Shopify: tudo que você precisa saber para criar sua loja virtual nesta plataforma

Shopify: tudo que você precisa saber para criar sua loja virtual nesta plataforma
Shopify: tudo que você precisa saber para criar sua loja virtual nesta plataforma
5 (100%) 1 vote

Para quem trabalha com e-commerce, é essencial ter uma loja virtual que seja prática, fácil de usar e com um design bonito e arrojado. Essa é a ideia do Shopify, uma das plataformas mais completas para esse objetivo.

Além de contar com a facilidade de criação, a loja virtual do shopify tem o máximo de segurança que você possa precisar e com benefícios exclusivos, como a hospedagem gratuita.

Tenha seu e-commerce hoje mesmo, sem que seja preciso gastar com programação e contratação de designer gráfico, já que ela vem com inúmeras opções de modelos diferentes para que você possa escolher aquele que mais se adeque às suas necessidades e que tenha a cara da sua loja online.

Veja os benefícios de ter uma loja shopify!

Venda o que você desejar!

A loja virtual Shopify pode ser utilizada para vender qualquer produto que você deseje. A plataforma é muito completa e totalmente personalizável.

Venda móveis, roupas, acessórios e qualquer outro produto de forma muito simples, sem precisar da ajuda de profissionais específicos, já que ela é muito interativa e de fácil compreensão.

Ou seja, tudo aquilo que possa ser comercializado online cabe na estrutura da loja virtual Shopify, com vantagem na facilidade de configuração e com várias opções de design.

Tenha acesso a modelos exclusivos!

Imagine o quanto você gastaria com a contratação de um profissional de design para criar um modelo próprio para sua loja virtual? Isso sem falar da parte de programação que, para ser completa, precisaria de inúmeros botões de vendas e um árduo trabalho específico.

Tudo isso é muito caro e exige um investimento alto!

Quem está no início da sua carreira online, pode sofrer para arcar com esses altos custos. A solução mais viável é optar por interfaces prontas, mas que sejam profissionais e bonitas, afinal, isso será essencial para que sua loja online tenha sucesso.

Com o Shopify, você terá acesso a mais de 100 modelos exclusivos de lojas virtuais, criados por designers conceituados como Happy Cog, Clearleft e Pixel Union. Esses modelos estão disponíveis tanto na versão Premium quanto na versão gratuita.

Esse é um diferencial incrível da plataforma, porque faz com que as lojas tenham personalidade, sejam a cara de quem está criando e raramente sejam parecidas umas com as outras. É uma forma de ter exclusividade e apresentar aos seus clientes algo muito próprio da sua marca, com a vantagem de caber no seu bolso e deixar espaço para outros investimentos, como a compra de produtos e estoque preparado para um volume grande de vendas.

Passe a aceitar cartões de crédito hoje mesmo!

Todos sabem o quanto é importante que uma loja aceite cartões de crédito nas suas vendas. Afinal, esse é o meio de pagamento mais comum do mundo! Agora, imagine realizar vendas online apenas pelo boleto bancário? Você consegue imaginar quanto iria perder com essa atitude?

Então, não pense duas vezes e só aceite criar uma loja virtual que possa ter esse benefício a mais. Como o Shopify, é possível ter acesso a mais de 70 gateways de pagamento, incluindo o PayPal, que é um dos mais famosos do mundo.

De forma simples, fácil e interativa, você mesmo poderá configurar seus pagamentos e aceitar os mais variados cartões. Isso significa mais clientes interessados e mais vendas! Além disso, é preciso citar que sua loja será equipada com certificado SSL e conformidade PCI e será totalmente hospedada pelo Shopify.

Opte por praticidade!

É preciso lembrar o quanto uma loja virtual feita manualmente exigiria esforços e investimentos – que não são apensas financeiros. Se optar por construir do zero uma página, muito tempo será desperdiçado com detalhes que, na loja virtual Shopify, já vem prontos para escolha rápida e fácil. Além disso, tudo poderá ser do seu jeito, com a sua cara e da forma que você achar mais agradável. Será possível escolher cada detalhe, fazendo com que sua marca seja muito própria. Com opções incríveis de templates, será mais fácil escolher qual combina mais com a sua loja!

Funcionalidades da loja Virtual Shopify

Comércio para dispositivos móveis

É comum encontrar pela Internet, sites que são sejam otimizados para Smartphone ou para Tablet. Se você pensar bem, quase todas as pessoas utilizam essas ferramentas para navegar pela web e até mesmo para realizar compras, com aplicativos de bancos, por exemplo.

Não ter essa funcionalidade significa atraso e perda de muitas vendas em potencial. Sua loja virtual no Shopify estará totalmente apta para ser utilizada em celulares, tablets e todos os tipos de dispositivos móveis. Você estará entre os melhores sites de vendas, pois terá recursos essenciais para chegar ao topo.

Tenha a ajuda de um especialista

Você pode pensar que ter uma loja virtual pronta signifique avançar completamente sozinho, sem a ajuda de ninguém. Isso pode ser uma realidade na maioria das plataformas, mas não no caso da Shopify.

Apesar de ser muito interativa e dar a possibilidade para que os clientes escolham todos os detalhes, a loja virtual shopify conta com um time excelente de especialistas, que estará apto a dar o suporte desde o início até na hora de fechar vendas. Dicas, conselhos e explicações detalhadas são oferecidas pela equipe, o que significa que você não estará sozinho nesse novo empreendimento.

Suporte de gerenciamento

Além de criar uma loja virtual de sucesso, é essencial ter um gerenciamento de qualidade, que esteja à altura dos seus produtos. Fazer isso de forma rápida e que otimize seu tempo é a principal característica do Shopify. Veja algumas funcionalidades oferecidas para gerenciar sua página com qualidade:

  • Perfis de clientes: Fique por dentro de tudo que seus clientes compram e tenha acesso aos históricos deles em um clique.
  • Contas de clientes: Seus clientes terão a opção de cadastramento no site, o que ajuda a estimulação de novas compras.
  • Grupos de clientes: Poder categorizar cada cliente e agrupá-los através de localização, histórico e preferências ajuda na hora de gerar novos leads.
  • Centros de processamento: Você pode personalizar uma solução de processamento ou conectar com soluções famosas como a Amazon.
  • Processamento de pedidos: A um clique de distância, você poderá processar todos os seus pedidos, o que irá facilitar na hora de gerenciar os pedidos do dia ou da semana.
  • Dropshipping: Tenha sua loja virtual integrada com aplicativos como ordoro e Inventory.
  • Gerencie a sua loja onde você estiver: Com um aplicativo exclusivo da Shopify, você pode gerenciar sua página de onde estiver, contatar clientes, atualizar informações e gerenciar os inventários.
  • Modelos de e-mail: E-mails personalizados, com design escolhido por você, de forma profissional e atraente.

Ferramentas exclusivas para os produtos

Com a shopify, é possível gerenciar todo o seu inventário, saber quanto resta em seu estoque, quanto foi vendido e quais produtos estão esgotados. Uma boa notícia é que, cada vez que um produto acabar, ele será automaticamente deixado de ser vendido, evitando problemas com seus clientes.

Também será possível vender variações de cada um dos seus produtos. Ou seja, se existem tamanhos ou cores diversas, é possível que cada um seja personalizável de acordo com o que você preferir. Eles poderão ser organizados de forma bem simples, seja por categoria, por preço ou outros. Isso facilita muito na hora de encontrar um produto em específico e faz com que o cliente não fique perdido na loja.

Ainda falando sobre as funcionalidades em relação aos produtos, é possível adicionar imagens deles da forma que você preferir e em vários ângulos. Não restarão dúvidas aos seus clientes.

E, se você vende produtos digitais, a shopify irá ser essencial para isso. É possível que seu cliente baixe diretamente da página todos os seus produtos digitais, sem grandes dificuldades.

Marketing e SEO

Otimização para motores de busca (SEO)

Para uma loja virtual de sucesso, é essencial trabalhar o marketing e o seo da página. Afinal, serão eles que irão trazer para ela os seus clientes em potencial. E a Shopify irá usar as melhores estratégias nesse quesito. A plataforma te dá acesso à inúmeras ferramentas essenciais para um bom SEO, como H1, H2 e H3 customizável, tags, meta descrição, título e subtítulos. Tudo isso de forma prática e de fácil aprendizado.

Dê aos clientes as melhores promoções!

A plataforma da Shopify traz a opção de dar aos seus clientes cupons de descontos personalizados de acordo com aquilo que for melhor para você. É possível optar por benefícios aos clientes como frete grátis, descontos em forma de porcentagem, entre outros. Também tem a opção de cartões presente, que facilita a venda quando há dúvidas sobre o que comprar.

Esteja presente nas redes sociais

Todos sabem o quanto as redes sociais são importantes para manter uma marca sempre no topo e interagindo com seus potenciais leads. Por isso, a Shopify oferece integração com as principais delas: Facebook, Twitter, Instagram e outras. Faça com que sua loja seja lembrada! Além disso, oferecemos a possibilidade de venda diretamente pelo Facebook. Mais chances de fazer seu produto ser um sucesso!

Saiba mais sobre a Hospedagem Shopify!

Até aqui ficou bastante claro como é fácil criar sua loja virtual e quais os benefícios de fazer isso através da Shopify. Agora, é preciso ir além e falar de algo de interessa a todos os vendedores de e-commerce: a hospedagem. Acompanhe as funcionalidades e ferramentas presentes na plataforma:

  • Sem cobranças adicionais: Não haverá cobranças extras baseadas no número de visitantes, algo que é bastante comum em lojas virtuais. Se você for um sucesso e tiver milhões de acessos, não se preocupe, nada irá mudar no seu pagamento.
  • Ganhe um encaminhamento de e-mails: Após comprar seu domínio, você ganhará um encaminhamento de e-mails ilimitado.
  • Atualizações: Suas atualizações serão automáticas e você não precisará se preocupar com nenhuma delas. Além disso, seu site estará online 24 horas por dia, sem interrupções.
  • Segurança de dados: Não se preocupe quanto à segurança dos dados de seus clientes, pois eles estarão devidamente protegidos na plataforma, que possui conformidade com PCI Compliance nível 1 e certificado SSL de 256 bits.

Monte sua loja agora mesmo!

Agora que você compreendeu a maioria dos pontos positivos que uma loja virtual na Shopify irá te trazer, é hora do passo-a-passo de como montá-la. Não se preocupe se esta for a sua primeira vez em uma página de e-commerce. O procedimento é bem interativo e simples.

Primeiro passo:

Entre na página oficial da Shopify. Nela, há mais informações que você possa querer ver e se atentar, além das que estão neste artigo. Em um campo específico, coloque seu e-mail e experimente a versão gratuita por 14 dias. Clique em “Começar.”

Segundo passo:

Hora de se registrar: Coloque seus dados corretamente, como nome completo, nome da loja e outros que serão pedidos no formulário. Escolha bem o nome da sua loja e verifique se ele estará disponível para ser usado.

Terceiro passo:

Nesse momento, você irá personalizar a sua loja, escolhendo o design que mais te agrada, a posição dos produtos e a fonte que será escolhida. Faça isso com calma e saiba que você poderá modificar as suas escolhas a qualquer momento. Mas, tenha em mente que este é o momento de definir a sua personalidade e imprimi-la na loja, por isso, não tenha tanta pressa. Peça a opinião de colegas, amigos e vá montando seu modelo aos poucos.

Quarto passo:

Comece a incluir seus produtos, escolha imagens de boa qualidade, tenha fotos bacanas deles e vá inserindo aos poucos. Tudo será personalizável, ou seja, a posição, as formas como eles serão distribuídos e demais características que farão sua loja ser única.

Quinto passo:

Comece a adicionar as formas de pagamento, o frete, e todas as informações mais técnicas.

Sexto passo:

Publique sua loja. Mas, antes, escolha seu domínio!

Dicas extras

Ficou fácil montar sua loja virtual, não é mesmo? Agora você já sabe tudo que ela pode oferecer e todas as ferramentas que você pode utilizar. Escolha um plano e um domínio que estejam de acordo com sua necessidade e comece hoje mesmo a ganhar dinheiro pela internet. Para finalizar, é hora de algumas dicas extras, que serão essenciais para que você tenha sucesso nessa empreitada. Afinal, o marketing digital precisa fazer parte do seu dia-a-dia, pois ele será a chave que irá fazer a sua loja chegar ao topo do ranking dos mecanismos de buscas e realmente fazer seus produtos venderem.

Crie uma estratégia

Você agora tem uma loja que é excelente, tem benefícios incríveis e tem todas as funcionalidades que você precisa. Mas, agora é hora de começar a sua estratégia de marketing. E ela pode demandar mais tempo e um pouco mais de planejamento. Mas isso não será um problema, afinal, agora você já tem as ferramentas que precisa em mãos. Uma boa dica é usar todos os recursos que a Shopify te oferece. São inúmeros e podem te ajudar a fidelizar os seus clientes. Faça com que sua loja seja leve, fácil de encontrar e clean.

Os clientes precisam sentir que estão em um ambiente seguro, então tenha todas as informações necessárias a alcance deles. Publique fotos com qualidade excelente, que sejam profissionais e tragam confiabilidade.

Seja presente nas Redes Sociais

A shopify oferece a chance de que sua loja possa vender também pelo Facebook. Mas, para isso é preciso que você esteja presente nas redes sociais de forma totalmente profissional. Invista em um bom relacionamento com os seus clientes, respondendo todas as perguntas de forma rápida e clara. Saiba todas as informações sobre os seus produtos, para não perder vendas. Tenha uma presença marcante e forte nas redes sociais e cuidado: não exagere na informalidade para que não seja passada a impressão de algo antiprofissional. Seja solícito, porém, bastante ético.

Monte uma vitrine adequada

Tenha em mente quais os seus principais produtos e os exponha mais na sua vitrine virtual. Além disso, faça de tudo para que a posição deles seja bem vista e de fácil navegação. Quanto mais tempo seus clientes passarem no seu site, mais chance você tem de fazer uma venda. Por isso, ele tem que ser agradável.

Se você tiver dificuldades, a equipe da Shopify estará sempre disponível para ajudar nessa e em outras tarefas, dando dicas e mostrando o que você fazer para melhorar suas chances de vender bem. Não deixe de procurar auxílio assim que tiver uma dúvida. A sua loja tem que imprimir a sua cara, mas também precisa estar de acordo com o seu público.

Defina o seu público-alvo

Se você ainda não sabe bem ao certo quem é o seu público alvo, será um pouco mais difícil conquistar vendas. Por isso, tenha a sua persona em mente e monte sua loja especificamente para ela. O design e a forma como será feita a comunicação tem que ser direta para quem irá comprar os seus produtos. Antes de mais nada, é essencial poder segmentar, pois isso traz mais resultados e te ajuda a ter um público fiel e constante.

Para criar uma loja virtual na Shopify é bastante simples, como você viu, e agora é momento de realmente fazer com que ela seja um sucesso!

Mantenha um estoque

Na shopify, é possível gerenciar seu estoque de maneira muito simples e automática. Se um produto estiver acabando, você será notificado e se ele de fato ficar em falta, deixará de fazer parte da sua vitrine. Mas, é preciso ficar atento e não deixar faltar aquele que mais vende, ou algumas vendas serão perdidas. Com a loja virtual da shopify, é mais fácil manter esse controle, já que você terá acesso a tudo de forma rápida, sabendo exatamente o que foi ou não vendido.

Não deixe para fazer suas compras na última hora, tenha sempre um estoque cheio, pois a venda online pode crescer e você ficar sem poder oferecer alguns produtos essenciais. Por via das dúvidas, mantenha os principais sempre à mão.

Estude SEO

A plataforma da Shopify oferece recursos essenciais de SEO, como tags, H1 e H2, alt nas imagens e outros. Porém, é interessante que você estude ao máximo os recursos que o seo pode oferecer, para te ajudar a otimizar sua página e fazer uso completo das funcionalidades que a loja virtual te oferece. Faça um estudo dentro da plataforma e conheça essas ferramentas a fundo, pois elas ajudam muito na hora de vender.

Preços da Shopify

A shopify oferece 14 dias gratuitos para você experimentar suas funcionalidades e recursos. Após esse período, será possível encontrar o pacote ideal para montar sua loja virtual o quanto antes. São três pacotes:

Basic Shopify:

Esse pacote custa $2 e tem acesso ao suporte 24 horas, por sete dias na semana, taxa de transação de 2.0%, criação de pedido manual, código de desconto, Certificado SSL grátis, Site e blog.

Shopify:

Esse pacote custa $79, tem acesso ao suporte 24 horas, por sete dias na semana, taxa de transação de 1.0%, criação de pedido manual, código de desconto, Certificado SSL grátis, Site e blog, além de relatórios profissionais, cartão presente e recuperação de carrinhos de compras abandonado.

Advanced Shopify:

Esse pacote custas $299, tem acesso ao suporte 24 horas, por sete dias na semana, taxa de transação de 0.5% criação de pedido manual, código de desconto, Certificado SSL grátis, Site e blog, relatórios profissionais, cartão presente e recuperação de carrinhos de compras abandonado e o extra de relatórios avançados, e cálculo de fretes de terceiro.

Escolha o plano que mais se adequa às suas necessidades e comece hoje mesmo um novo negócio, completamente seguro, fácil, rápido e que poderá mudar a sua forma de enxergar o e-commerce. Faça seu cadastro e experimente gratuitamente na versão teste e, se gostar, tenha automaticamente todo seu design salvo e pronto para ser publicado. O domínio e o nome da sua loja são de livre escolha, desde que estejam disponíveis.

Além disso, você terá acesso a uma das melhores plataformas do país e uma das mais completas, que disponibilizam tudo que uma loja virtual precisa, com a vantagem de ser bem mais econômica do que as criadas manualmente por profissionais da programação. Aproveite!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!