respeitando o espaço digital do usuário.

Ela é importantíssima para o marketing digital de uma empresa, pois, trabalha diretamente com contatos específicos, enviando conteúdos elaborados especialmente transformá-los em leads.

Com a ascensão das redes sociais, muitas pessoas acreditaram que essa ferramenta iria ficar obsoleta, contudo, atualmente, segundo dados da Pew Research, cerca de 92% dos adultos online possuem um e-mail e o utilizam com frequência.

Isso mostra o grande potencial e importância dessa ferramenta. Mais do que simplesmente mais um canal de conteúdo, o e-mail marketing tem a função de conversão, que está diretamente ligada aos rendimentos de uma empresa.

Por conta disso, essa estratégia precisa ser aplicada e gerenciada sob a orientação de um analista de e-mail marketing. É ele quem terá o conhecimento e as habilidades adequadas para utilizar o máximo de potencial dela.

Quais as funções desse tipo de profissional?

O profissional de e-mail marketing possui uma rotina de trabalho bem atarefada, que exige muito foco e conhecimento. Ele é responsável por executar uma série de ações que necessitam de habilidades específicas com ferramentas de marketing digital.

  • Gerenciamento de campanhas: Uma das funções primordiais desse tipo de especialista gerenciar campanhas de publicidade que utilizam o e-mail como plataforma de veiculação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdos para se trabalhar com esse tipo de estratégia, e o profissional de e-mail marketing precisa saber como funcionam todos eles.  Mais do que simplesmente criar materiais, ele precisa analisar os resultados que eles geram.

  • Análise de Métricas: As métricas são um conjunto de parâmetros que o profissional utiliza para medir o desempenho de suas campanhas. Elas são essenciais, pois, mostram exatamente quais formatos estão sendo mais aceitos pelos consumidores.

Além disso, elas também ajudam a marca a traçar um perfil do seu cliente, o que permite que ela crie novas estratégias de marketing digital mais adequadas para o seu público-alvo.

  • Segmentação: Ao se capturar contatos, é muito importante que eles não sejam tratados como um único público que pode ser abordado de uma única maneira. É preciso separá-los em grupos específicos para se trabalhar de formas distintas com cada um.

Essa função de segmentação pertence ao profissional de e-mail marketing que precisa fazer e a triagem de todos os contatos para facilitar não só o próprio trabalho, como, também, de outros setores relacionados.

  • Utilização e configuração de ferramentas: O especialista também tem a função aplicar, de maneira adequada, técnicas e ferramentas que estimulem a geração de leads, bem como melhorem o relacionamento entre empresa e clientes.

Existem uma vasta gama de instrumentos que podem ser utilizados no e-mail marketing, cada qual com recursos específicos. O especialista é quem vai saber utilizar e configurar essas ferramentas de maneira adequada.

Essas são apenas algumas funções do profissional de e-mail marketing. Apesar dele utilizar apenas uma única plataforma de comunicação, o volume de trabalho do profissional é muito grande, pois, ele precisa lidar com diversas informações e conteúdos diferentes.

Mais do que simplesmente enviar e-mails, o especialista precisa estudar a melhorar estratégia de marketing digital para atingir os contatos de forma eficaz, construindo, assim uma fidelização de marca e criando consumidores frequentes.

Ferramentas utilizadas pelo analista de e-mail marketing

A internet trouxe para o mercado uma nova forma de se trabalhar. Isso porque, os usuários são extremamente exigentes em relação a rapidez e qualidade. Para conseguir acompanhar esse ritmo, são necessárias ferramentas específicas.

Mais do que isso, é preciso conhecimento para saber utilizá-las de forma eficiente, conseguindo obter resultados que serão extremamente úteis para a empresa. O analista de e-mail marketing utiliza uma série de plataformas, entre elas:

  • Newsletter: É uma espécie de boletim com as principais novidades da empresa. Pode conter promoções exclusivas, ou, simplesmente, notícias relacionadas a marca.

É uma importante ferramenta de relacionamento, pois, deixa o cliente sempre atualizado sobre novidades importantes da empresa, e, o incentiva a sempre acompanhar as páginas da web da marca.

  • MailChimp: A plataforma tem como principal função gerenciar os contados de um negócio online. Ela é essencial para que o analista de e-mail marketing possa se organizar e disparar conteúdos específicos para cada grupo.

Além disso, é possível criar, com a ferramenta, campanhas a partir de modelos personalizáveis, o que facilita o trabalho do profissional. O MailChimp também permite a integração os sistemas de mensuração de dados, o que permite a análise de métricas.

  • Fluxo de Nutrição: Funciona de maneira parecida os newsletters, mas, ao invés dos e-mails disparados conterem novidades da marca, eles possuem conteúdos educativos, com informações relevantes sobre a empresa.

O objetivo é manter o lead sempre informado sobre a marca, estimulando, assim, a fidelização e confiança dos possíveis compradores, bem como as decisões de compra.

  • Autoresponder: Nem sempre o analista de e-mail vai estar disponível para responder consumidores ou dispara conteúdos. É aí que as ferramentas de autoresponder entram em ação. Elas têm como objetivo automatizar esses processos quando o profissional não está por perto.

Dessa maneira, o especialista irá agendar uma série de e-mails que precisam ser disparados, e, enquanto a ferramenta trabalha, ele pode ir executando outras funções importantes da sua rotina de trabalho.

  • iContact: É uma importante ferramenta de integração de contatos. Com ela, é possível capturar unir clientes de diferentes fontes e gerenciá-los de forma prática e fácil.

O especialista pode, por exemplo, criar listas específicas para criar campanhas pontuais baseadas nos interesses dos usuários, estimulando, assim um relacionamento mais próximo entre marca e consumidores.

  • MailJet: Essa é uma plataforma essencial para a automatização do fluxo de nutrição. Com ela é criar conteúdos de e-mail marketing para diferentes tipos de dispositivos, e, ainda por cima, programa-los para serem publicados posteriormente.

Além de ter modelos prontos, a MailJet permite que o profissional de e-mail marketing possa editar diretamente o código fonte das mensagens. Dessa maneira, é possível criar conteúdos específicos para diferentes grupos de contatos.

Essas são apenas algumas dos instrumentos que o profissional de e-mail marketing utiliza no seu dia a dia. Dependendo do segmento e porte da empresa, ele pode precisar usar outras plataformas para obter melhores resultados e automatizar o seu trabalho.

Mercado de trabalho

A Era Digital trouxe uma nova gama de profissionais essenciais para os setores de marketing de empresas. Hoje, focar apenas em mídias tradicionais já não é mais o suficiente. Isso porque, as pessoas mudaram o seu modo de consumir informações.

Antes elas eram apenas receptoras de conteúdo, mas, agora, elas podem interagir com as marcas diretamente, por meio de várias plataformas de comunicação, entre elas: chats, redes sociais, e, claro, o e-mail. Isso acarretou novas demandas por parte das empresas.

Agora, as organizações precisam de profissionais qualificados que saibam lidar com o ritmo constante de atualização da internet. Por conta disso, o mercado de trabalho para quem deseja se tornar um profissional de e-mail marketing é muito amplo.

Hoje, se uma empresa não possui presença na internet ela já está e grande desvantagem perante seus concorrentes. Atualmente, mais da metade da população brasileira possui acesso a internet e a utiliza para pesquisar e comprar produtos e serviços.

Logo, as marcas precisam de pessoas que saibam lidar com esse público em específico, que tem demandas completamente diferentes dos consumidores tradicionais. Muitas empresas, inclusive, possuem mais do que apenas um analista de e-mail marketing em sua equipe.

O mercado de trabalho para esse tipo de profissional é muito abrangente, pois, é possível atuar em diversos segmentos. De uma loja de produtos para pets até uma agência de modelos, as possibilidades de atuação são as mais variadas.

Além disso, outra opção para quem deseja se tornar um especialista do gênero é ser um profissional freelancer, ou um Micro Empreendedor Individual (MEI). Ambas as alternativas tem crescido muito no Brasil, principalmente por conta da crise que assolou o país nos últimos anos.

Dessa maneira, o profissional de e-mail marketing pode atuar com diversos clientes, ao invés de apenas em uma empresa. Isso trás uma série de vantagens para o profissional.

  • Flexibilidade de trabalho: Trabalhar como freelancer permite que o especialista possa ter uma rotina de trabalho mais flexível. É possível atuar em no conforto do ar, mas, com a mesma qualidade de um escritório.

Além disso, ele pode oferecer diferentes tipos de serviços para as empresas. É possível trabalhar, por exemplo, apenas com consultorias, ou, com a produção de campanhas pontuais para datas específicas, como a Black Friday, data importantíssima para o varejo.

  • Opção de trabalhar com vários clientes: Como Micro Empreendedor Individual (MEI) ou freelancer, o profissional de e-mail marketing pode trabalhar com uma carteira de clientes variada, e não apenas uma única empresa.

É possível atender empresas de diferentes segmentos e portes, e oferecer serviços diferentes para cada uma delas. Além de conseguir experiência em diferentes áreas, isso estimula o crescimento da carreira profissional do especialista.

  • Altos rendimentos: Por ser um modelo de trabalha mais flexível, o profissional que atua de forma liberal consegue, muitas vezes, obter mais rendimentos do que um registrado. Isso porque ele não precisa trabalhar com um salário fixo.

Como freelancer o profissional pode tanto oferecer serviços mensais para seus clientes, quanto, fechar Jobs específicos com valores maiores. Por exemplo, é possível oferecer consultoria mensal para uma loja virtual, e, durante o Natal, fechar uma campanha exclusiva com ela.

De modo geral, o mercado de trabalho para os profissionais que atual com marketing digital é bem amplo, e possui uma alta demanda. Contudo, ele é, também, bastante concorrido.

Isso porque essas profissões da Era Digital têm sido bastante buscadas por jovens que desejam trabalhar com aquilo que mais gostam, a internet. Para conseguir se destacar como profissional de e-mail marketing nesse mercado tão concorrido o conhecimento e a experiência são fatores indispensáveis.

Qual é o salário médio desse profissional?

Mas afinal, quanto ganha um profissional de e-mail marketing? Essa é a pergunta que a maioria das pessoas que desejam se tornar um especialista do gênero fazem.

Bom, o salário para quem atua nessa profissão vai depender de muito do tipo de empresa de atuação, bem como o porte dela. Em média, o profissional pode ganhar cerca de R$ 4.500, sendo que o mínimo exigido em registro em carteira é de R$ 1.200.

Contudo, esse valor pode variar. Multinacionais e empresas de grande porte tendem a investir mais no departamento de marketing digital, possuindo, inclusive, mais do que apenas um profissional de e-mail marketing na equipe. Logo, quem atua nessas organizações terá rendimentos maiores.

Além disso, assim como diversos outros cargos, o tempo de atuação dentro de uma entidade também irá interferir nos ganhos do especialista. Um profissional Jr, com certeza irá ganhar menos do que um Senior, por exemplo.

Outro fator importante a ser ressaltado são as marcas que trabalham com sistemas de comissões, onde, quanto maior a taxa de convergência dos leads, maiores serão os ganhos do profissional de e-mail marketing.

Isso sem contar, claro, os freelancers e Micro Empreendedres Individuais (MEIs) que atendem vários clientes, e consequentemente, conseguem vários tipos de ganhos.

Basicamente, o salário do especialista irá depender: do local onde ele trabalha; do seu conhecimento e habilidades; da sua experiência; e do seu tempo de atuação dentro da empresa.

O que é preciso para se tornar um profissional de e-mail marketing?

Não existe um curso específico de profissional em e-mail marketing, contudo, o ideal é que você tenha uma graduação em alguma área do marketing, ou experiência em segmentos relacionados a ela.

Além disso, é essencial que você tenha especializações em ferramentas e técnicas utilizadas no marketing digital, tais como: campanhas de divulgação, plataformas de gerenciamento de conteúdo, análise de métricas, desenvolvimento HTML entre outras.

Ter uma ótima escrita, bem como uma comunicação fluída também são habilidades essenciais para quem deseja se tornar um profissional de e-mail marketing. Isso porque, como o especialista estará lidando diretamente com o público, ele precisar saber se comunicar de maneira correta.

É muito importante, também, que o profissional tenha total domínio sobre ferramentas de segmentação e otimização, que são essenciais para quem trabalha com contatos na internet.

O especialista precisa ter todas as habilidades necessárias para planejar, criar e aplicar estratégia de e-mail marketing, mas, também, saber analisar os resultados obtidos com essas ações.

O aperfeiçoamento constante também é uma exigência pra quem deseja se tornar um profissional de e-mail marketing. Ele precisa não só saber utilizar ferramentas e técnicas, como, também te que estar por dentro das últimas tendências tecnologias do setor.

Existe uma extensa gama de instituições de ensino, físicas e online, que oferecem cursos de especialização para os chamados profissionais da Era Digital. É possível realizar desde workshops de liderança, até oficinas de construção de templates para e-mail.

O mais importante para quem deseja se tornar um profissional de e-mail marketing é ter muito dinamismo, boa comunicação e conhecimento em ferramentas essenciais para se elaborar estratégias de marketing digital.

A importância do profissional dentro de uma equipe de marketing digital

Hoje, qualquer empresa precisa ter uma equipe de marketing digital estruturada se quiser ter um bom desempenho na internet. Ela precisa ter integrantes que atuem com plataformas específicas, mas, que também trabalhem de forma conjunta.

Isso porque, o modo de consumir das pessoas mudou muito com a popularização de plataformas de comunicação, e com a facilitação do acesso a internet.

Se há décadas trás ela era usada apenas para grupos seletos de pessoas que tinham um grande poder aquisitivo, hoje ela está disponível para mais da metade da população que a utiliza para praticamente tudo.

Mesmo com a popularização das redes sociais o e-mail ainda é uma ferramenta que se mantem firme no mercado digital, pois oferece uma série de diferenciais que outras plataformas não possuem.

  • Proximidade: Por se tratar de um canal direto de comunicação com o usuário, o e-mail marketing é uma ferramenta que oferece mais proximidade do que outras plataformas de comunicação.

No Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, você fala com o público-alvo de forma geral, com mensagens mais genéricas que atinjam diferentes tipos de pessoas. Já com o e-mail marketing você pode trabalhar com conteúdos exclusivos para cada cliente.

Apesar de exigir mais trabalho, a ferramenta auxilia na construção de um relacionamento entre empresa e cliente. Além disso, ao mandar mensagens personalizadas aos consumidores, isso estimula a confiança dos clientes perante a empresa.

  • Alcance Previsível: Enquanto as redes sociais limitam o seu alcance a pessoas que curtiram a página, e que acompanham as atualizações. Com o e-mail marketing você tem a certeza de que determinado número de pessoas receberão a mensagem.

 

Isso porque, todas as pessoas que estão dentro de seu banco de dados irão receber, com certeza, os conteúdos enviados, sem depender de algoritmos que irão julgar a relevância da mensagem por meio de fatores, nem sempre tão confiáveis.

  • Formato Flexível: Com o e-mail marketing é possível trabalhar com diferentes templates, o que torna a produção de conteúdo bem mais flexível, em plataformas como o Facebook, por exemplo, você se prende a um único tipo de postagem, que só pode ter a imagem alterada.

Já no e-mail marketing, você tem uma verdadeira tela em branco para se trabalhar. Tudo que você precisa é habilidade e criatividade para criar mensagens que chamem a atenção dos contatos e os convertam nos tão cobiçados leads.

  • Retorno Financeiro: Tendo uma plataforma e um profissional de e-mail marketing você com certeza irá ter um alto retorno financeiro. Isso porque, enquanto outras ferramentas cobram por tipos de anúncios, no e-mail marketing você não precisa realizar altos investimentos.

Para aproveitar todo o potencial dessa plataforma, é essencial que você tenha um profissional de e-mail marketing na sua equipe. Somente ele que saberá exatamente como utilizar técnicas adequadas para que suas campanhas obtenham bons resultados e gerem retorno financeiro para a empresa.

O especialista terá todos os conhecimentos necessários não só para planejar, criar e executar estratégias de marketing digital dentro do e-mail, como também, saberá como analisar os dados obtidos.

O profissional de e-mail marketing é um elemento essencial para qualquer empresa que deseje aproveitar o potencial da internet para alavancar o sem desempenho e aumentar os seus rendimentos.

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