Ninguém duvida que na era digital a presença online é um fator importante, pois é na internet que as pessoas vão procurar bens e serviços. Por isso é fundamental que os empreendedores encontrem maneiras de conquistar boas posições no resultados do Google.

No entanto, tão importante quanto ser visto na internet, é ser muito BEM visto, pois se ter uma boa reputação fora do ambiente online é algo a ser levado em conta, no meio digital também.

Reputação é a opinião e a consideração que o público possui a respeito de um produto, de uma empresa, de uma marca ou de alguma pessoa.

Por isso, uma boa reputação é construída aos poucos. Um empreendimento não pode obter uma boa reputação baseado no que ele vai fazer. A reputação é demonstrada por meio de tudo o que esse empreendimento já fez e construiu.

Nesse sentido, podemos citar o Reclame Aqui, site especializado em demonstrar as avaliações que uma empresa possui. O Reclame Aqui já se tornou referência para as pessoas que não querem se meter em uma “roubada” na hora de solicitarem os serviços de uma empresa.

Se esse site de avaliação é bastante requisitado, temos aí a prova de que o público está cada vez mais exigente e atento quando o assunto é adquirir um produto ou serviço.

Por isso, apenas a presença online não é suficiente, é preciso ter uma boa reputação e mantê-la sempre “saudável” aos olhos do público.

A importância de uma boa imagem e a reputação para a sua empresa

Transmitir uma imagem de confiança e ter uma boa reputação perante os seus clientes é algo construídos aos poucos. Na verdade, é algo que sempre está em constante construção.

Por esse motivo é que o empreendedor necessita olhar com atenção todas as camadas do seu negócio, desde o site que ele construiu, passando pela sua atuação nos canais online, até o modo como é feito o atendimento aos clientes.

Uma campanha publicitária, digna de receber aplausos nos mais renomados festivais do mundo, se torna um mero enfeite se quando o consumidor entrar em contato com a empresa ele for mal atendido ou até nem conseguir comunicação.

Além disso, se construir uma boa reputação leva tempo e é um trabalho em constante desenvolvimento, ficar mal diante dos olhos do público é algo que pode ser feito em pouquíssimo tempo e, dependendo do estrago, o prejuízo pode ser irreversível.

A imagem e a reputação na era digital

Em tempos de internet a informação anda na velocidade da luz, pois hoje em dia os empreendedores contam com vários canais para se comunicarem com o seu público de consumidores.

Por isso, saber utilizar bem todos os canais à disposição é a maneira mais segura para você manter uma boa imagem da sua empresa. Sendo assim, confira algumas dicas básicas:

Registro de domínio

Ter um site já nem é mais uma opção, é uma obrigação. Além disso, ter um canal na web é fácil, afinal, estamos na era das plataformas intuitivas que facilitam a criação de qualquer tipo de site.

Porém, na hora de ter o seu espaço online leve em consideração uma boa hospedagem de site e um domínio. Registrar o seu domínio confere para você mais profissionalismo e comprometimento com a qualidade do seu trabalho.

Responsabilidade no envio de e-mail marketing

A eficiência do e-mail marketing para a conversão de leads é evidente. A comunicação é segmentada, personalizada e objetiva. O problema é quando o envio é mal planejado, sem o estudo do público-alvo e aleatório.

Por isso, para que a sua campanha de e-mail marketing não traga para a sua empresa a imagem de uma marca inconveniente e invasiva, utilize ferramentas apropriadas para o envio de e-mail marketing, tais como a E-goi.

Essas ferramentas facilitam o planejamento e a produção da campanha de e-mail como o período e a segmentação adequada de envios da sua mensagem.

Preocupação com a sustentabilidade

A proteção ao meio ambiente é uma preocupação que há tempos está na pauta das grandes empresas. O público está atento para esse tipo de assunto e se preocupa em saber se uma determinada marca atua de forma responsável, sem prejudicar a natureza.

Por isso, é importante, sempre que possível, deixar bem claro em suas campanhas que a sustentabilidade faz parte da filosofia da sua empresa.

Atuação nas redes sociais

O Facebook, o Twitter, o Instagram são ferramentas poderosas. As pessoas amam estar nas redes sociais e uma empresa que não aproveita a popularidade delas está fadada a permanecer invisível.

O problema é quando uma marca faz o mau uso das redes sociais, postando de maneira aleatória e sem planejamento, ou até mesmo não se dando conta dos clientes que entram em contato por meio delas.

Além disso, um cliente insatisfeito, fazendo um “textão” no Facebook reclamando do seu desleixo tem um enorme poder de devastação para uma marca ou empresa.

Sendo assim, é interessante utilizar ferramentas para as redes sociais como o Buffer. Ela auxilia você a automatizar a sua atuação estabelecendo até o agendamento das postagens.

Conclusão

Não há dúvidas de que a era digital trouxe várias mudanças para o cenário do empreendedorismo, porém uma coisa nunca muda: a reputação e a imagem da sua empresa devem ser impecáveis.

Portanto, como uma boa reputação nunca é um fim, mas sim algo em constante construção, sempre preze para que ela continue bem diante do seu público.

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