Trabalhar com internet é algo que cresce cada vez mais, mas que em contrapartida exige bastante dedicação e esforço. Isto acontece porque a demanda de criação de blogs e site cresce de forma absurda. Devido a isso é de extrema importância investir em estratégias para se destacar no mercado, por isso é importante ter um analista de SEO.

Uma das formas que utilizamos para ranquear um artigo é através do famoso SEO. Está estratégia é importante porque de acordo com algumas pesquisas ele consegue aumentar 4x mais visualizações e 5x mais leads.

Mas utilizar SEO não é uma tarefa fácil. É necessário bastante conhecimento para um resultado memorável. Mas como este passo é algo fundamental em um negócio, para facilitar encontramos os chamados analistas de SEO.

Mas afinal o que é exatamente um analista de SEO? Como posso contratar ele? Por que ele é tão importante?

São infinitas perguntas sobre um especialista em SEO, e é exatamente por isso que preparei este artigo para você.

Neste artigo separei informações primordiais de tudo que você precisa saber sobre um analista de SEO. Está pronto para conferir?

Neste artigo você vai ver as seguintes informações:

  • O que é um analista de SEO?
  • O que o analista de SEO faz?
  • O que é SEO?
  • Quanto ganha um analista de SEO? Qual seu salário?
  • Como contratar um analista de SEO?
  • Por que é importante contratar um?
  • Como faço para me tornar um?

O que é um analista de SEO?

Analista de SEO, é aquela pessoa responsável em otimizar um site utilizando técnicas de Search Engine Optimization. Este tipo de estratégia é uma das mais conhecida no marketing digital. Além disto é ela que tem um papel fundamental para um bom rendimento de qualquer site.

São com essas estratégias que um site consegue aparecer na primeira página de busca do Google por exemplo. E é exatamente esse tráfego que tem o poder de fazer um site crescer de maneira absurda.

O que um analista de SEO faz?

Utilizar estratégias é algo que requer esforço e tempo é por isso que é essencial contratar alguém especializado nesta área. Um especialista de SEO, ele é responsável não só em ranquear um artigo por exemplo – o que é muito trabalhoso-, mas também todas as páginas de um site.

Mas afinal o que eles fazem? Resumidamente, eles têm que definir a persona e produzir conteúdo que estejam diretamente ligados a ela. O ideal é buscar sempre resolver a dificuldade que aquela persona oferece.

Além disso, um analista precisa saber fazer 5 coisas básicas para um bom trabalho, sendo elas:

  • SEO on-page;
  • SEO off- page;
  • Palavras chaves;
  • Produzir conteúdo otimizados.

Para ficar mais claro vamos explicar cada parte, veja:

O que é SEO?

Antes de entendermos o que é um analista de SEO, é necessário aprendermos o que é SEO. Primeiramente isto significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Ele é um conjunto de estratégia que busca uma melhor posição no ranking de mecanismos de busca de forma orgânica.

Podemos utilizar como exemplo mecanismo como Google, Yahoo, bing, etc.

Este tipo de estratégia é muito importante para qualquer tipo de negócio digital. Afinal, são com esses conjuntos que aumenta de forma absurda a chance de um empreendimento digital gerar leads e visualizações.

SEO on-page

O SEO é dividido em dois tipos de estratégias, sendo ele o off-page e o on-page que vou explicar agora.

Podemos definir o SEO on-page por um conjunto de estratégias feitas dentro do próprio site. Isto vai desde a criação do conteúdo otimizado, até cada parte da estrutura de um site.

Um analista de SEO, precisa fazer algumas configurações para melhorar o ranqueamento de uma página. Podemos destacar as principais como:

  • Título da página: Por mais que não pareça o SEO está presente até mesmo nos títulos. Portanto é muito importante que os títulos da página sejam bem organizados. O ideal é manter um máximo de 63 carácteres.

 

  • Headings: Nesta parte o analista precisa criar subtítulos em qualquer artigo. Isto ajuda a ter um post bem estruturado deixando ele mais atrativo para o leitor. Além disso, se uma palavra chave se encontrar em subtítulos, aumenta o seu ranqueamento em um site de busca.

 

  • Imagens: As imagens também são importantes para a divulgação de um artigo por exemplo. Nós temos um péssimo hábito de salvar imagens com qualquer nome. Mas quando você faz uma descrição na imagem e coloca um nome adequado, aumenta a chance de ter um bom ranqueamento.

 

  • Links internos: Linkar conteúdos que estão dentro do próprio site é outra estratégia fundamental. Pois assim, você consegue a levar o leitor a ficar mais tempo no site conferindo outros artigos.

 

  • URL: Configurar a URL também é um passo muito importante. O analista busca fazer com que o URL tenha as palavras chaves desejada e claras. Esta é uma estratégia que também faz toda diferença nos mecanismos de busca.

 

SEO off-page

O SEO off-page é um conjunto de estratégias que não estão ligadas dentro do site ou blog e sim. Isto acontece porque é um tipo de estratégias externas. Para ficar mais claro, podemos utilizar o exemplo de um guest post, quando você produz um conteúdo para um outro site, você está fazendo um off-page.

Quanto mais existirem links que faça um redirecionamento para o seu site, melhor será sua relevância. Por isso trabalhar com o SEO off-page é algo indispensável.

Outras formas deste tipo de estratégia que podemos destacar são:

  • Parcerias com blogs, no qual ele vai indicar algum artigo seu, por exemplo;
  • Os guest post, como havíamos citado, que são artigos para outros sites;
  • Compartilhar conteúdos em redes sociais.

 

Palavras- chaves

Já as palavras chaves, é algo essencial que não pode faltar de maneira nenhuma. Então todo analista precisa fazer uma pesquisa de palavras chaves, encontrando as que são adequadas com o seu trabalho.

Portanto utilizar estas palavras é o básico que todo profissional analista deve fazer.

 

Produzir conteúdo otimizados

Os analistas de SEO, precisam também produzir conteúdo otimizados. Caso ele não necessariamente escreva, ele precisa otimizar os conteúdos que já estejam prontos. Nesta etapa ele utiliza as palavras-chaves e outras estratégias para essa otimização.

Outro ponto, é que ele não deve utilizar estratégias só para ranquear o artigo, mas também deve agradar o leitor. Afinal, não adianta ele utilizar várias estratégias que podem ajudar a ranquear, mas ficar algo chato para o leitor.

 

Análise de Métricas

A análise de métricas é outro ponto fundamental que um analista precisa fazer. As métricas é um tipo de sistema de mensuração. Elas medem o comportamento ou uma tendência que permite avaliar o desempenho de qualquer estratégia de marketing.

Ela é um passo essencial para guiar qualquer estratégia. São elas que vão ajudar um especialista entender o que está funcionando e o que é necessário atenção e reajustes.

 

Quanto um analista de SEO ganha?

Saber quanto ganha um analista é importante tanto para quem quer se tornar um, quanto para quem procura contratar. Afinal, isso ajuda a fazer um planejamento financeiro para ambos os casos.

Mas segundo uma pesquisa no site da Love Mondays, atualmente, o salário de analista de SEO é em média R$2999,00 a R$6835,00 por mês.

 

Por que é importante contratar um analista de SEO?

Podemos concordar que hoje existem muitos tipos de sites e blogs no mercado, tornando mais difícil de destacar o seu negócio. Mas uma das opções que podemos utilizar com esta alta demanda é o makerting digital. Já que ele é um conjunto de estratégias que busca promover o seu site.

Neste artigo estou te mostrando um dos seguimentos dentro do marketing digital que seria o SEO. Ele é uma das melhores maneiras que te ajudará a se destacar entre tanto empreendimento.

Muitas pesquisas confirmam que 90% das pessoas acessam apenas a primeira página de pesquisa do Google. Portanto, fazer o seu site e conseguir se destacar na primeira página te traz um resultado memorável.

É exatamente por casos assim que precisamos investir em analistas de SEO. Mesmo que não seja algo muito barato, é um tipo de procedimento que te trará resultado. Isto pode ser gerando visualizações ou até mesmo leads.

 

Como contratar um analista de SEO?

Se você deseja contratar um analista existem alguns passos primordiais para contratar um bom profissional. Afinal, estamos falando sobre a reputação da sua empresa. Por isso, para te ajudar, separei algumas dicas ótimas que vão facilitar este processo. Veja:

 

Quanto estou disposto a pagar?

O primeiro passo para contratar um analista é saber o quanto você está disposto a pagar. Afinal, com o valor estabelecido você terá em mente o quanto você pode pedir. Portanto, faça uma análise das suas finanças e busque estabelecer uma quantia exata para isso.

Este passo é fundamental para que você contrate alguém tranquilamente. Uma sugestão é você ter pelo menos dinheiro para pagar este especialista em SEO por até um ano. Assim você vai saber que terá um bom serviço pelo menos por um bom tempo.

 

Estabelecer alguns requisitos

Depois que você entender o quanto está disposto a pagar, você precisa começar estabelecer alguns requisitos. Para facilitar separei uma lista de requisitos que um bom analista precisa ter. Você pode escolher os que você acha mais interessante ou acrescer outros. Veja:

  • Ser graduado ou está cursando marketing;
  • Ter conhecimento em XML;
  • Saber produzir bons conteúdos, apresentando uma boa escrita e produzindo sempre conteúdos otimizados;
  • Ter experiência em SEO;
  • Conhecer as ferramentas de busca;
  • Ter noções de códigos;
  • Conhecimento em programação;

 

Qual canal vou utilizar?

O próximo passo é você começar a procurar um analista. Hoje existem vários tipos de canais que você pode utilizar para divulgar a sua vaga. Uma boa alternativa é usar o Linkdin, lá você costuma encontrar muitos profissionais qualificados para o seu negócio.

Na hora de divulgar esquematize um modelo para a divulgação desta vaga. Separei algumas informações importantes para você anexar e modificar com o que mais se adequa ao seu empreendimento. Veja:

 

DESCRIÇÃO DA VAGA:

Nesta parte você vai colocar uma breve descrição da vaga. Você pode fazer um resumo do seu empreendimento. Isto é uma ótima alternativa para a pessoa conhecer sobre a empresa no qual vai trabalhar.

O QUE PROCURAMOS:

Já nesta parte você coloca que tip

o de pessoa procura para que fique claro. Procure dividir em tópicos para ficar organizado e bem estruturado. Por exemplo:

  • Uma pessoa que seja criativa;
  • Buscamos pessoas que estejam sempre preparadas para novos desafios;
  • Organização é algo fundamental na empresa X;
  • Queremos alguém que mantenha o foco do início ao fim do processo.

REQUISITOS:

Esse espaço é a parte que você vai colocar aqueles requisitos que você separou no passo anterior. Também coloque em tópicos para uma boa estrutura.

BENEFÍCIOS:

Os benefícios é uma parte essencial. Porque ele que induz um profissional a querer trabalhar em um determinado empreendimento.

Você não necessariamente precisa oferecer muitas coisas e colocar o básico dos requisitos que todo mundo sabe como o

FGTS, INSS, etc. Até porque isto não é bem um benefício e sim uma obrigação da empresa registrada dado por lei.

Uma sugestão é oferecer coisas simples, como por exemplo, trabalho em casa e flexibilidade nos horários, isto faz toda diferença.

Evite colocar muitas informações na vaga. Isto é importante porque assim como os textos, isto pode cansar o leitor e levá-lo a desistir de ler. Então busque sempre ser breve e objetivo.

 

Seleção

Depois que você divulgar a vaga e perceber que já tem um bom número de participantes, começa a seleção.  Existem várias formas de tipos de seleção, temos de perguntas, testes ou dinâmicas.

Mesmo que você procure aplicar uma seleção com testes e dinâmicas, sugiro sempre fazer algumas perguntas também. Por exemplo, perguntar qual foi o último trabalho deste profissional, ou contar quais tipos de estratégias ele costuma fazer.

Esta etapa é muito importante para que você entenda bem o profissional. Desta forma, ficará mais claro para que você escolher o profissional mais qualificado.

 

Faça uma análise

E por fim, depois que tiver feito sua entrevista não tenha pressa na hora de decidir quem vai contratar. Hoje existem muitos profissionais qualificados então esta etapa é um pouco complicada por ter que escolher um entre tantos.

Portanto faça uma análise com cada concorrente e seja paciente e mantenha a calma. Tenha cuidado para não contratar alguém porque está com pressa ou com preguiça de analisar detalhadamente cada um.

 

Como faço para me tornar um analista de SEO?

Já contei para você o que um analista precisa ter e quanto ele ganha. Mas se você pretende executar esse trabalho sozinho ou trabalhar com isso, você está na parte certa.

Para se tornar um profissional de SEO, exige muito esforço e dedicação para que você se empenhe 100% a isto. Mas para facilitar, separei 4 passos primordiais que precisará seguir, para se tornar um ótimo especialista de SEO. Veja:

 

Faça um auto análise

O primeiro passo para se tornar um analista de SEO, é fazendo um auto análise. Você precisa entender se é realmente isso que você quer e se está preparado para este desafio. Afinal, começar uma nova profissão é algo complicado.

Portanto primeiramente pense bem se quer ingressar neste ramo. Lembre-se que uma pessoa pode saber tudo sobre certa área, mas não se compara a alguém que tenha amor por ela. Então busque sempre fazer algo que você realmente goste e não por ser uma coisa momentânea.

 

Conhecimento

O primeiro passo para se tornar um analista de SEO, é adquirir conhecimento. Acima te contei os requisitos básicos que um analista deve ter, portanto comece a buscar isso.

Se você quer ser um analista de sucesso lembre-se que conhecimento nunca é demais. Procure investir em cursos que podem te destacar entre outros analistas. Por exemplo, um curso de programação, um curso especializado em SEO, ou até mesmo uma pós graduação em Marketing Digital.

 

Tenha paciência

Para se tornar um profissional bem sucedido é necessária muita paciência. E é claro que com os especialistas não é algo diferente. Podemos levar em consideração uma faculdade por exemplo, que é o requisito fundamental, mas que demora 4 anos em média.

Portanto se você realmente quer investir nesta carreira é necessário ter muita paciência e sempre manter o foco.

 

Conheça as principais ferramentas

Para trabalhar com SEO, existem algumas ferramentas que são necessárias para o desenvolvimento deste tipo de trabalho. Então é muito importante que você tenha conhecimento nestas ferramentas.

Você pode utilizar a mesma dica que falei na parte de conhecimentos e se especializar em alguma por exemplo. Tudo isto vai se tornar uma chance extra de se destacar no mercado.

Para facilitar, separei algumas ferramentas que todo bom analista deve saber. Você pode ir estudando elas enquanto for fazer um curso, assim no final terá um bom conhecimento. Veja:

  • SEM Rush: Está é uma ferramenta paga que te permite fazer uma análise de palavras chaves, da sua concorrência e uma análise global. Está é uma das ferramentas mais usada por analistas profissionais, já que oferece ótimos recursos.

 

  • Majestic SEO: O Majestic SEO também é bastante parecido com o SEM Rush. É uma ferramenta que oferece uma variedade de recursos para trabalhar com SEO. Podemos destacar o Search Explore por exemplo, que permite que você faça uma busca de palavras chaves.

 

  • BuzzSumo: Já está ferramenta ela te permite um monitoramento das redes sociais.  Ela te concede está ligado as tendências e isso te ajuda a saber o conteúdo certo que você precisa produzir.

 

  • Google Search Console: O Google Search Console, possibilita que você saiba quais problemas os robôs estão tendo quando procuram conteúdos relevantes no seu site. Ele também te mostra como está o tráfego de pesquisa Google, o que as pessoas tanto pesquisam. E além disso ele oferece outros tipos de ferramentas.

 

  • Screaming Frog: Está ferramenta é ótima porque ela oferece informações importantes para uma análise de SEO. Ela consegue analisar as informações da sua página o que te possibilita está sempre melhorando para um bom ranqueamento.

 

  • MOZ: O MOZ ele é interessante porque ele tem vários tipos de ferramentas que te ajuda na otimização e análises. No total ela possui 12 ferramentas, então tem bastante instrumentos que pode utilizar.

 

Pratique

Depois que você estiver especializado nas áreas necessárias precisará de bastante prática. Comece fazendo trabalhos dentro do seu próprio negócio ou até mesmo coisas simples para um amigo por exemplo.

Cobrar caro no começo não funciona. As pessoas não vão contratar alguém que ainda não tem nome no mercado. Por isso é importante que você seja calmo e vá cobrando aos poucos. Isso vai te ajudar a ganhar visibilidade e cada vez mais ser reconhecido.

 

Faça organizações e planejamentos

E por fim, faça organizações e planejamentos. Entenda que organização envolve muitas coisas. Você precisa não só organizar as suas ideias, mas planejar cada detalhe do seu empreendimento.

Então o interessante é você organizar e planejar algumas coisas básicas para ser um analista de sucesso. Abaixo separei o que você vai precisar organizar, mas isto estará sempre aberto para você fazer modificações. Veja:

  • Planejamento Financeiro: Você precisa fazer tabelas organizando quanto você vai gastar no seu conhecimento, quanto vai investir no seu negócio. Este passo é importante para que tudo fique bem estabelecido.

 

  • Prazos: Como já te contei isto é algo que leva tempo. Mas para facilitar o ideal é você deixar tempos definidos e procurar sempre manter este cronograma.

 

  • Organização de ideias: Uma boa sugestão é você ter um caderno para sempre anotar suas ideias. Utilize isto como um banco de dados para o seu empreendimento.

 

  • Planejamento do seu negócio: E por fim, não se esqueça também de planejar o seu negócio. Seja como você vá trabalhar, quais tipos de serviço vai oferecer, entre outras coisas primordiais.

Ufa! Com este conteúdo espero não ter deixado nenhuma dúvida a desejar. Agora você já pode começar a colocar mão na massa para contratar um profissional ou se tornar um analista de SEO!

O que você achou deste artigo? Adoro saber a sua opinião para ajudar sempre produzir bons conteúdo. Então não se esqueça de deixar seu feedback nos comentários!

Sugestão de outro artigo para você conferir: O que faz um analista de ibound marketing?

 

Guia completo: Aprenda agora tudo sobre um analista de SEO!16 min read
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